O toc sexual pode causar a perda do libido, por conta do estresse e ansiedade? fazendo a pessoa acre

17 respostas
O toc sexual pode causar a perda do libido, por conta do estresse e ansiedade? fazendo a pessoa acreditar ainda mais que possa de fato haver uma atração real na obsessao do toc sexual?
Olá!
O TOC, transtorno obsessivo compulsivo, pode sim causar perda de libido. A libido é energia psiquica. Normalmente essa energia é direcionada para a vida sexual, seja ela na pratica ou por suas vias sublimatorias, ou seja, criação de algo novo, desenvolvimento de algum projeto, etc...
Em situação de estresse ou ansiedade, ou angústia, quando falamos em termos psicanalíticos, o vértice que separa o desejo da angústia está insidindo no mesmo lugar, ou seja, não é possível desejar se estiver em posição de angústia ou ansiedade.
A obsessão é justamente quando não há deslisamento sobre o objeto causa de desejo. Neste caso não é possivel pensar em atração Real, apenas Imaginária.

Respondendo objetivamente sua pergunta: todo ato repetido com frequência, pode vir a criar um hábito. E esse hábito, ao longo do tempo, pode vir a se tornar mecanizado, ou seja, não refletido. Então, sim, o TOC que tenha por objeto o desejo sexual pode sim causar perda da libido, dado que se torna um ato descontrolado, do qual a pessoa acometida passa a viver em razão. Cria-se, portanto, uma necessidade incontrolável de repetí-lo, o que pode gerar sim ansiedade. Um processo psicoterapêutico se demonstra bastante útil para lidar com essas questões, e quem sabe, encontrar meios de diminuir a incidência desses comportamentos e suas consequências. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Olá! ótima pergunta! Vamos lá: faz todo sentido pensar que o TOC sexual possa influenciar a libido devido ao estresse e ansiedade associados. O TOC sexual pode levar a pensamentos intrusivos e preocupações excessivas sobre a sexualidade, criando um ciclo onde o estresse resultante afeta negativamente o desejo sexual. Muito provavelmente, a pessoa poderá começar a questionar seu comportamento obsessivo compulsivo, aumentando a ansiedade e contribuindo para a diminuição da libido. Nesse contexto, a intervenção terapêutica visa não apenas abordar os sintomas do TOC, mas também explorar suas reais causas e promover estratégias para lidar com o estresse, permitindo uma compreensão da sexualidade que funcione de modo mais positivo para você. Um abraço, espero ter te ajudado.
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) pode afetar a saúde mental de diversas maneiras, inclusive a área da sexualidade. O TOC sexual pode envolver pensamentos intrusivos, obsessões ou preocupações excessivas relacionadas a aspectos sexuais, levando a comportamentos compulsivos para tentar aliviar a ansiedade causada por esses pensamentos.

É possível que o estresse e a ansiedade associados ao TOC sexual interfiram no desejo sexual e na libido de uma pessoa. O estresse crônico pode impactar negativamente a função sexual, levando a uma diminuição do interesse ou da excitação sexual.

Além disso, no caso do TOC sexual, é comum que a pessoa tenha pensamentos obsessivos sobre sua orientação sexual, desejos inapropriados ou até mesmo a preocupação excessiva de ser capaz de sentir atração sexual por algo que causa ansiedade. Esses pensamentos intrusivos podem gerar uma confusão sobre a própria orientação sexual ou aumentar a ansiedade em relação à sexualidade.

É importante destacar que o TOC sexual não reflete necessariamente desejos ou preferências reais da pessoa. Esses pensamentos são sintomas do transtorno e não necessariamente indicam a verdadeira orientação sexual ou desejos íntimos da pessoa.

