O uso de medicamentos antidepressivos como a fluoxetina e imipramina pode desencadear convulsão ou c

2 respostas
O uso de medicamentos antidepressivos como a fluoxetina e imipramina pode desencadear convulsão ou crise de epilepsia?? A 10 anos atrás usei esses dois medicamentos. Usei primeiro a fluoxetina. Em 20 dias de tratamento. Tive uma crise convulsiva. Retornei ao psiquiatra para contar o episódio ele suspendeu o medicamento e me receitou a imipramina. Desta vez. Com 26 dias de tratamento tive mais duas crises convulsivas. Retornei ao psiquiatra e ele me encaminhou para o neurologista para poder fazer uma tomografia, onde o resultado foi normal. Suspendi o medicamento por conta propria e nunca mais tive convulsão.
Alguns antidepressivos aumentam o risco de crises convulsivas, principalmente a bupropiona e a clomipramina. De qualquer sorte, o melhor exame para descartar uma epilepsia seria o Eletroencefalograma digital com fotoestimulação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em pessoas sem tendência a crises epilépticas, apenas doses tóxicas causam convulsões. Se você teve, comprovadamente, convulsões com doses habituais e concentrações terapêuticas das drogas, no sangue, seu limiar para crises epilépticas está diminuído ou seja, doses não tóxicas trazem riscos para você. Se você tem histórico de epilepsias e faz tratamento, por vezes se pode aumentar as medicações anti-epilépticas e, assim, voltar a tomar o antidepressivo. Se você não tem diagnóstico de epilepsia, mesmo um eletroencefalograma sem alterações não pode garantir que você não vá ter novas crises. Entretanto, também nestes casos, o uso concomitante de drogas anti-epilépticas pode prevenir crises. Além disto, o uso de drogas anti-epilépticas pode diminuir a necessidade de doses mais altas de antidepressivos, pois os antiepilépticos podem aumentar a eficácia dos antidepressivos, em muitos casos. Ou seja, manejando corretamente, muito provavelmente você poderá tomar antidepressivos. Não se esqueça de que deixar uma depressão sem tratamento pode ser muito perigoso!

Especialistas

Barbara Aquino

Barbara Aquino

Neurologista

Natal

Nicelle de Morais Candez

Nicelle de Morais Candez

Neurologista

Natal

Felipe Port Rodrigues

Felipe Port Rodrigues

Neurologista

Porto Alegre

Nara Texeira Barbosa

Nara Texeira Barbosa

Neurologista

Joinville

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 476 perguntas sobre Epilepsia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.