O toc de pensamentos pode ser por alguem que vc não goste? E fica pensando no nome dela toda hora e

27 respostas
O toc de pensamentos pode ser por alguem que vc não goste? E fica pensando no nome dela toda hora e depois mudar para outra pessoa essa obsessão?
Olá! TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), Não está somente nos pensamento obsessivos relacionados a pessoas, o Transtorno tem variantes. Mas, pode se enfatizar à pessoas as quais você diz ter desafeto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, o TOC é muito abrangente e pode ser bastante limitador mas com os cuidados devidos pode ser controlado. A ajuda de um psicólogo ou psicanalista em parceria com um Psiquiatra, para alguns casos, é decisiva para o resgate de uma boa qualidade de vida. Conhecer os fatores que estão servindo de gatilho para esse sintoma vai te ajudar muito e o psicólogo poderá te apoiar nesse caminho, ok? Abs
Voce traz um recorte e fica muito difícil te dar a definição que você busca. Parece que você fica pensando muito em alguém, portanto, para fechar um diagnostico é preciso uma observação médica/psiquiátrica de no mínimo 6 meses. Creio que você preciso de um momento de escuta, fala e acolhimento que uma terapia com psicólogo ou psicanalista possa te ajudar. Como já foi muito bem explicado pelos colegas, tem que se observar o que provoca o aumento desses sintomas. Procure ajuda, cuide-se. Um abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Boa noite!
Não é possível responder sua questão com segurança. São necessários mais dados para compreender como está acontecendo este processo por completo.
Procure um(a) psicólogo(a) para trabalhar com você o que está motivando isso.
Espero ter ajudado!
Procure um psicólogo com quem se sinta confortável e à vontade para trabalhar detalhadamente essa questão que você trouxe. Nomear “é TOC” ou “não é TOC” pode não trazer o que você de fato procura. Fique bem; procure ajuda!
Boa tarde, ruminar pensmentos entorno de uma pessoa ou situações são síntomas de algum conflito interno e/ou externo que a pessoa nao consegue equacionar, obrigando assim que as ideas voltem sempre num movimento circular que não finda. sendo assim, o ideal sería ter alguns encontros com psicanalista ou psicólogo que te ajudar a identificar o temor subjacente a essa questão.
De forma simples e direta, pode sim. Esse tipo de pensamento ruminante é muito comum no TOC e está diretamente ligado ao núcleo patológico específico do TOC, sendo que quando esse pensamento é reprimido sem trabalhar o núcleo patológico, ele ganha outra forma de expressão.
Espero ter elucidado um pouco mais a questão. Um grande abraço!
Boa noite! Os processos obsessivos podem ter muitas variantes, inclusive as que você citou, porém precisa-se diferenciar o que são simples pensamentos ou sentimentos de obsessões. Você já tem um diagnóstico de TOC de um psiquiatra? Se sim, seria interessante você associar o tratamento com um psicólogo ou psicanalista para um tratamento mais efetivo. Se não, busque um psicólogo, se ele identificar a necessidade vai te encaminhar para um psiquiatra para traçar o diagnóstico e aí já faz o tratamento com ambos. Um abraço!
Puxa, que pergunta difícil mesmo, pois falta informações mais profundas. Os nossos pensamentos quando não saudáveis podem nos levar a ter uma vida pesada, pouco leve e complicada. Procure um psicólogo, desate esses pensamentos disfuncionais e tenha uma vida leve.
Até que se quebrem os ciclos
de algumas obsessões, claro, a mesma pode se projetar em diferentes pessoas. EMDR é uma boa opção para lidar com isso, dissolver. A maioria (ou todos) os problemas mentais escondem por traz uma coisa chamada FIXAÇÃO.
Olá. Pode ser que anda tendo pensamentos obsessivos, mas o TOC não é só isso, ele é composto com uma serie de comportamentos, as vezes repetitivos, como um ritual para amenizar ou eliminar os pensamentos. Só pelo que disse não é possível diagnosticar, mas se lhe causa angustia sugiro que busque um psicólogo para entender melhor o que vem acontecendo consigo mesma.
Att, Gabrielle Lazari.
Pode sim, mas com as informações que você deu é muito complicado "bater o martelo" e te dar uma resposta definitiva. A melhor maneira de conseguir uma resposta correta é buscando uma psicóloga e iniciando um processo de psicoterapia para compreender a função e a origem dessas obsessões. Espero ter ajudado e desejo melhoras.
O TOC é um transtorno com muitas variantes, um deles é realmente o pensamento. Mas fazer uma avaliação com tão poucas informações é complicado. Eu particularmente, preciso escutar a historia de vida do paciente, escutar suas queixas e com o tempo vamos fechando o diagnóstico. Fechar um diagnóstico leva tempo e é de muita responsabilidade. Então, sugiro que o (a) senhor (a) procure uma psicóloga em consulta para tirar suas dúvidas. Espero ter ajudado.
