O suicidio pode ser um diagnóstico diferencial entre transtorno bipolar e esquizofrenia?
3
respostas
O suicidio pode ser um diagnóstico diferencial entre transtorno bipolar e esquizofrenia?
O suicídio é uma resposta a uma série de fatores e mesmo pessoas sem quadros psiquiátricos podem suicidar-se. Ele é mais comum nas depressões, um dos componentes que geralmente ocorre no transtorno bipolar. Mas, pode ocorrer também em pessoas com esquizofrenia. Nestas, também, muitas vezes, é por estarem deprimidas, porque o diagnóstico de esquizofrenia não exclui a possibilidade de depressão. Há também o transtorno esquizo-afetivo, no qual se observam sintomas tanto de depressão (ou mania) quanto de esquizofrenia. Assim, o suicídio não é uma característica que possa distinguir os dois transtornos que você cita.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sem duvida. Tanto os bipolares (principalmente na depressão bipolar) e na esquizofrenia podem causar o pior desfecho pro paciente: o suicídio. O que mais importa é perguntar pro paciente porque ele tentou se matar. Foram voz mês que mandaram ele, foi uma desesperança da depressão bipolar grave onde o paciente perde viver? Somente com uma história detalhada podemos saber o diagnóstico exato.
Olá! Não é a ideação suicida que diferencia se o paciente é bipolar ou esquizofrênico. Em ambos os casos pode ocorrer o desejo de auto-extermínio. Dentro do espectro da esquizofrenia será importante observar se existem: delírios, alucinações, pensamento desorganizado, comportamento motor grosseiramente desorganizado ou anormal e sintomas negativos. Cerca de 5% a 6% dos indivíduos com esquizofrenia morrem por suicídio; aproximadamente 20% tentam em uma ou mais ocasiões, e muitos têm ideação suicida. Já para o diagnóstico de bipolaridade será importante investigar se houve pelo menos um episódio maníaco na vida do indivíduo conforme os critérios do DSM V. O risco de suicídio em pacientes com transtorno bipolar é 15 vezes maior que o da população em geral, ou seja, um risco muito alto. Qualquer dúvida estou a disposição!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- . Como posso ajudar alguém com Transtorno Bipolar?
- Existem sinais comportamentais precoces que anunciam o transtorno bipolar durante a infância e adolescência?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) afeta amigos e família de uma pessoa com bipolaridade?
- É verdade que as alterações no humor é um dos principais sintomas para diagnosticar uma pessoa com transtorno afetivo bipolar (TAB)?
- Gostaria de perguntar quais as mudanças no estilo de vida que ajudarão a melhorar sua qualidade de vida de uma pessoa com o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)?
- O que posso fazer para prevenir um episódio de Transtorno Bipolar?
- Como ajudar a criança ou o adolescente com transtorno bipolar?
- Como posso me ajudar se eu for diagnosticada com transtorno afetivo bipolar (TAB)?
- Qual é a diferença entre espectro bipolar e transtorno bipolar afetivo (TAB)?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) pode afetar a vida do paciente nas diferentes fases da vida?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.