o sindrome de asperger geralmente se sentem mais seguras quando estão perto de pessoas mais velhas

6 respostas
o sindrome de asperger geralmente se sentem mais seguras quando estão perto de pessoas mais velhas?
Não há relação direta entre a síndrome e a preferência por pessoas mais velhas. Cada caso é um caso.
O ideal é um psicologo investigar a relação para tentar identificar o que mais conforta o paciente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, acredito que isso não seja uma regra, eu também precisaria conhecer o caso mais de perto para dar uma opinião com maior consistência. Entretanto, observo que isso pode acontecer com frequência quando se trata de criança, adolescente ou adulto jovem pelo fato de uma pessoa mais velha, muitas vezes ter maior compreensão da dificuldade em habilidades sociais que um síndrome de asperger apresenta e, por isso saber se comunicar melhor com ele, sendo mais receptivo ou amigável, por exemplo.
Outra possibilidade é analisar com quem ele (a) convive no cotidiano, se ele estiver mais acostumado com pessoas mais velhas, pode ser que busque essa segurança mais vezes, até porque o síndrome de asperger não costuma gostar muito de mudanças.
De qualquer forma, acredito que um trabalho com um psicólogo será de grande valia, pois irá auxiliar no desenvolvimento de habilidades sociais, estratégias de enfrentamento, orientação de familiares, etc. Trazendo maior compreensão da questão acima e outras.
Olá... como profissional e asperger, posso dizer que há casos assim devido a forma de pensar que muitos asperger possuem. Maturidade e ideias que dependendo da idade está fora do padrão e por isso que os Aspergers mais novos acabam se relacionando com pessoas mais velhas. Em terapia tenho trabalhado com outros asperger em questões sociais para permitir o entendimento de flexibilidade social.
Não é uma regra nesse comportamento, entretanto, um trabalho bem realizado de avaliação e intervenção com um psicólogo ABA (Análise do Comportamento aplicada) pode contribuir para modificar comportamentos disfuncionais e diminuir estereotipias. Coloco me a disposição para esclarecimentos
Não há, via de regra, uma correlação. Entretanto, pode ser que a pessoa mais velha de sua convivência tenha mais informações sobre a síndrome e por isso seja mais paciente, mais acolhedora e colaborativa, fazendo com ele se sinta mais seguro justamente por sentir-se aceito, compreendido e amado..
O Asperger sentirá confiança nas pessoas próximas com quem convive, não necessariamente os mais velhos.
Como a Psicologia oferece ferramentas junto à escola e uma equipe multidisciplinar bem eficaz, para desenvolver as habilidades sociais e proporcionar está confiança entre ambos.
Atenciosamente

Especialistas

Crystiane Melo

Crystiane Melo

Psicopedagogo

Campinas

Patricia Nunes

Patricia Nunes

Psicopedagogo

Osasco

Claudete Souza Santos

Claudete Souza Santos

Psicopedagogo

Porto Alegre

Ana Carolina S. Sousa

Ana Carolina S. Sousa

Psicopedagogo

Sorocaba

Andreia Erse

Andreia Erse

Terapeuta complementar

Pirassununga

Juliana Sales

Juliana Sales

Psicopedagogo

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 215 perguntas sobre Síndrome de asperger
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.