O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) tem cura?

6 respostas
O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) tem cura?
Olá! Não, mas tem tratamento. É importante buscar ajuda psiquiátrica e psicológica, o trabalho conjunto com esses profissionais ajudará na estabilização do quadro. Espero ter ajudado, estou á disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
O Transtorno de Personalidade Borderline é um transtorno relacionado a construção da personalidade, de algo que é constitutivo do sujeito. Portanto, não se tem uma cura definitiva para o transtorno, caso "cura" se refira a remissão do diagnóstico. Porém, existem meios, como ajuda de profissionais, para que a pessoa possa lidar melhor com as condições que lhe afligem e lhe causam angústia, afim de proporcionar um melhor bem estar e qualidade de vida.
Em Transtornos Psiquiátricos, sejam eles de Humor, Personalidade ou qualquer outra classe, não falamos de cura, uma vez que não são necessariamente doenças. É sim possível ter uma vida normal e satisfatória mesmo tendo um diagnóstico de TPB ou outro. Com acompanhamento psicológico e treino de habilidades comportamentais amplas é possível sim viver bem com qualquer diagnóstico.
Tem alivio, controle se tratado. Sugiro acompanhamento psicoterápico. Marque uma consulta.
Normalmente não dizemos que há uma cura, e sim uma remissão dos sintomas. Em outras palavras: o transtorno continua existindo, porém, quando o paciente permanece em terapia (preferencialmente na abordagem cognitiva comportamental), segue com as consultas regulares e medicações especificadas pelo psiquiatra, bem como mantém atividades físicas, alimentação adequada, rede de apoio, respeito às suas individualidades e vida social, os sintomas e crises acabam controlados levando a uma vida valorosa e saudável. Parece difícil? Dê o primeiro passo e verá que sim, tudo isto está ao seu alcance. Acredite!
Os transtornos de personalidade não tem cura. Porém, com a psicoterapia é possível fazer o acompanhamento do paciente de forma que possamos garantir a manutenção da sua saúde mental para que ele viva normalmente, da melhor maneira possível!

Especialistas

Fernanda Franceschi

Fernanda Franceschi

Generalista

São Paulo

Amara Santos

Amara Santos

Psicólogo

Alto Paraíso de Goiás

Renata Bitar

Renata Bitar

Psicólogo

São Paulo

Pietro Fuga

Pietro Fuga

Generalista

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 251 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.