O tratamento de botox para enxaqueca pode curar a doença? Qual a duração do tratamento e são quantas

5 respostas
O tratamento de botox para enxaqueca pode curar a doença? Qual a duração do tratamento e são quantas aplicações?
Caro internauta, normalmente não falamos de cura da enxaqueca até mesmo por ser uma doença de origem genética. Com a genética a pessoa tem maior suscetibilidade para ter crises e fica mais sensível aos gatilhos ambientais como temperatura, alimentos, álcool, etc... A toxina botulínica serve como um fator protetor, reduzindo a chance de ter novas crises. Isso não é cura, mas é muito útil. Exemplo, uma paciente tinha 16 dias de dor de cabeça no mês, sendo que 8 eram de enxaqueca, com o tratamento com toxina botulínica tem uma boa chance de reduzir as dores para 2-3 por mês e ainda sim bem mais fracas.
A toxina botulínica não é apenas para casos refratários. A indicação dela é para enxaquecas crônicas. E a definição de enxaqueca crônica é presença de 15 dias ou mais de dores de cabeça no mês, sendo pelo menos 8 tipo enxaqueca, por pelo menos 3 meses.
O efeito da aplicação dura de 4-6 meses e não tem numero de aplicação definido. Pode-se aplicar indefinidamente.
Atenciosamente
Willian Reze

Responderemos em partes:
1) Enxaqueca NÃO tem cura! É uma doença genética do cérebro que pode ou não causar dor de cabeça. Os tratamentos, quando bem feitos, podem diminuir muito a frequência e a incapacidade que as crises de enxaqueca provocam. No entanto, quem nasce com enxaqueca, morre com enxaqueca!
2) BOTOX só é bom para o bolso do médico que aplica! Em 1999 começaram a sugerí-lo para enxaqueca com crises de dor de cabeça em menos de 15 dias por mês, portanto episódica. A dose era de 25Uinjetadas em pontos diferentes e OBVIAMENTE não funcionou na maioria dos pacientes
3) em 2000 recomeçaram a preconizar o BOTOX para a enxaqueca crônica ou transformada em dor de cabeça mais de 15 dias por mês a partir de um estudo americano e um europeu que avaliou esses pacientes, mas EXCLUIU os que usavam analgésicos em excesso e os que têm transtornos de personalidade. Esses pacientes não são encontrados por quase ninguém q trabalha sério e desta forma, o BOTOX ficou para os médicos ........
O tratamento da enxaqueca com tocins botulínica é reservado para casos refratários , para alívio dos sintomas e não com o objetivo de curá-la.
Poucas coisas têm cura na medicina. Na maior parte das vezes apenas controlamos as doenças e os sintomas, como é o caso da hipertensão, do diabetes, da asma e da enxaqueca.

Toxina botulínica (Botox) pode ajudar algumas pessoas, mas costuma ser reservado para casos especiais, onde a dor é muito frequente. A toxina não é mais eficaz que comprimidos usados na prevenção de crises.
A aplicação de Botox (toxina botulínica) deve ser aplicada 5x com intervalo de 3 meses para obter a resultado desejado. Vale ressaltar que o tratamento com o Botox serve para descronificar a enxaqueca. Ou seja, se você sofre de enxaqueca mais que 15 dias por mês, existe uma alta eficiência nesse tratamento em transformar em uma enxaqueca comum, que é bem menos incapacitante. A enxaqueca é genética e não tem cura, mas reduzir drasticamente o nível de incapacidade que a enxaqueca traz é completamente possível.