o que venha ser um transtorno psicotico?

4 respostas
o que venha ser um transtorno psicotico?
Um transtorno psicótico é quando o paciente está tendo dois tipos de sintomas principalmente: as alucinações e os delírios. Alucinações é sentir ou perceber um sentido sem este estar presente; a mais comum são as alucinações auditivas nas quais o paciente ouve vozes sem ninguém estar falando com ele. Delírios são crenças em fatos que não estão ocorrendo e não são explicadoa culturalmente ou religiosamente. Geralmente o delírio persecutório é o mais comum no qual o paciente acredita estar sendo perseguido e que querem prejudicá-lo. Há também o delírio de grandeza comum nos bipolares em fase mania que sentem-se muito poderosos e ricos sem ser, há também o delírio de ruína acreditando que tudo está ruim, morto ou acabado.
Um transtorno psicótico pode ser causado por várias patologias e cada uma delas teria uma apresentação diferente, mas o que há em comum é a perda de contato com a realidade através de delírios e alucinações.
Espero ter esclarecido.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O transtorno psicótico pode ter uma definição variada pela psiquiatria e pela Psicanálise. A Psicanálise considera a psicose como um modo de estruturação do funcionamento psíquico do sujeito que pode apresentar como sintomas delírios e alucinações, mas também é caracterizado por uma estrutura de pensamento concreto, não-condizente com o modo tradicional de pensamento, dificuldades de relacionamento com a sociedade, parecendo estar em desconexão com a realidade.
O transtorno psicótico se caracteriza com a presença de fenômenos que podem ser: Invasão de vozes na esfera íntima, ou seja, só a própria pessoa ouve internamente vozes alheias que podem ser de comando. Estranhamento do próprio corpo como se um membro ou alguma parte interna não lhe pertencesse mais ou estivesse, por exemplo, se desfazendo ou se transformando. E também uma inflexível e irracional certeza de que algo no mundo esteja acontecendo e lhe seja destinado como, por exemplo, tropeçar na rua e associar o fato à determinada pessoa que não lhe deseja o bem. Ou ter a convicção de que uma greve bancária, por exemplo, foi iniciada com o propósito exclusivo de atrapalhar sua vida pessoal ou financeira expressando assim um delírio de perseguição. Exemplos sutis que fazem diferença na avaliação clínica.
Num transtorno psicótico, por exemplo, na esquizofrenia simples, um indivíduo, com traços esquizoides. Um que, seja colecionador com comportamento recluso, ou outro que seja alcoólatra e com muita agressividade. Ambos fogem a normalidade. Esses dois quadros, geralmente vem desacompanhado de delírios e alucinações. Mas, devido a esse comportamento estranho, o indivíduo evita as pessoas e os lugares, a tendência é, mais à frente, surgirem os delírios e alucinações. Normalmente, isso torna esse grau leve da doença, de difícil reconhecimento, até para os mais experientes profissionais, dado a proximidade com outras patologias. Só se descobre o real quadro, quando é solicitado o comparecimento de alguns familiares, que vão acrescentar alguns dados que, geralmente o doente deixa de lado. Agora, quando há a presença de delírios e alucinações, fica tudo mais fácil, pois aí, já aparece a alteração de juízo de valores, o que compromete a memória, a fala etc.
Espero ter ajudado!

Especialistas

Felipe Arruda

Felipe Arruda

Psiquiatra

São Paulo

Claudia Domingues

Claudia Domingues

Psicólogo, Psicanalista, Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Zelia Carmo

Zelia Carmo

Psicanalista

Rio de Janeiro

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Gabriela Silva

Gabriela Silva

Psicanalista

Petrolina

Lucas Palma Nunes

Lucas Palma Nunes

Psiquiatra

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 89 perguntas sobre Transtornos Psicóticos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.