O tratamento de TDAH em idosos é mais focado em psicoterapia devido ao fato de psicoestimulantes não

2 respostas
O tratamento de TDAH em idosos é mais focado em psicoterapia devido ao fato de psicoestimulantes não serem indicados em idosos?
Primeiramente, depende do que você quer dizer com "idosos". Certamente, com o avançar da idade as pessoas podem se tornar mais sensíveis aos efeitos indesejáveis de medicações, assim como terem maior dificuldade de eliminá-las do organismo, caso necessitem ser suspensas. Mas, não há uma regra geral. Dependendo do estado de saúde física e mental e da gravidade dos sintomas, o TDAH também é medicado, em pessoas de mais idade. Quanto a psicoterapia, ela deve ser específica para TDAH, focada nas dificuldades que a pessoa com TDAH enfrenta. Apesar de não controlar a tendência biológica ao TDAH, que está no cérebro, pode haver aprendizado de mecanismos compensatórios que melhorem a funcionalidade de quem tem TDAH e diminuam, assim, os prejuízos decorrentes do transtorno.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A terceira idade é uma fase da vida marcada por uma série de mudanças, que podem trazer impactos na saúde mental e emocional como depressão, ansiedade, isolamento social, transtornos alimentares, alcoolismo, vivência de situações de estresse ocasionadas por transformações nos relacionamentos, e dificuldades de aceitação das mudanças no corpo. Além destas questões, a não aceitação do processo de envelhecimento também pode estar presente.

Nestas situações, a psicoterapia se apresenta como um estímulo à adaptação do indivíduo a esta nova fase da vida, contribuindo para que ele compreenda as mudanças que estão ocorrendo e encontre alternativas para lidar com elas.

Os benefícios da psicoterapia na terceira idade são a reconstrução de crenças e da própria identidade, solução de conflitos, melhora na autoconfiança e autoestima.

No caso do TDHA ou em situações de mudanças cognitivas a psicoterapia vem auxiliar o idoso a vivenciar de outra forma este período da vida, inclusive persistindo no autocuidado para seu bem-estar e sua qualidade de vida. A psicoterapia na terceira idade pode ser pensada como uma aliada aos demais tratamentos ao idoso.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 442 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.