O Tdah é um trasntorno hereditário ? Se é ? quem é o responsável por transmitir ele ? O pai ou a
7
respostas
O Tdah é um trasntorno hereditário ? Se é ? quem é o responsável por transmitir ele ? O pai ou a mãe?
Olá, todos os transtornos severos de comportamentos tem uma percentagem mínima de hereditariedade. Hoje sabemos que precisamos de três gerações para o surgimento de um psicótico. Mas a TDAnão é um transtorno que tenha características psicoticas. Portanto não se enquadra nos transtornos severos. A TDA é um disvio de comportamento puramente cultural.A cultura fornece às marcas que se configura nos sintomas existente na criança que permanece até a adultez. A TDA hoje é o que mais se vê na clinica Psicanalitica depois da depressão.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Pode haver ou não alguma parcela de hereditariedade, no entanto, não é saudavel a gente se apegar a este dado.
Por incrivel que pareça, nós temos a potencial de desenvolver nossa capacidade de atenção e concentração. Sempre digo que para viver é preciso morrer, ou seja, para vivermos qualquer experiencia, seja leitura, aula, estudos, etc. Precisamos morrer para todo o resto, inclusive, esquecermos de nós mesmos, ou seja, morrer para tudo o mais, e então, poderemos viver intensamente algo, nos tornando um canal, uma passagem para escutar, ler, estudar, etc...
Um abraço,
Léa
Por incrivel que pareça, nós temos a potencial de desenvolver nossa capacidade de atenção e concentração. Sempre digo que para viver é preciso morrer, ou seja, para vivermos qualquer experiencia, seja leitura, aula, estudos, etc. Precisamos morrer para todo o resto, inclusive, esquecermos de nós mesmos, ou seja, morrer para tudo o mais, e então, poderemos viver intensamente algo, nos tornando um canal, uma passagem para escutar, ler, estudar, etc...
Um abraço,
Léa
No TDAH há componentes hereditários como dito pelos demais colegas. Por ser um transtorno no neurodesenvolvimento do sujeito trás ao mesmo condições de sofrimento quando seu comprometimento é severo, impulsividade, prejuízo atencional, agitação e etc... É genético e se integra tambem pelas condições ambientais. Em muitos casos faz-se necessário uso medicamentoso. Entendo sua curiosidade em definir os padrões determinantes do transtorno, mas não se prenda a uma identidade hiperativa. Em muitos casos buscamos a fonte para o diagnóstico, quando na realidade poderíamos aproveitar a psicoterapia para ajudar a lidar com os sintomas e entendendo essa estrutura mais hiperativa, ofertando um lugar para essa livre expressão, dando ao sintoma espontaneidade e sentido. Em muitos casos há remissão ou diminuição dos sintomas... Abraços. Katiana Santiago
O TDAH é mais comum nas famílias em que o pai ,a mãe ou ambos, possuem o transtorno. Estudos indicam que, provavelmente mais de um gene é responsável pelo TDAH, no qual o tratamento atual se faz através do atendimento psicoterapêutico e, em alguns casos, com medicação. Nesse caso,o objetivo é reduzir a impulsividade e a hiperatividade melhorando sua atenção. Através do acompanhamento Psicológico, fatores são trabalhados de forma mais ampla, visando melhorar o desempenho escolar, reduzir comportamentos inapropriados e a aperfeiçoar as aptidões sociais.
Muita gente faz esse tipo de pergunta. Pode ser hereditário mas não há com mapear ou apontar para alguém específico. A probabilidade de pais com algum transtorno gerarem filhos também com transtorno é Grande, mas pode não acontecer.
Acima de tudo deve existir um trabalho terapêutico com os futuros pais e os pais que descobrem o transtorno no filho... transtorno não é sinônimo de incapacidade.
Acima de tudo deve existir um trabalho terapêutico com os futuros pais e os pais que descobrem o transtorno no filho... transtorno não é sinônimo de incapacidade.
Existem estudos que indicam correlação do componente genético no TDAH que é um transtorno neurocomportamental.O genitor que tem TDAH pode ser o pai ou a mãe da paciente. Não é importante compressão do TDAH investigar se transmitido pelo pai ou mãe como se fosse "transmissão" de HIV, uma vez que existem inúmeros pais que não tem TDAH e a criança apresenta o transtorno. Vamos entender que o propósito não é buscar a herança genética mas buscar avaliação das funções executivas com psicólogo especialista neuropsicologia e neuropsiquiatra infantil, além de posterior tratamento com psicólogo cognitivo comportamental preferencialmente.
Como sua pergunta já foi respondida pelos colegas e destaco a resposta da Gisela, Claudia e Roberto, gostaria de acrescentar que alguns sintomas do TDAH estão presentes em outros transtornos como na bipolaridade, autismo, distúrbio do processamento auditivo central (DPAC) e outros, seria muito importante fazer uma avaliação neuropsicológica para auxiliar no diagnóstico, feita pelo especialista em neuropsicologia/neuropsicólogo. Quaisquer dúvidas, estou à disposição.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá, minha filha tem 4 anos, mudou de cmei a uns 4 meses. Em outros cmeis sempre tivemos elogios dela, porém agora a professora nos informou que ela está com muita sonolência e não quer participar das atividades, fica deitada na mesa ou pede para ficar sentada. Vez ou outra participa,porém não foca,…
- Fui diagnosticada com Transtorno Bipolar e iniciei o uso Divalcon er, mas tenho desejo de engravidar, quanto tempo antes preciso parar de tomar esse medicamento?
- Minha filha tem 9 anos e disse q gosta de fica sozinha as vezes isso é normal? E tb já teve uma crise qundo a colega n quis falar com ela ela se arranhou isso é normal?
- Eu tenho um diagnóstico de TDAH, porém, agora estão suspeitando de TAB, e pode ser que tenha mais se um transtorno associado, logo, as medicações podem não surtir o efeito que se espera, por não poder misturar estabilizadores com psicoestimulantes, O que devo fazer?
- Para os especialistas em psiquiatria tem como dá o diagnóstico na primeira consulta? Tenho suspeita de ter TDAH.
- Minha filha é deficiente intelectual desde o nascimento teve um a hipóxia falta de oxigenação no cérebro, se desenvolveu com atraso cognitivo em relação as outras crianças, hoje tem 22 anos é bem funcional estuda de forma online e independente, mas percebi que ela assiste duas series e sempre repete…
- Tenho 38 anos e fui diagnosticada com TDAH há 2 meses. Iniciei Fluoxetina e Atentah há 2 meses. O Atentah comecei tomando quarenta.mg e passei a tomar oitenta.mg faz umas 3 semanas. Fluoxetina eu tomo quarenta.mg por dia Ontem e hj ando sentindo uma tristeza imensa e uma agonia mto forte no peito. Chorei…
- Oi tô tomando ritalina e tô com muita dor de dente e dor de cabeça posso tomar dipirona
- Tenho TDAH. Eu posso um dia conseguir parar de tomar a medicação?
- Meu filho tem 3anos é está apresentando agressividade no colégio,que bater quando tomando os brinquedos da criança,o que devo faze?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 442 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.