Se alguém está enfrentando sintomas de TOC sexual que estão impactando sua vida diária, incluindo sua saúde mental e sexual, é fundamental buscar ajuda profissional. Um psicólogo ou psiquiatra pode oferecer tratamento adequado, que pode incluir terapia comportamental e, em alguns casos, medicação, para ajudar a gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa afetada.
Olá. Com certeza ansiedade e estresse podem ser relacionados a perda de libido. Penso que o caminho para equilíbrio é entender e trabalhar as questões que te deixam ansioso e os pensamentos obsessivos. Psicoterapia vai te ajudar nessa direção. Abraço.
sim, o TOC sexual pode impactar o desejo sexual devido ao acúmulo de estresse e ansiedade. O corpo, sob a predominância de hormônios como a adrenalina e o cortisol, pode diminuir o nível de outros hormônios afetando outros setores como a libido. Além disso, as obsessões e compulsões podem intensificar essa percepção por meio de verificações e checagens constantes de forma errônea alimentando um ciclo que agrava as situações.

Nesse caso, é essencial buscar tratamento. A Terapia Cognitivo-Comportamental, na qual trabalho, tem obtido bons resultados no tratamento do TOC, incluindo casos relacionados à sexualidade, desenvolvendo estratégias para lidar com as obsessões e compulsões. A intervenção psiquiátrica também é crucial para regular essas alterações. Estou aqui para apoiá-lo durante esse processo. Se tiver mais dúvidas ou precisar de mais informações, estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 300
Olá! A psicologia reconhece que o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) de natureza sexual pode impactar significativamente a libido e a vida sexual de uma pessoa. O TOC sexual, também conhecido como TOC de conteúdo sexual, é uma forma do transtorno onde as obsessões e compulsões estão centradas em temas de natureza sexual. Essas obsessões podem incluir medos sobre a orientação sexual, atração sexual indesejada, ou comportamentos sexuais inapropriados.

O estresse e a ansiedade associados a essas obsessões podem levar à diminuição da libido por várias razões:

Estresse e Ansiedade: A constante ansiedade e estresse gerados pelas obsessões e compulsões podem levar a um estado de esgotamento mental e físico, o que naturalmente pode diminuir o interesse sexual.

Evitação:: Pessoas com TOC sexual podem evitar situações, pensamentos ou atividades que desencadeiam suas obsessões, o que pode incluir atividades sexuais ou pensamentos relacionados ao sexo.

Conflito Emocional: O conflito emocional gerado pelas obsessões pode criar sentimentos negativos em relação ao sexo e à intimidade, dificultando a experiência de desejo sexual.

Confusão entre Obsessões e Desejos Reais: Pessoas com TOC sexual podem se preocupar excessivamente com a possibilidade de suas obsessões refletirem desejos ou tendências verdadeiras. Isso pode levar a um ciclo de dúvidas e autoanálise, aumentando o estresse e a ansiedade.

