O TOC pode ter o poder de "bloquear" as nossas fantasias( sejam elas sexuais ou até mesmo devaneios)

16 respostas
O TOC pode ter o poder de "bloquear" as nossas fantasias( sejam elas sexuais ou até mesmo devaneios) por causa dos pensamentos intrusivos?
Dependendo da relação estabelecida entre o fator motivador do TOC e sexualidade, pode sim "bloquear" as fantasias, ou pelo menos causar um incomodo, é importante saber que a TCC, Terapia Cognitivo Comportamental tem tratado essa demanda com sucesso.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120

Olá! Sim, qualquer ritual rígido estabelecido (TOC) está a serviço de algum estreitamento de possibilidades (de vivências), no campo sexual, afetivo, profissional, etc.
Olá. Pode sim. Os rituais obsessivos são exaustivos e não deixam "espaço" para que outras ideias, pensamentos, vivências possam advir. Com o intuito de evitar o caos, onde a falta do sujeito pode aparecer, ele preenche e tapa tudo com seus rituais fazendo submergir a possibilidade de criação e realização do seu desejo.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 180
Olá! Infelizmente, pode sim. O transtorno obsessivo compulsivo gera uma certa rigidez dos comportamentos, pensamentos e afetos, podendo inibir qualquer aspecto da vida.
Apesar dosprocesso psicoterapêutico para esses casos ser de média a longa duração, costuma-se ter muito sucesso com a terapia.
Oi. Espero que esteja tudo bem com vc. O TOC pode nos fazer congelar para quaisquer tipos de comportamentos e situações. Pq ele "congela" nosso cérebro e nos impede de conseguir pensar em outro coisa a não ser o que nos faz ser compulsivos. Mas tudo isso pode e deve ser tratado com profissional especializado. Espero que tenha ajudado. Abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Bom dia, tudo bem?
Para falar a verdade o quadro do TOC geralmente é uma tentativa da tua psique de lidar com esse sofrimento. De dar conta destas questões que estão em você e você está lutando para não entrar em contato. Geralmente tem um início mais sutil (que pode não ser percebido tão claramente) e vai evoluindo se não for tratado.
Fico a disposição caso queiras tratar isso.
Grande abraço
O Transtorno Obsessivo Compulsivo tem vários níveis de evolução e complexidade e geralmente é incômodo quando não observado com o devido cuidado. É importante que sua pergunta não seja respondida de maneira genérica, pois corre-se o risco de associar "bloqueios" ao TOC de forma apressada. Nossas fantasias, sejam elas sexuais ou não, são muito íntimas e tem relação com vários aspectos de nossa personalidade. Mesmo que você tenha sido diagnosticado com TOC, e sinta que suas fantasias estejam sendo incômodas ou bloqueadas, é importante investigar em uma psicoterapia que te enxergue como uma pessoa pra além do transtorno obsessivo-compulsivo. Faz parte do funcionamento psíquico ter desejos e fantasias "bloqueados" ou reprimidos e isso pode não ter relação direta e exclusiva com o seu diagnóstico de TOC.
Boa noite, tudo bem?
Bem, todos nós pensamos em determinados assuntos que não gostaríamos de pensar. Da mesma forma que procuramos evitar determinados pensamentos a fim de não sofrer. Mas quando os pensamentos invadem a mente de forma repetitiva ou nos levam a hábitos que nos fazem sofrer, a ajuda profissional faz-se necessária.
Não deixe de pedir ajuda ao sentir que você não está conseguindo, de forma autônoma, controlar seus pensamentos que estão trazendo angústia. Fico á disposição!
A sensação muitas vezes é de que os pensamentos obsessivos são bloqueados pelos comportamentos compulsivos, no final das contas, ambos se retroalimentam. A terapia ajuda a compreender o sentido velado por trás desses sintomas que, por vezes, podem parecer " sem sentido", pois fogem do controle e da ordenação com a qual estamos acostumados no dia a dia.
Sim, o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) pode ter o efeito de bloquear as fantasias e devaneios das pessoas devido aos pensamentos intrusivos e comportamentos compulsivos que são característicos da condição. Os pensamentos obsessivos podem ser tão perturbadores e ansiógenos que podem interferir na capacidade de uma pessoa de se concentrar nas atividades cotidianas e até mesmo em suas fantasias e devaneios.

