O transtorno de personalidade de borderline, tem cura? Há risco de suicídio ou só ameaça?

6 respostas
O transtorno de personalidade de borderline, tem cura? Há risco de suicídio ou só ameaça?
Olá,
Até o momento não conhecemos uma possibilidade de cura. Pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline precisam de acompanhamento psiquiátrico e psicológico permanentemente. Trata-se de um quadro crônico, assim como as diabetes, por exemplo. É possível que a pessoa tenha remissão da grande maioria dos sintomas e consiga levar uma vida comum, mas não podemos falar em cura.
As tentativas de suicídios são muitos frequentes, e o risco de um suicídio de fato também. Por isso, é tão importante que o tratamento comece o quanto antes e não seja interrompido quando a pessoa apresentar melhora. Mesmo que a pessoa não cometa o suicídio ela tende a ter comportamentos autodestrutivos que podem levá-la a uma série de prejuízos, como adquirir dependência de drogas ou contrair doenças.
Um Abraço,
Rosimeire

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pode ter cura, pode haver risco de suicídio.
O transtorno de personalidade Borderline é uma transtorno que se não tratado corretamente, pode incapacitar a vida do individuo. O tratamento deve ser medicamentoso e terapêutico. A abordagem comportamental cognitiva tem se mostrado um grande aliado no tratamento terapêutico. Também se faz muito necessário que a família aprenda sobre o distúrbio e não reforce os comportamentos do paciente. É um transtorno que não acomete somente o portador e sim toda a família. Com tratamento adequado é possível que o paciente tenha uma vida social e produtiva. Não falamos em cura, mas sim em qualidade de vida.
Este transtorno boderline não possui cura mas existe tratamento que ajuda a pessoa a controlar os impulsos. O tratamento psicológico e psiquiátrico tem ajudado a amenizar os sintomas. Os riscos em relação ao suicídio são muito frequentementes por isso é de extrema importancia seguir um tratamento sem interrompe-lo e também o apoio da família como incentivo no tratamento.
No Transtorno da personalidade Borderline (TPB) o padrão comportamental mais associado a esse diagnostico é o de atos autodestruitivos intencionais e tentativa de suicídio, lembrando que esses atos podem varia de intensidade, desde aqueles que não necessitam de tratamento médico ( Arranhões leves etc..) áqueles que exigem. As estimativas das taxas de suicídio entre pacientes Bordeline variam, por isso, cada caso deve ser avaliado. O tratamento em geral é bem mais prolongado comparado a outros transtornos. Atualmente a TCD ( Terapia Comportamental Dialética) é uma das poucas intervenções psicossociais para TPB que tem dados empíricos e controlados a favor de sua eficácia.
Este transtorno se caracteriza por um estado fronteiriço entre neurose e psicose em que se manifesta um prejuizo da percepção da realidade objetiva, ansiedade difusa,instabilidade de humor e fraco sentimento de identidade. Com o tratamento psicológico associado ao psiquiátrico pode-se esperar uma melhora dos sintomas.Creio que o risco de suicídio só existe seestiver associado a um estado depressivo.

Especialistas

Jeane Godoy

Jeane Godoy

Psicólogo

Cuiabá

Natália Nuernberg

Natália Nuernberg

Psicólogo

Florianópolis

Geraldo Paulino

Geraldo Paulino

Psicólogo

João Pessoa

Juliana Xavier

Juliana Xavier

Psicólogo

Rio de Janeiro

Ana Carolina Assis

Ana Carolina Assis

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 261 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.