O TOC sexual, se refere a pensar em coisas e depois, querer fazelas? Tipo, se eu quero fazer um movi

15 respostas
O TOC sexual, se refere a pensar em coisas e depois, querer fazelas? Tipo, se eu quero fazer um movimento sexual, eu faço pra aliviar a obsessão? Como faço pra tratar?
Olá! Lamento que você esteja vivenciando isso.

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo Sexual (TOC sexual) é uma forma específica de TOC em que os indivíduos experimentam obsessões sexuais intrusivas e recorrentes, que são pensamentos, imagens ou impulsos indesejados e perturbadores relacionados a conteúdos sexuais. As compulsões associadas a essas obsessões são comportamentos repetitivos que a pessoa realiza em resposta a esses pensamentos intrusivos. Essas compulsões são geralmente realizadas com a intenção de aliviar a ansiedade ou o desconforto causado pelas obsessões.

É importante entender que as obsessões e compulsões do TOC não são desejos sexuais normais ou fantasias saudáveis. Elas são experiências angustiantes e podem interferir significativamente na vida diária e nas relações interpessoais.

Se você acredita que está passando por isso, busque ajuda profissional para receber um diagnóstico adequado e orientações relativas ao tratamento. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é o tratamento mais comumente utilizado para o TOC e pode ser eficaz no tratamento das obsessões sexuais. Além disso, em alguns casos, a medicação pode ser recomendada por um psiquiatra para ajudar a controlar os sintomas.

Um forte abraço!

A abordagem EMDR tem apresentados resultados positivos nas situações de TOC. Existem estudos sobre esses comportamentos pela pesquisadora de EMDR Laura Parnel que apontam para recursos de tratamentos para TOC.
Olá!
É fundamental fazer Terapia para tratar o TOC, seja sexual ou outro.
E verificar a necessidade de acompanhamento com um psiquiatra também.
Torço por sua melhora.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 360
Oie, como você está?
O TOC tem componente de obsessão (pensamentos intrusivos, que causam muito sofrimento e ansiedade, geralmente contra os valores da pessoa) e compulsão (ações físicas ou mentais para aliviar o desconforto das obsessões). Essas compulsões nem sempre são colocar em prática algum pensamento intrusivo, mas ações que tentem minimizar o sofrimento.
A terapia cognitivo comportamental com foco em exposição e prevenção de resposta tem excelentes evidências para o tratamento de TOC, inclusive o com temática sexual.
Olá!
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo Sexual (TOC sexual) é uma condição psiquiátrica na qual a pessoa experimenta pensamentos sexuais intrusivos e repetitivos, que são percebidos como indesejáveis e causam ansiedade, angústia ou sofrimento significativo. Esses pensamentos podem estar relacionados a atividades sexuais, comportamentos ou fantasias que a pessoa considera inapropriados ou imorais.

As compulsões relacionadas ao TOC sexual referem-se a comportamentos repetitivos realizados para tentar aliviar a ansiedade ou o desconforto causado pelas obsessões. No entanto, essas compulsões tendem a ser temporariamente eficazes e, em muitos casos, acabam reforçando o ciclo de obsessões e compulsões.

O tratamento mais eficaz para o TOC sexual é a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), que envolve diversas reflexões, práticas, e treinamentos para te ajudar na prevenção do impulso

