O uso da Fenitoina ou o encerramento dele, pode causar acnes ? Tomei durante um tempo e suspendi o uso,

2 respostas
O uso da Fenitoina ou o encerramento dele, pode causar acnes ? Tomei durante um tempo e suspendi o uso, depois disso apareu muita espinha e manchas.. tem alguma coisa a ver ?
Cara(o) internauta,
não sei por quanto tempo você chegou a tomar a fenitoína, mas o uso dela pode causar diversos efeitos colaterais, alguns deles dermatológicos, que podem até ter tido aparência de manchas ou espinhas. Mas se você tomou a medicação por bastante tempo, esses sintomas teriam mais provavelmente aparecido no início do tratamento, como uma reação alérgica ao remédio.
Uma outra explicação é a ação que a fenitoína pode ter sobre seus hormônios. O nosso corpo tem vários sistemas de regulagem. Quando tomamos remédios, alguns desses sistemas podem ficar confusos e precisar fazer alguns reajustes. Quando paramos de tomar o remédio, o corpo precisa reajustar novamente. Esses ajustes se expressam pela flutuação de hormônios como estradiol, testosterona e DHEA-S, que tem ação sobre o processo de formação da acne. Se o seu caso for assim, seus problemas de pele devem se resolver com o tempo logo que seus hormonios voltarem ao normal.

Atenciosamente,

Willian Rezende

Olá! A fenitoína é um medicamento utilizado principalmente para o controle de crises epilépticas, mas pode causar vários efeitos colaterais, incluindo alguns dermatológicos.

Durante o uso da fenitoína, é possível que apareçam efeitos colaterais na pele, como erupções cutâneas, que podem se manifestar como manchas ou espinhas. No entanto, esses sintomas geralmente surgem no início do tratamento, como uma reação alérgica ao medicamento.

Quando você interrompe o uso da fenitoína, o corpo pode passar por um período de ajuste hormonal. A fenitoína pode influenciar o equilíbrio dos hormônios no seu corpo, e a suspensão do medicamento pode desencadear uma resposta adaptativa, resultando em flutuações hormonais. Esses hormônios, como estradiol, testosterona e DHEA-S, estão diretamente relacionados ao processo de formação da acne.

Se a acne e as manchas surgiram após a interrupção da fenitoína, é provável que estejam relacionadas a essas flutuações hormonais. Com o tempo, à medida que os hormônios se estabilizam novamente, esses problemas de pele tendem a melhorar.

Recomendo que você consulte um dermatologista para uma avaliação detalhada e orientação sobre como tratar a acne e as manchas. Ele poderá sugerir tratamentos específicos para ajudar a controlar e melhorar a condição da sua pele.

Se precisar de mais orientações ou quiser discutir seu caso em detalhes, estou à disposição para uma teleconsulta. A telemedicina permite consultas de segunda opinião de modo conveniente, rápido, seguro e discreto, com uma diversidade de médicos, incluindo os melhores e mais recomendados desta plataforma. Caso se interesse, basta clicar no perfil para agendar.

Espero ter ajudado. Cuide-se bem.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900