O transtorno obsessivo compulsivo pode incluir sintomas de esquizofrenia?

2 respostas
O transtorno obsessivo compulsivo pode incluir sintomas de esquizofrenia?
Sim. Alguns rituais compulsivos podem ser tão bizarros e incompreensíveis que podem se assemelhar ao comportamento desorganizado dos esquizofrênicos. A diferença é que no TOC o paciente tem "crítica", ele sabe que esses comportamentos são irracionais e desmotivados, e muitas vezes sofre com eles, porém não consegue deixar de executá-los. Já na esquizofrenia o paciente não costuma ter a consciência da sua doença, podendo justificar seus comportamentos estranhos com delírios também ilógicos.

A exceção ocorre no caso de crianças, que não costumam ter consciência de seus comportamentos compulsivos, muitas vezes também não tendo sequer uma explicação para eles. Porém, como a esquizofrenia na infância é rara, geralmente compulsões nessa faixa etária está relacionada ao TOC, e não à psicose.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Embora o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e a esquizofrenia sejam distúrbios diferentes, eles podem apresentar sobreposição de sintomas em alguns casos. Por exemplo, uma pessoa com TOC pode experimentar pensamentos obsessivos que podem se assemelhar a delírios, como a crença irracional de que algo terrível acontecerá se determinado ritual não for realizado. Além disso, compulsões podem parecer comportamentos estranhos ou incomuns que podem ser confundidos com sintomas esquizofrênicos.

No entanto, é importante destacar que o TOC e a esquizofrenia têm características distintas. No TOC, os pensamentos intrusivos e as compulsões são geralmente reconhecidos como irracionais, enquanto na esquizofrenia, os sintomas psicóticos, como alucinações e delírios, geralmente são experimentados como reais pela pessoa.

Embora possa haver alguma sobreposição de sintomas, é fundamental diferenciar entre esses distúrbios para garantir um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.

Especialistas

Paulo Cesar Teixeira Ribeiro

Paulo Cesar Teixeira Ribeiro

Psicanalista

São Paulo

Jamile Karin

Jamile Karin

Psicanalista

São Paulo

Adalton Lopes

Adalton Lopes

Psicanalista, Psicólogo

Londrina

Luciana Queiroz

Luciana Queiroz

Psicólogo

Botucatu

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 76 perguntas sobre Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.