O suicidio pode ser um diagnóstico diferencial entre transtorno bipolar e esquizofrenia?

3 respostas
O suicidio pode ser um diagnóstico diferencial entre transtorno bipolar e esquizofrenia?
O suicídio é uma resposta a uma série de fatores e mesmo pessoas sem quadros psiquiátricos podem suicidar-se. Ele é mais comum nas depressões, um dos componentes que geralmente ocorre no transtorno bipolar. Mas, pode ocorrer também em pessoas com esquizofrenia. Nestas, também, muitas vezes, é por estarem deprimidas, porque o diagnóstico de esquizofrenia não exclui a possibilidade de depressão. Há também o transtorno esquizo-afetivo, no qual se observam sintomas tanto de depressão (ou mania) quanto de esquizofrenia. Assim, o suicídio não é uma característica que possa distinguir os dois transtornos que você cita.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sem duvida. Tanto os bipolares (principalmente na depressão bipolar) e na esquizofrenia podem causar o pior desfecho pro paciente: o suicídio. O que mais importa é perguntar pro paciente porque ele tentou se matar. Foram voz mês que mandaram ele, foi uma desesperança da depressão bipolar grave onde o paciente perde viver? Somente com uma história detalhada podemos saber o diagnóstico exato.
Olá! Não é a ideação suicida que diferencia se o paciente é bipolar ou esquizofrênico. Em ambos os casos pode ocorrer o desejo de auto-extermínio. Dentro do espectro da esquizofrenia será importante observar se existem: delírios, alucinações, pensamento desorganizado, comportamento motor grosseiramente desorganizado ou anormal e sintomas negativos. Cerca de 5% a 6% dos indivíduos com esquizofrenia morrem por suicídio; aproximadamente 20% tentam em uma ou mais ocasiões, e muitos têm ideação suicida. Já para o diagnóstico de bipolaridade será importante investigar se houve pelo menos um episódio maníaco na vida do indivíduo conforme os critérios do DSM V. O risco de suicídio em pacientes com transtorno bipolar é 15 vezes maior que o da população em geral, ou seja, um risco muito alto. Qualquer dúvida estou a disposição!

Especialistas

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

José Umbelino Gonçalves Neto

José Umbelino Gonçalves Neto

Psicólogo

Fortaleza

Jeane Godoy

Jeane Godoy

Psicólogo

Cuiabá

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.