O Seroquel tomado por muito tempo pode ter o efeito reduzido, no caso de bipolaridade?

4 respostas
O Seroquel tomado por muito tempo pode ter o efeito reduzido, no caso de bipolaridade?
Segundo a atualização de 2013 do Consenso Canadense (CANMAT-Canadian Network for Mood and Anxiety Treatments,2013) a quetiapina (seroquel) é uma opção de primeira linha para tratamento de manutenção do transtorno bipolar como monoterapia (tratamento com uma única medicação).
Concordo com a colega Dra Vivian Machado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Seroquel não deve ser usado para a manutenção de longo prazo na bipolaridade. É um bom medicamento para as crises; na manutenção deve ser usado como adjuvante, associado ao lítio ou ao divalproato.
Precisa também verificar se não está sendo necessário realizar ajuste na dose atual.
É comum haver tolerância ao efeito sedativo, o que não significa diminuição do efeito terapêutico. Se houve alteração da resposta (por exemplo, aumento da frequência dos episódios de humor) é preciso fazer uma avaliação cuidadosa, levando em conta outras variáveis envolvidas com o caso e o tratamento (períodos de maior estresse, interações medicamentosas, etc).
As medicações no caso da bipolaridade e da esquizofrenia, por exemplo, controlam a doença evitando novas crises. Às vezes, infelizmente, mesmo com a tomada regular da medicação, alguns fatores podem fazer com que crises sejam desencadeadas (stress, uso de drogas, troca do laboratório ou medicacao manipulada não confiável, etc). Você precisa informar seu medico imediatamente assim que perceber que está com sintomas compatíveis com crise e avaliar o que está acontecendo.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 208 perguntas sobre Seroquel
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.