O Risperidona diminui as esterotipia? Porque meu filho tá fazendo as esterotipia com mais frequência

3 respostas
O Risperidona diminui as esterotipia? Porque meu filho tá fazendo as esterotipia com mais frequência não sei se é efeito colaterais do Risperidona.
Pode atenuar as estereotipias, mas nem sempre controla. Não existe nenhuma medicação para tratamento específico desses sintomas, se ele piorou com a medicação precisa ser reavaliado pra tentar alternativas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, boa tarde. Em geral a risperidona reduz as esteretipias. Mas o objetivo do uso dessa medicação não costuma ser trata-las. Temos que tomar cuidado da avaliação de piora ou melhora de estereótipias pois aumento de estresse e mudança de rotina também podem aumenta-la. Em geral não tratamos com medicação as estereótipias, elas são comportamentos repetitivos tratados com terapia comportamental. Como sempre vale a reavaliação do seu médico neuropediatra. Um abraço.
Olá, entendo sua preocupação em relação às estereotipias apresentadas pelo seu filho e ao uso do medicamento Risperidona.

Em geral, a Risperidona é um medicamento utilizado no tratamento de transtornos psiquiátricos, como a esquizofrenia e o transtorno bipolar. Além disso, o medicamento pode ser utilizado no tratamento de alguns sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA), como agressividade, irritabilidade e comportamentos repetitivos.

Em relação às estereotipias, em geral a Risperidona pode reduzir esses comportamentos repetitivos. No entanto, é importante lembrar que o objetivo do uso da medicação geralmente não é o tratamento das estereotipias em si.

É importante avaliar cuidadosamente qualquer piora ou melhora das estereotipias, pois mudanças de rotina e aumento do estresse também podem afetar esses comportamentos repetitivos.

Em geral, as estereotipias são tratadas com terapia comportamental, que pode ajudar a reduzir a frequência e a intensidade desses comportamentos. É importante que o tratamento seja conduzido por um médico especialista, como um neuropediatra, que irá avaliar a situação específica do seu filho e escolher o tratamento mais adequado.

Lembre-se de que é importante conversar com o médico responsável pelo tratamento do seu filho sobre quaisquer preocupações ou efeitos colaterais do uso da medicação. O médico pode avaliar a necessidade de ajuste na dosagem ou em outras medicações para garantir o melhor controle dos sintomas.

Se precisar de mais informações ou esclarecimentos, fique à vontade para entrar em contato e agendar uma teleconsulta com um neuropediatra aqui na plataforma. Estamos sempre à disposição para ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 152 perguntas sobre Risperdal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.