o transtorno bipolar altera alguma coisa no sistema neurológico? se sim como isso ocorre?

4 respostas
o transtorno bipolar altera alguma coisa no sistema neurológico? se sim como isso ocorre?
O cérebro e a mente são parte do mesmo conjunto. O primeiro é o hardware e o segundo é o software. Na fase inicial, o transtorno bipolar afeta apenas o software, ou seja, afeta o funcionamento da mente sem provocar danos neurológicos ao cérebro.

Entretanto, após décadas sem tratamento farmacológico, o transtorno bipolar vai causando lenta e gradual morte dos neurônios, provocando danos cognitivos permanentes (semelhante a um quadro leve de demência). O mecanismo como isso acontece é muito complexo e ainda está sendo estudado. O importante é que o uso adequado de medicamentos previne essa morte de neurônios.

Att.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
De uma maneira ampla, o Transtorno bipolar não causa alterações físicas no sistema neurológico, mas sim, causa alteração no funcionamento deste.
Existem evidências atuais que a doença quando não tratada pode levar a um fenômeno chamado de neuroprogressao, em que o sistema neurológico, e outros, ficam fragilizados e facilitados para levarem a crises cada vez mais graves e mais frequentes.
Isso é evidenciado a nível molecular e funcional dos sistemas neuronais. Pacientes graves podem apresentar atrofia cerebral difusa com alargamento dos ventrículos. Exames funcionais podem evidenciar participação do córtex pre frontal, giro parahipocampal, sistema limbico e hipotálamo na doença.
O tratamento medicamentoso auxilia no controle dos sintomas, mas é fundamental o autoconhecimento através da Psicoterapia, para um maior equilibrio nas relações sociais, familiares e profissionais.

Abraços.
Tratar medicamentosamente o transtorno do humor; promove qualidade, saúde cerebral e proteção da qualidade do funcionamento, apartir digamos, da prevenção do desgaste extremo que afeta as células neuronais. Os tratamentos integrados com a psicoterapia cognitiva e sistêmica, costumam dar resultados favoráveis para o paciente em relação ao que produz como ação no seu contexto de pensamento e conduta com o meio.

Especialistas

Paulo Cesar T Ribeiro

Paulo Cesar T Ribeiro

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Ana Paula Gomes Brito

Ana Paula Gomes Brito

Psicólogo

Fortaleza

Rafaela Câmara

Rafaela Câmara

Psicólogo

Fortaleza

Jessika Moreira Pires

Jessika Moreira Pires

Terapeuta complementar

Uruaçu

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 904 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.