É importante notar que o TOC é um transtorno tratável. Terapias como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), especialmente a Exposição e Prevenção de Resposta (ERP), podem ser eficazes no tratamento de TOC. Em alguns casos, medicamentos também podem ser prescritos. Se você ou alguém que você conhece está lutando com TOC sexual, é aconselhável procurar ajuda de um profissional de saúde mental qualificado.
O transtorno Compulsivo Sexual tem relação com o prazer e com a gratificação cerebral. Trata-se de comportamentos sexuais compulsivo-impulsivos que incluem atos sexuais repetitivos, como busca compulsiva por parcerias sexuais, masturbação excessiva, consumo exagerado de filmes pornográficos, literatura erótica e/ou profissionais do sexo, uso compulsivo da internet para excitação sexual ou pensamentos sexuais compulsivos que, de tão frequentes e intensos, acabam por interferir com a intimidade interpessoal e sexual, bem como o funcionamento laboral e profissional, gerando vergonha, culpa e stress pessoal. Geralmente, está acompanhado de outros Transtornos como: transtornos ansiosos (50%), transtornos do humor (39%), transtornos pelo uso de substâncias psicoativas (24% a 65%), transtorno parafílico (30% exibicionistas).
Olá! O Toc - Transtorno Obsessivo-Compulsivo é uma condição associada à ansiedade, com muitas particularidades, manifestando-se por meio de pensamentos ou rituais específicos, ou ambos. No caso em análise do Toc sexual, pode haver uma diminuição da libido/desejo sexual, pois, estes sintomas/pensamentos obsessivos tornam-se descontrolados, dominando o comportamento das pessoas e conduzindo-as a realizarem repetições incessantes destes pensamentos e/ou rituais. Esta necessidade incontrolável de repetir os pensamentos e as preocupações excessivas com a sua sexualidade, geram ansiedade e estresse, condições estas, que por si só, afetam negativamente o desejo sexual. Importante se faz procurar ajuda profissional, de psicólogo (a) e/ou psiquiatra para psicoterapia e tratamento medicamentoso, coadjuvante, para desvendar-se as as causas da ansiedade, investigando os sintomas do Toc e o histórico de vida como elementos de informação importante, para o estabelecimento de um diagnóstico consistente e um projeto terapêutico comportamental, para alcançar-se uma melhor qualidade de vida. É importante realçar que o Toc sexual não reflete necessáriamente desejos ou preferências reais da pessoa. Ou seja, esses pensamentos são sintomas do transtorno e não refletem obrigatóriamente a verdadeira orientação sexual ou a correspondência a desejos íntimos da pessoa. É importante trabalhar-se as questões que o/a deixam ansioso/a e os pensamentos obsessivos. Desejo Sucesso a este empreendimento terapêutico.
A ansiedade e o estresse causados pelos pensamentos persistentes no TOC sexual podem sim diminuir a libido. Por isso é importante buscar ajuda profissional para lidar com todos os sintomas, emoções e sentimentos que surgem. No que diz respeito ao que você nomeia como "atração real na obsessão do TOC sexual" é necessário investigar mais detidamente o caso específico para se ter uma melhor compreensão da situação, cabendo ressaltar que no TOC sexual a obsessão não reside apenas nos pensamentos intrusos, mas nos comportamentos que a pessoa cria como alternativa para diminuir a ansiedade e evitar levar ao ato esses pensamentos. Espero que consiga compreender melhor suas questões. Não deixe de buscar ajuda profissional.
Oiee, como você está? O TOC pode fazer, sim, ter uma perda de libido. A libido é muito influenciada por fatores psicológicos, e os prejuízos do TOC podem sim diminuí-la. Se for algo que está te trazendo incômodo e prejuízo, recomendo procurar acompanhamento psicológico. Abordagens Cognitivo-Comportamentais têm excelentes resultados para suas demandas, e a exposição e prevenção de resposta são a condução mais efetiva para o TOC.
Se cuide!!
Olá. Não existem evidências científicas consistentes que indiquem que o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) sexual, por si só, cause a perda de libido. O TOC é caracterizado por pensamentos intrusivos e repetitivos (obsessões) e comportamentos ritualizados (compulsões) realizados para aliviar a ansiedade associada a esses pensamentos. No entanto, é possível que o estresse e a ansiedade decorrentes do TOC, assim como de outros transtornos mentais, possam influenciar negativamente a função sexual e, eventualmente, afetar a libido. O impacto na libido pode ser mais atribuível ao estresse psicológico e à ansiedade generalizada do que à natureza específica do TOC sexual. A pessoa pode, de fato, acreditar erroneamente que suas obsessões refletem uma atração real, mas isso está mais relacionado às características do TOC do que a uma orientação sexual genuína. Sempre à disposição.