Ruminação de pensamentos é diferente de TOC, o profissional psicólogo pode te auxiliar a compreender melhor suas questões depois de conhecer sua história de vida.
Olá, muitas vezes somos perturbados por pensamentos intrusivos, esses pensamentos estão relacionados com determinados estados emocionais e uma série de patologias, não necessariamente, somente com o TOC. Para saber se essa obsessão está ligada ao Transtorno Obsessivo Compulsivo é necessário uma avaliação criteriosa, que demanda tempo, pois existem vários requisitos que precisam ser investigados para se concluir o diagnóstico. Espero ter ajudado.
Antes de fechar um diagnóstico e se rotular é importante entenderes a tua dinâmica em relação as pessoas. O que acontece que eu fico insistentemente pensando em pessoas que não gosto? Responder essa pergunta com auxílio de um profissional da psicologia é o primeiro passo para entenderes o todo. E se juntos concluírem que você tem TOC podem ver a terapêutica para lidares com isso, de modo a minimizar o sofrimento psíquico. Desejo que encontres um caminho para ficares bem.
Bom dia!
O TOC ele vai crescendo e procurando novos espaços se vc permitir. Suponho que vc saiba que tem TOC .... Através do diagnostico de um profissional, pq este é o único caminho para ter certeza do quadro. Então tendo o diagnostico e entendendo o grau e gravidade vc entende que é necessário fazer terapia. A terapia ajuda a resignificar pensamentos fixos. Na terapia essa obsessão vai ter novo significado através daquilo que o paciente traz a terapia.
Busque ajuda para que vc possa alcançar a paz mental.
Gostei muito das colocações anteriores dos colegas, mas proporia um ponto de vista diferente. Em geral, quando uma obsessão nos toma é porque ela se vinculou a algum complexo afetivo que tenhamos desenvolvido. Às vezes, pela dificuldade de enxergarmos esses aspectos em nós, acabamos lançando sobre outra pessoa ou coisa, na qual buscaremos isso que não percebemos em nós. Chamamos isso de projeção. É saudável tentar compreender o que essa pessoa tem que te atrai muito e depois buscar em si essa caracteristica, como ela faz parte da sua vida. É uma oportunidade de se conhecer melhor a partir da relação com o outro. Quando deixamos essa oportunidade passar, existe grande possibilidade de projetarmos essa mesma energia sobre outra pessoa, que provavelmente terá uma característica semelhante.
Olá! Acredito que uma avaliação mais detalhada acerca do seu caso possa ser favorável nesse momento, busque terapia e se o profissional achar pertinente fará o devido encaminhamento ao profissional da psiquiatria. Mas o TOC pode ser bem abrangente, é preciso cuidar e é possível ter uma vida saudável. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Pensar repetidamente é o ato de ruminar. Pode ser uma obsessão, porém as ruminações não são exclusivas do TOC. Também podem estar relacionadas a estados depressivos. Para tal, é importante procurar um psicólogo cognitivo e comportamental para fazer uma avaliação mais precisa e elaborar em conjunto uma proposta de tratamento.
Olá! O TOC através de pensamentos obsessivos não se dá somente direcionado a pessoas. Como o meu colega Luis Guilherme colocou, reconhecer que determinados aspectos existem em nós pode ser muito difícil, no entanto, melhor do que se encaixar em diagnósticos, procure utilizar o seu sintoma a seu favor, como uma ferramenta para se autoconhecer. Tendo dificuldades, oriento você a procurar por uma análise que vá e ajudar nesse processo.
É importe distinguir ideações obsessivas de comportamentos compulsivos. A fixação de pensamento ocorre por razões variadas. Contudo, se for uma característica predominante da sua forma de pensar e, sobretudo, se resulta em comportamentos ritualizados, estereotipados, penso ser importante procurar acompanhamento profissional. Por incrível que possa parecer, os parâmetros de normatividades dos profissionais de saúde mental que "fazem clínica", que atendem profissionalmente, são bem mais amplos. Um bom profissional pode ajudar a relativizar o que você pensa ser um problema. Ele também pode, caso de ser de fato um problema, ajudar a escolher as melhores formas de tratamento. Procure um profissional de saúde mental.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Claro que sim! A obsessão de um pensamento começa com um desejo de controle por algo.
Pode ser uma obsessão, porém as ruminações não são exclusivas do TOC. Também podem estar relacionadas a estados depressivos. Para tal, é importante procurar um psicólogo para fazer uma avaliação mais precisa e elaborar em conjunto uma proposta de tratamento. Ou seja, a mente de uma pessoa com Transtorno Obsessivo-Compulsivo possui pensamentos obsessivos e intrusivos constantes, que podem ser seguidos ou não de hábitos compulsivos, a fim de aliviar a ansiedade gerada por esses pensamentos.

