O uso de estatinas, como a sinvastatina, deve ser feito em pacientes que tiveram AVC isquêmico, mesmo

3 respostas
O uso de estatinas, como a sinvastatina, deve ser feito em pacientes que tiveram AVC isquêmico, mesmo sem ter hipercolesterolemia?
O paciente que teve uma complicação cardiovascular (Infarto do Coração ou Derrame Cerebral) é considerado um paciente de alto risco nos próximos 10 anos para voltar a ter um destes eventos! Apesar da maioria dos médicos acreditar que Estatinas são remédios para "baixar o colesterol", esta classe de medicamentos na verdade tem o verdadeiro objetivo de baixar este Risco Cardiovascular (Infarto ou Derrame). O efeito é de classe (todas as Estatinas produzem este benefício protetor), elas reduzem em torno de 25% este risco e doses elevadas de Estatina agregam pouco aumento de proteção. Portanto pelo menos uma dose inicial de Estatina (Sinvastatina 20 ou 40mg que faz parte do programa de medicamentos do governo federal) deve ser usado diariamente pelos pacientes de alto risco.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia.
Sim, estudos demonstram que o uso de estatina (atorvastatina em alta dose) após um AVC isquêmico reduz os riscos de um novo AVC.
Alguns pacientes, entre os quais, aqueles que tem redução significativa dos valores sanguíneos do colesterol e aqueles com placa nas carótidas, têm maior benefício.
O Avc isquêmico tem como definição uma obstrução da passagem de sangue por alguma arteria do cérebro. Essa obstrução pode ocorrer por um “coágulo” que veio do coração ou um “trombo” que veio de alguma placa aterosclerótica da parede de alguma artéria que leva sangue do coração para o cerebro, ou ate das arterias de dentro da própria cabeça. Este último, é imprescindível que se utilize estatina em dose otimizada para manter os niveis de colesterol ruim (LDL) abaixo de 100 ou 70, dependendo do caso. Existem outras indicações das estatinas em outros tipos de AVC. Cada situação tem que ser individualizada e acompanHada por um médico.

Especialistas

Helga Cristina Dos Santos

Helga Cristina Dos Santos

Neurologista

Belo Horizonte

Barbara Aquino

Barbara Aquino

Neurologista

Natal

Nicelle de Morais Candez

Nicelle de Morais Candez

Neurologista

Natal

Felipe Port Rodrigues

Felipe Port Rodrigues

Neurologista

Porto Alegre

Nara Texeira Barbosa

Nara Texeira Barbosa

Neurologista

Joinville

Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 372 perguntas sobre Acidente vascular cerebral (AVC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.