O transtorno de ansiedade generalizada pode inflamar o estômago?

8 respostas
O transtorno de ansiedade generalizada pode inflamar o estômago?
Dor e queimação no estômago são queixas comuns em pacientes com transtorno de ansiedade generalizada. Entretanto esta doença não causa inflamação ou irritação detectada na endoscopia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O transtorno de ansiedade generalizada se caracteriza por vários sintomas como palpitações, suores, tontura, dor de cabeça, sensação de estar fora do corpo, dormência muscular, cansaço, perda de concentração. É um transtorno grave e precisa de tratamento adequado. Se você esta sem acompanhamento de psicólogo e psiquiatra, a ansiedade pode evoluir para outros órgãos, como o estômago. Na psicossomática a gastrite se relaciona a ansiedade. Recomendo buscar ajuda profissional para retornar sua qualidade de vida.
Concerteza! O que a boca cala, o corpo fala. Por isso indicaria procurar um psicanalista para tratamento, pois a cura acontece pela fala.
Claro que pode, principalmente se a ansiedade por muito tempo instaurar uma grave gastrite e/ou úlcera. Aí haverá inflamação no estômago sim. Procure juntos, um psicoterapeuta é um gastroenterologista. Os dois irão investigar o que está acontecendo. De qualquer maneira desde já a psicoterapia é o principal. Nela também encontrará métodos de relaxamento, de combater o stress e começar a proteger o estômago. O gastro lhe dará uma boa orientação de alimentação e exercícios. Pratique ioga e mindfulness com o psicólogo também que estiver preparado.
Olá, se pensarmos numa questão de somatização, podemos sim entender a ligação do seu desconforto com suas vivências, uma vez que todo seu organismo se altera quimicamente ao apresentar os sintoma do transtorno. Aconselho que busque atendimento psicoterápico para ajudar a melhorar ou até mesmo dirimir esse problema. Desejo-te boa sorte.
Pode sim. Sintomas físicos como gastrite costumam ser muito prevalentes em transtornos de ansiedade. Ideal seria buscar acompanhamento especializado com psicólogo, talvez um gastro e um psiquiatra.
O estômago um dos órgãos mais " atacados" pela ansiedade. O termo " borboletas no estômago" não vem à toa. O medo de pisar em terreno desconhecido causa essa sensação, mas quando se torna frequente, essas " borboletas" deixam de mostrar beleza e suportável. Quando a pessoa está ansiosa demasiadamente existe um aumento de H+ ou um bloqueio da produção do muco gástrico(que protege o estômago de pH baixo) e é por isso que a gastrite aparece. Se não for tratada, essa gastrite poderá se tornar uma úlcera. Então, a recomendação é procurar um psicoterapeuta e um gastroenterologista rapidamente. Não se automedique, pois alguns medicamentos agridem ainda mais o estômago.
Problemas psicológicos podem desencadear reações físicas em qualquer lugar do corpo de forma involuntária, são as chamadas doenças psicossomáticas.
É fundamental que seja tratada suas questões psicológicas, junto com seu tratamento fisiológico.
Está tudo na cabeça !
Fique bem.

Especialistas

Guilherme Gazola Ferrari

Guilherme Gazola Ferrari

Psicanalista, Psicólogo

Maringá

Rahyane Figueiredo

Rahyane Figueiredo

Psicólogo

Araucária

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Ellen Martins Peiter

Ellen Martins Peiter

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 299 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.