A psicoterapia para o tratamento do TOC sexual pode ser altamente eficaz, e muitas pessoas encontram alívio significativo dos sintomas ao trabalhar com um profissional qualificado e comprometido. Procure ajuda! ;)
Olá!
Sempre o contexto é necessário, e desenvolver em detalhe o que você tem a dizer sobre o que sente, com a cena sexual, e, além disso, com a sua história, de modo geral.
Eu fico por aqui, caso queira marca uma conversa. Os valores e os horários que disponibilizo são só uma sugestão. Você pode fazer as próprias sugestões se for trabalhar comigo.
Grande abraço! Gostarei de lhe acolher.
;)
Olá, procure um profissional capacitado a escutá-lo de forma mais ampla. Sua queixa deve ser considerada dentro de sua singularidade. Para que tenha um desenvolvimento satisfatório daquilo que configura-se como um impeditivo.
Boa tarde, bom que você está procurando compreender o que se passa no seu íntimo e o faz sofrer! TOC, ou transtorno obsessivo-compulsivo, é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade descrito no “Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais – DSM V” . Uma das principais características do TOC é a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões, pensamentos intrusivos (tipos de pensamentos que nos "invadem do nada"), e não conseguimos afastá los. E a presença de rituais para lidar com todo esse sofrimento e angústia. Faz se necessário uma avaliação psiquiátrica e psicológica, um trabalho complementa o outro! Boa sorte, me coloco à disposição.
Olá. O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) sexual é uma forma específica em que a pessoa experimenta PENSAMENTOS OBSESSIVOS intrusivos, perturbadores, de natureza sexual (atividades sexuais indesejadas, imorais ou inaceitáveis) e a pessoa sente uma forte necessidade em realiza-los, e as COMPULSÕES são as RESPOSTAS repetitivas, sintomas do transtorno e geralmente causam muito sofrimento emocional. (ações físicas como realizar movimentos sexuais ou ações mentais como rezar, repetir palavras ou contar) - existe a necessidade de realizar esses rituais para diminuir a ansiedade. Procure um psiquiatra e/ou psicólogo para iniciar e desenvolver um plano de tratamento adequado e oferecer suporte ao longo do processo de recuperação. Sempre à disposição.
Bom dia. Para tratamento eu sugiro uma psicoterapia com profissional experiente, dai pode-se avaliar melhor o diagnostico: toc, obsessão, transtornos impulso sexual, entre outros. Na falta de auto controle e com prejuízos decorrentes, eu indicaria um psiquiatra com tratamento conjunto a psicoterapia. Mas a psicoterapia é essencial para entendimento e mudanças assertivas. Cordialmente, @lisianehadlich.psi
oi, tudo bem? Me parece um formato mais rigido de se pensar, mesmo que seja na parte sexual, e depois de executar, vem o alívio, pode ser um quadro de Transtorno de Personalidade Obsessivo Compulsivo.
Queira saber que vc não está sozinho. Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Esses pensamentos intrusivos que estão trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Além da Ro-DBT (que estou estudando no momento e é bastante eficiente para TPOC). Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 175
Olá. Não, esse não é necessariamente o mecanismo de funcionamento do TOC. Para saber como tratar de forma eficaz é fundamental fazer um acompanhamento do seu caso em específico.
Quadros de ansiedade, fobia e qualquer crise na saúde mental que tire qualidade de vida precisa ser tratado devidamente com especialistas. Busque ajuda clinica, não deixe o sintoma persistir.
Na perspectiva da psicanálise, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é entendido como uma manifestação de conflitos inconscientes e ansiedades reprimidas que se manifestam através de pensamentos intrusivos e comportamentos compulsivos. No caso do TOC sexual, os pensamentos obsessivos estão relacionados a impulsos sexuais indesejados e intrusivos, enquanto as compulsões podem envolver a realização de determinados atos sexuais para aliviar a ansiedade associada.

Pensamentos Intrusivos: Os pensamentos obsessivos no TOC sexual podem incluir fantasias sexuais indesejadas, impulsos sexuais incontroláveis ou medos de cometer atos sexuais inapropriados. Esses pensamentos são intrusivos e perturbadores, e a pessoa muitas vezes sente uma grande angústia e culpa em relação a eles.

Compulsões Sexuais: As compulsões no TOC sexual podem envolver a realização de determinados comportamentos sexuais como forma de aliviar a ansiedade causada pelos pensamentos intrusivos. Por exemplo, a pessoa pode se envolver em atividades sexuais repetitivas, masturbação compulsiva ou busca por pornografia como uma forma de tentar controlar ou evitar os pensamentos obsessivos.

Causas e Tratamento: Na psicanálise, o TOC sexual é frequentemente entendido como resultado de conflitos emocionais não resolvidos, traumas passados ou ansiedades reprimidas relacionadas à sexualidade. O tratamento psicanalítico do TOC sexual envolve explorar esses conflitos inconscientes em um ambiente terapêutico seguro e compreensivo.

Análise dos Sonhos e Associações Livres: Durante o processo psicanalítico, o paciente é encorajado a explorar seus pensamentos, sentimentos e fantasias, incluindo os pensamentos obsessivos relacionados à sexualidade. A análise dos sonhos e as associações livres são técnicas comuns usadas para acessar o material inconsciente e compreender as origens dos sintomas do TOC sexual.

Construção do Significado: O objetivo do tratamento psicanalítico do TOC sexual não é apenas eliminar os sintomas, mas também ajudar o paciente a entender o significado subjacente de seus sintomas e desenvolver formas mais saudáveis de lidar com suas ansiedades e conflitos emocionais.

Em resumo, o tratamento psicanalítico do TOC sexual envolve uma exploração profunda dos conflitos emocionais inconscientes relacionados à sexualidade, com o objetivo de promover uma compreensão mais profunda de si mesmo e desenvolver formas mais adaptativas de lidar com os pensamentos obsessivos e compulsões sexuais.

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo Sexual (TOC sexual) é uma condição psiquiátrica na qual a pessoa experimenta pensamentos sexuais intrusivos e repetitivos, que são percebidos como indesejáveis e causam ansiedade, angústia ou sofrimento significativo. Esses pensamentos podem estar relacionados a atividades sexuais, comportamentos ou fantasias que a pessoa considera inapropriados ou imorais. Por isso é muito importante um acompanhamento multidisciplinar para este tipo de caso.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!