Olá!
Como vc está hoje?
Pensamentos intrusos e repetitivos e sintomas do TOC são muito comuns em diversos transtornos de ansiedade, sendo de extrema importância que você busque auxílio de um profissional da saúde mental, para que esses pensamentos sejam trabalhados, investigados e compreendidos, de acordo com o seu contexto, buscando sempre o seu bem-estar.
. O ideal é que você procure até achar um psicoterapeuta com quem você se identifique, se sinta bem e à vontade para se abrir e falar sobre tudo o que sente. Talvez até medicação auxilie dependendo de como vc se encontra. Mas olha o lado positivo: vc está aqui buscando ajuda. iSso demonstra um olhar e cuidado com vc mesmo. Espero ter te ajudado. Caso faça sentido, sou a Letícia, sou psicóloga e me coloco à disposição, e te convido a vir conhecer meu trabalho. @psi.leticiaaa
Sim, é possível ter pensamentos obsessivos por alguém que não gostamos e também é possível que mude a pessoa alvo dos pensamentos.
Sim, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) de pensamentos pode se manifestar com obsessões sobre qualquer pessoa, incluindo aquelas com quem você tem conflitos ou não gosta. Essas obsessões podem ser intensas e repetitivas, como pensar no nome de alguém constantemente, e depois mudar para outra pessoa, criando um ciclo de preocupações. O TOC é caracterizado por pensamentos intrusivos e involuntários, e não reflete suas intenções ou sentimentos reais sobre essas pessoas. A psicoterapia pode ser extremamente útil para explorar esses padrões de pensamento, entender suas causas emocionais e ajudar a desenvolver formas de lidar com a obsessão, proporcionando um maior equilíbrio emocional e controle sobre esses pensamentos.

Especialistas

Renan Marin

Renan Marin

Psicanalista

São Paulo

Yasmim Barbosa da Silva

Yasmim Barbosa da Silva

Psicólogo

Fortaleza

Juliana Cintra

Juliana Cintra

Psicanalista

Recife

Nilo Júnior

Nilo Júnior

Psicanalista

São José dos Campos

Ana Paula Gomes

Ana Paula Gomes

Psicanalista, Terapeuta complementar

Vila Velha

Rafael Schmidt

Rafael Schmidt

Psicanalista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 299 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.