O Tdah é um trasntorno hereditário ? Se é ? quem é o responsável por transmitir ele ? O pai ou a

7 respostas
O Tdah é um trasntorno hereditário ? Se é ? quem é o responsável por transmitir ele ? O pai ou a mãe?
Olá, todos os transtornos severos de comportamentos tem uma percentagem mínima de hereditariedade. Hoje sabemos que precisamos de três gerações para o surgimento de um psicótico. Mas a TDAnão é um transtorno que tenha características psicoticas. Portanto não se enquadra nos transtornos severos. A TDA é um disvio de comportamento puramente cultural.A cultura fornece às marcas que se configura nos sintomas existente na criança que permanece até a adultez. A TDA hoje é o que mais se vê na clinica Psicanalitica depois da depressão.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pode haver ou não alguma parcela de hereditariedade, no entanto, não é saudavel a gente se apegar a este dado.
Por incrivel que pareça, nós temos a potencial de desenvolver nossa capacidade de atenção e concentração. Sempre digo que para viver é preciso morrer, ou seja, para vivermos qualquer experiencia, seja leitura, aula, estudos, etc. Precisamos morrer para todo o resto, inclusive, esquecermos de nós mesmos, ou seja, morrer para tudo o mais, e então, poderemos viver intensamente algo, nos tornando um canal, uma passagem para escutar, ler, estudar, etc...
Um abraço,
Léa
No TDAH há componentes hereditários como dito pelos demais colegas. Por ser um transtorno no neurodesenvolvimento do sujeito trás ao mesmo condições de sofrimento quando seu comprometimento é severo, impulsividade, prejuízo atencional, agitação e etc... É genético e se integra tambem pelas condições ambientais. Em muitos casos faz-se necessário uso medicamentoso. Entendo sua curiosidade em definir os padrões determinantes do transtorno, mas não se prenda a uma identidade hiperativa. Em muitos casos buscamos a fonte para o diagnóstico, quando na realidade poderíamos aproveitar a psicoterapia para ajudar a lidar com os sintomas e entendendo essa estrutura mais hiperativa, ofertando um lugar para essa livre expressão, dando ao sintoma espontaneidade e sentido. Em muitos casos há remissão ou diminuição dos sintomas... Abraços. Katiana Santiago
O TDAH é mais comum nas famílias em que o pai ,a mãe ou ambos, possuem o transtorno. Estudos indicam que, provavelmente mais de um gene é responsável pelo TDAH, no qual o tratamento atual se faz através do atendimento psicoterapêutico e, em alguns casos, com medicação. Nesse caso,o objetivo é reduzir a impulsividade e a hiperatividade melhorando sua atenção. Através do acompanhamento Psicológico, fatores são trabalhados de forma mais ampla, visando melhorar o desempenho escolar, reduzir comportamentos inapropriados e a aperfeiçoar as aptidões sociais.
Muita gente faz esse tipo de pergunta. Pode ser hereditário mas não há com mapear ou apontar para alguém específico. A probabilidade de pais com algum transtorno gerarem filhos também com transtorno é Grande, mas pode não acontecer.
Acima de tudo deve existir um trabalho terapêutico com os futuros pais e os pais que descobrem o transtorno no filho... transtorno não é sinônimo de incapacidade.
Existem estudos que indicam correlação do componente genético no TDAH que é um transtorno neurocomportamental.O genitor que tem TDAH pode ser o pai ou a mãe da paciente. Não é importante compressão do TDAH investigar se transmitido pelo pai ou mãe como se fosse "transmissão" de HIV, uma vez que existem inúmeros pais que não tem TDAH e a criança apresenta o transtorno. Vamos entender que o propósito não é buscar a herança genética mas buscar avaliação das funções executivas com psicólogo especialista neuropsicologia e neuropsiquiatra infantil, além de posterior tratamento com psicólogo cognitivo comportamental preferencialmente.
Como sua pergunta já foi respondida pelos colegas e destaco a resposta da Gisela, Claudia e Roberto, gostaria de acrescentar que alguns sintomas do TDAH estão presentes em outros transtornos como na bipolaridade, autismo, distúrbio do processamento auditivo central (DPAC) e outros, seria muito importante fazer uma avaliação neuropsicológica para auxiliar no diagnóstico, feita pelo especialista em neuropsicologia/neuropsicólogo. Quaisquer dúvidas, estou à disposição.

Especialistas

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Solange Heckler

Solange Heckler

Psicólogo

Carlos Barbosa

Thais Hernandes Kiesel

Thais Hernandes Kiesel

Psicólogo

Taboão Da Serra

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 442 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.