O uso de Gardenal na infância (2 a 7 anos ) pode trazer consequências na vida adulta?

2 respostas
O uso de Gardenal na infância (2 a 7 anos ) pode trazer consequências na vida adulta?
Infelizmente, sim!
Estudos recentes associaram o uso do fenobarbital com prejuízos na cognição. O ideal é consultar um neurologista para ver se existe uma real indicação para o uso desta medicação, se não pode ser substituída e descontinuada lentamente para não causar abstinência.

O Gardenal é um medicamento anticonvulsivante que pode ser usado para o tratamento de diversos distúrbios neurológicos, incluindo a epilepsia, em crianças e adultos. O uso prolongado de Gardenal na infância pode acarretar em alguns efeitos colaterais, como sonolência, alterações comportamentais e cognitivas, além de distúrbios do sono. Alguns estudos também sugerem que o uso prolongado de anticonvulsivantes na infância pode afetar o desenvolvimento cognitivo e o desempenho escolar no futuro.

No entanto, é importante destacar que o tratamento com Gardenal e outros medicamentos anticonvulsivantes é fundamental para o controle das convulsões e para a qualidade de vida da criança. Por isso, é importante seguir corretamente as orientações do médico, realizar acompanhamento médico regularmente e relatar quaisquer efeitos colaterais que possam ocorrer. Além disso, existem outras opções de tratamento que podem ser consideradas caso o uso prolongado de Gardenal não seja recomendado para a criança em questão.

Caso tenha mais dúvidas, recomendo que agende uma teleconsulta com um médico especialista em neuropediatria para um acompanhamento mais detalhado e orientações específicas para o caso de seu filho. Há diversos especialistas em nossa plataforma que podem auxiliá-la da melhor forma possível.