O teste farmacogenetico ajuda a quem tem trastorno esquizoafetivo?

3 respostas
O teste farmacogenetico ajuda a quem tem trastorno esquizoafetivo?
Os testes farmacogenéticos ainda não se transformaram numa prática habitual, mas existem cada vez mais estudos que sugerem que possa ser útil na clínica psiquiátrica. São uma forma de prever quais pessoas vão ter respostas melhores ou piores a medicações, assim como mais ou menos efeitos colaterais. Assim, além do potencial de possibilitar um acerto mais rápido da(s) melhor(es) medicação(ões) para os pacientes, pode inclusive possibilitar economia, no sentido de evitar um excesso de "tentativas e erros" até encontrar o tratamento acertado. (Existem protocolos aproximados para os tratamentos psiquiátricos - ou seja, os médicos não dão medicações aleatoriamente - mas, dentro destes protocolos, há sempre um componente empírico.)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde. O teste farmacogenético ajuda o médico a avaliar quais medicações tem mais chance de sucesso ou mais risco de efeitos colaterais. Não é um exame que ajude no diagnóstico. Dependendo da avaliação do médico o teste tem potencial de ajudar, sim. Espero poder te ajudado.
Estou de acordo com o Psiquiatra Emerson R. Barbosa. E reforço a importância de um diagnóstico diferencial. Este sempre será feito com excelência por profissional capacitado e que se autorize na clínica das psicoses e que elabore um projeto terapêutico singular que deverá apontar a direção e sentido do tratamento. O teste apenas ajudará os profissionais psiquiatras na introdução ou adequação medicamentosa, mas será a clínica, a escuta, sempre que possível interdisciplinar que será soberana no diagnóstico e tratamento da esquizofrenia ou pior.

Especialistas

Alexandre de Souza Junior

Alexandre de Souza Junior

Psiquiatra

Santos

Thaís Felini

Thaís Felini

Psiquiatra

Sorriso

Caroline Gensas Wajngarten

Caroline Gensas Wajngarten

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Allan Maia Andrade de Souza

Allan Maia Andrade de Souza

Psiquiatra

Porto Alegre

Luciana Rocha

Luciana Rocha

Psiquiatra

Cuiabá

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 89 perguntas sobre Esquizofrenia E Transtornos Com Características Psicóticas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.