Além disso, os comportamentos compulsivos relacionados ao TOC, como a verificação repetitiva, a realização de rituais mentais ou físicos, podem absorver tanto tempo e energia que podem deixar pouco tempo livre.
Olá. Sim, o TOC pode afetar a vida sexual, incluindo fantasias sexuais ou devaneios, devido a pensamentos intrusivos, indesejados e obsessivos. Esses pensamentos podem ser perturbadores e interferem na capacidade da pessoa s envolver em atividades sexuais ou ter pensamentos sexuais saudáveis. è importante procurar uma ajuda para avaliar a situação e fornecer tratamento adequado. Sempre à disposição.
Oi amigo, boa tarde! Tudo bem contigo? Então, primeiramente o ideal seria compreendermos juntos o que seria o bloquear que você comenta na sua pergunta, mas de forma geral os pensamentos intrusivos podem atrapalhar e causar sofrimento em diversas áreas da vida, inclusive a vida sexual. Um bom plano terapêutico para tratar questões desse tipo, além de executar alguns protocolos de tratamento do TOC, seria compreender melhor o conteúdo desses pensamentos intrusivos que você está comentando na pergunta. Entender melhor o contexto de aparição dos mesmos, se é somente nessa área da vida sexual ou se aparecem em demais setores (como é de costume do funcionamento do TOC). Retomando o raciocínio, é possível sim que tanto as obsessões quanto compulsões possam atrapalhar esse processo de autoconhecimento para saber quais são as próprias fantasias sexuais, em decorrência do nível de desgaste que esses tipos de pensamentos e comportamentos causam. Recomendo que busque uma ajuda profissional com algum psicólogo da cognitivo comportamental para tratar as questões mencionadas. Grande abraço e fica bem!
Olá!
Sim, pois muitas vezes, os pensamentos obsessivos não "dão espaço" para devaneios e outros pensamentos.
Sugiro buscar um psicólogo, que lhe ajudará a resolver essas questões e outras relacionadas ao TOC.
Boa sorte!
Como vai?
Sim, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) pode interferir nas fantasias e devaneios de uma pessoa devido aos pensamentos intrusivos e obsessivos que caracterizam o distúrbio. Os pensamentos intrusivos são pensamentos indesejados, repetitivos e intrusivos que podem interromper os processos de pensamento normais e causar angústia significativa.

Se alguém tem TOC, é possível que seus pensamentos intrusivos interfiram em suas fantasias e devaneios, tornando-os menos agradáveis ou até mesmo impossíveis de se concentrar. Isso pode acontecer porque os pensamentos obsessivos frequentemente ocupam a mente da pessoa, dificultando a capacidade de se concentrar em outras coisas, como fantasias ou devaneios.

Além disso, os pensamentos intrusivos podem levar a sentimentos de culpa, ansiedade ou medo, o que pode tornar as fantasias ou devaneios menos prazerosos ou até mesmo desencorajar sua ocorrência. Por exemplo, alguém com TOC pode ter pensamentos intrusivos sobre temas sexuais que eles consideram moralmente inadequados, levando-os a evitar fantasias ou devaneios nessa área para evitar sentimentos de culpa ou ansiedade.

É importante notar que nem todas as pessoas com TOC experimentarão esses tipos de dificuldades com fantasias ou devaneios, e a gravidade desses problemas pode variar de pessoa para pessoa. Se alguém está enfrentando dificuldades significativas com suas fantasias ou devaneios devido ao TOC, é importante buscar ajuda de um profissional de saúde mental qualificado. A psicoterapia é frequentemente recomendada como um tratamento eficaz para o TOC e pode ajudar a pessoa a aprender a lidar com seus pensamentos intrusivos e a recuperar o controle sobre sua vida mental.

Olá, como vai? Sim, o TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) pode, infelizmente, "bloquear" nossas fantasias e devaneios por causa dos pensamentos intrusivos. Esses pensamentos podem ser tão intensos e perturbadores que acabam tomando muito espaço mental, dificultando o relaxamento e a imaginação. Isso é algo comum para quem lida com TOC, mas a boa notícia é que existem tratamentos que podem ajudar. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é especialmente eficaz para o TOC, ajudando a gerenciar e reduzir os pensamentos intrusivos. Estou aqui para ajudar no que for preciso!
Infelizmente o TOC pode causar esse bloqueio, devido os pensamentos intrusivos, a repetição e uma certa rigidez. A psicoterapoia pode te ajudar a lidar melhor com isso.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!