Olá! A sexualidade é um fenômeno amplo que atravessa nossa vida em diversos aspectos, não se restringindo somente ao ato sexual, desse modo, a libido também diz respeito ao desejo sexual, bem como a nossa vontade de estar na vida, em nossas mais diversas atividades, seja relacionadas a trabalho, relacionamentos, hobbies e etc. ou seja, para além do comportamento compulsivo, fatores que causem estresse e ansiedade vão sempre influenciar diretamente em nossa libido e sexualidade, bem como nossa capacidade produtiva e relações interpessoais.
Bom dia, o TOC SEXUAL pode sim, diminuir a libido. A pessoa que apresenta este comportamento , tem pensamentos persistentes sobre sexualidade, que geram alto nível de estresse e ansiedade, tais como: adequação em seus relacionamentos, medo de causar danos, ser violento, etc. Os pensamentos intrusivos com relação ao sexo, invadem a mente e causam perturbação em todos os âmbitos da vida desta pessoa , afetando seu cotidiano. As causas são variáveis e vão de fatores genéticos a fatores ambientais, dentre outros. O tratamento psiquiátrico com ajuda de medicação e o acompanhamento psicológico são necessários. Eles objetivam aliviar a ansiedade, os pensamentos intrusivos, as dúvidas patológicas e proporcionar uma melhor qualidade de vida , identificando os gatilhos, controlando o comportamento compulsivo e proporcionado saúde mental. Coloco-me à disposição.
Bom dia! Como vc esta hoje?
Importante sanar suas duvidas com o profissional no decorrer do processo terapeutico. As respostas serao pessoais e mais adequadas, ok.
Cuide-se!
Dra Rita Santos
Olá!! SIM, o TOC sexual pode causar uma perda de libido devido ao estresse e ansiedade intensos que acompanham os pensamentos obsessivos e compulsões relacionadas ao sexo. Esses sintomas podem levar a pessoa a acreditar erroneamente que suas obsessões refletem uma atração real, reforçando o ciclo do TOC. O foco constante nos pensamentos intrusivos e o esforço para neutralizá-los podem diminuir o interesse e o prazer sexual genuíno. É importante buscar ajuda profissional para lidar com o TOC, o tratamento pode incluir Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) e, em alguns casos, medicamentos, visando reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Fico à disposição.
Sim, o TOC sexual pode, de fato, levar à perda de libido, principalmente devido ao estresse e à ansiedade constantes que acompanham as obsessões. A preocupação constante com os pensamentos intrusivos, o ciclo de dúvidas e a necessidade de encontrar certeza podem ser extremamente desgastantes emocionalmente, afetando diretamente o desejo sexual.

A ansiedade prolongada pode desencadear uma resposta fisiológica no corpo que diminui o interesse sexual. Quando o cérebro está em um estado constante de alerta ou estresse, ele prioriza a sobrevivência e a resolução do que percebe como ameaças, o que pode fazer com que o desejo sexual diminua ou desapareça temporariamente.

Essa diminuição do desejo sexual pode, por sua vez, reforçar as obsessões do TOC. A pessoa pode começar a interpretar essa falta de libido como uma evidência de que suas preocupações obsessivas são verdadeiras, o que alimenta ainda mais o ciclo obsessivo. Por exemplo, no TOC sexual, alguém que está obcecado com a ideia de uma possível atração indesejada pode ver a perda de libido como uma confirmação de que algo está "errado", aumentando a angústia.

Esse ciclo vicioso entre obsessões, ansiedade e perda de libido pode ser muito desgastante, mas é importante lembrar que essas reações são manifestações do TOC e da ansiedade, não necessariamente reflexos da realidade sobre a orientação sexual ou o desejo genuíno.

Se isso está afetando sua vida, buscar ajuda profissional é essencial. Um psicólogo pode ajudá-lo a entender e gerenciar os sintomas do TOC e encontrar maneiras de restaurar seu bem-estar emocional e sexual.

Gostaria de convidá-lo para uma sessão de psicoterapia. Na terapia, podemos trabalhar juntos para entender como o TOC está impactando sua vida e desenvolver estratégias para lidar com os sintomas de maneira mais eficaz.

Se estiver interessado, podemos agendar uma sessão inicial para discutir suas preocupações e necessidades mais detalhadamente.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento em transtorno obsessivo compulsivo (toc) - R$ 150

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!