O uso de laxantes (Dulcolax, Lacto purga ou Naturetti) por períodos prolongados pode influenciar no

4 respostas
O uso de laxantes (Dulcolax, Lacto purga ou Naturetti) por períodos prolongados pode influenciar no ferro sérico elevado (242 ug/ dl)?
O uso excessivo de laxantes pode ter o efeito inverso, favorecer perdas de nutrientes pelas fezes, em razão da irritação intestinal provocada por estes medicamentos. Os níveis elevados de ferro normalmente estão ligados a uma doença genética chamada hemocromatose, mas também podem estar ligados ao excesso de transfusões sanguíneas ou de uso de suplementos vitamínicos, por exemplo. Deve-se investigar a causa correta. Após o diagnóstico médico, procure um nutricionista para ajustar a alimentação, tanto com relação ao consumo de ferro quanto para sanar a constipação intestinal sem o uso de laxantes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não necessariamente. No caso do uso de laxantes prolongados podem ocorrer perdas de nutrientes. Excesso de ferro pode ser relacionado com: distúrbio genético que aumenta a absorção do ferro (hemocromatose),repetidas transfusões de sangue, ingestão excessiva de comprimidos contendo ferro, ruptura excessiva de glóbulos vermelhos. Converse com o seu nutricionista. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta de reavaliação.
Além de tudo isso que as Nutris falaram, a ferritina elevada assim como o ferro elevado são marcadores inflamatórios do corpo. Como é super prejudicial o uso de laxantes frequentes pode ser que esse elevado consumo tenha gerado uma inflamação intestinal frequente com o fato de provavelmente o intestino ser preso e induzido a funcionar com esse tipo de medicamento e isso tenha gerado inflamação. Assim, pode ser que fazendo uma dieta benéfica para o intestino (rica em fibras, hortaliças, legumes e frutas), assim como fibras prebióticas (batata yacon, biomassa de banana verde, farinha de banana verde, entre outras) e consumo de probiótico (bactérias benéficas para intestino) façam com que não precise mais de laxantes e tenha um funcionamento adequado e natural do intestino e assim ocorra uma desinflamação e redução desse ferro elevado. Busque ajuda nutricional. Abraço
O mais importante é reeducar seu intestino, fazer uma colonoscopia se vc tiver mais de 50 anos (para descartar neoplasias) e investigar possíveis deficiências nutricionais.

Especialistas

Ana Flávia Máximo

Ana Flávia Máximo

Nutricionista

Brasília

Frederico Quadros

Frederico Quadros

Internista, Especialista em clínica médica, Endocrinologista

Cachoeira Do Sul

Vivian Guimarães Siqueira da Costa

Vivian Guimarães Siqueira da Costa

Endocrinologista

São Luís

Saulo Gonçalves da Silva

Saulo Gonçalves da Silva

Nutricionista

Rio de Janeiro

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 89 perguntas sobre Distúrbios Do Metabolismo Do Ferro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.