O tratamento medicamentoso para esquizofrenia paranoide é por toda a vida?Ou existe a possibilidade

3 respostas
O tratamento medicamentoso para esquizofrenia paranoide é por toda a vida?Ou existe a possibilidade de o médico mandar parar com os medicamentos?
Uma vez diagnosticado corretamente, o paciente com Esquizofrenia Paranóide, deverá ser tratado por toda vida, pois é uma doença crônica, neurodegenerativa e irreversível.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá , bom dia , a grande maioria dos casos de esquizofrenia são crônicos , portanto tratamento a longo prazo também , existe uma discussão na literatura médica sobre remissão do quadro de esquizofrenia , que seria possível mas menos provável , o que geralmente ocorre é uma confusão no diagnóstico , chamando de esquizofrenia coisas que não o são , como confundir uma crise psicótico do bipolar com esquizofrenia ou outras psicoses agudas , outro caso é que uma recaída não ocorre imediatamente , as vezes para a medicacao e fica bem por muitos meses , parecendo que teve remissão da doença, mas o melhor é discutir com o psiquiatra que acompanha o caso pra tirar todas essas dúvidas e discutir os prós e contras da retirada da medicação, grande abraço.
Feito corretamente o diagnóstico a medicação deve ser tomada continuamente a vida inteira, para evitar surtos com indicação de internação, o que não será bom para o paciente e familiares. O que faço, mediante minha experiência, é reduzir a dose quando o paciente está estável e se houver alguma alteração volto a aumentar a dose. O acompanhamento com o psiquiatra tem que ser frequente, pelo menos uma vez por mês, para haver este monitoramento da dosagem. Na grande maioria quem tem Esquizofrenia Paranoide não quer fazer uso da medicação. Um abraço.

Especialistas

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Carolina Giovelli Karlec

Carolina Giovelli Karlec

Psiquiatra

Porto Alegre

Bruno Hercos Fontes

Bruno Hercos Fontes

Generalista

Uberaba

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.