O que vem a ser antipatia gratuita? Por que algumas pessoas sofrem tanto com isso?

9 respostas
O que vem a ser antipatia gratuita? Por que algumas pessoas sofrem tanto com isso?
Olá. Trata-se de uma denominação para algo que está presente, porém sem motivo aparente. Uma rejeição por alguém ou desconforto por alguns comportamentos de outras pessoas etc. Mas como tudo na vida tem um sentido prático, resta-nos aprender com eles. Observe o que está lhe incomodando no outro e faça uma reflexão sobre você e suas atitudes. Verá, com certeza, que muito daquilo que o incomoda no outro, tem em você também seja em um contexto semelhante ou em outras relações da sua vida. Experimente se observar e descubra o que precisa ser "visto" em você mesmo. Tente e seja feliz.

Procure por uma ajuda terapêutica para ajudá-lo e conduzirá de uma forma saudável. Sendo assim entrará em contato consigo mesmo e ampliará seu nível de consciência e minimizará seu sofrimento.
At.,
Monica Araújo!
Aqui vai mais uma resposta para colaborar com os vários ângulos, das demais respostas dos colegas profissionais. Antipatia gratuita é a resposta emocional a algum aspecto que você percebeu na outra pessoa e que não está bem resolvido, bem claro, para você mesma. Então, aquela pessoa que nos faz sentir algo não resolvido, que nos incomoda, e nem sabemos exatamente o que é, a reação de rejeição aparece automaticamente. Ao dizer não resolvido, significa não compreendido. Está no inconsciente e poderá ir para o consciente, porque já apareceu no sentimento de antipatia. Empatia é o oposto de antipatia. Empatia é a capacidade de sentir com o outro, o que este outro sente. As pessoas sofrem com isso porque têm mais sensibilidade para perceber o outro e menos sensibilidade para perceber a si mesmo.
Concordo com o Dr.Augusto. Nada é gratuito. Tudo tem um sentido e pode estar relacionado com algum sentimento pessoal. Uma terapia pode ajudar.
Existe uma frase que define antipatia gratuita, “ não te conheço mas não gostei de você”. É uma resposta emocional a algo SEU que vc percebe no outro mas não se dá conta. A maioria das vezes é inconsciente. Quando este sentimento aparece como antipatia do inconsciente já foi para o consciente e está prontinho para ser trabalhado em psicoterapia. Procure sim um psicólogo e converse de tudo isto com ele. Será de grande ajuda .
Antipatia gratuita ou repulsão entre pessoas, é quando se coloca a percepção na frente de qualquer relacionamento interpessoal, pode estar ligada à uma resposta íntima de alguma vivência anterior, por exemplo o comportamento ou o jeito do outro pode remeter a uma situação marcante, como uma mentira, traição, assalto, perda, luto, etc.
Não existe tratamento específico, mas quanto mais você se conhecer, mais conseguirá lidar com a sua vida e com os relacionamento, evitar barreiras que não existem.
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Somos pessoas plenas de desejo e expectativas frente a nós e aos outros. Se os correspondemos e realizamos , seremos alegres , felizes , empáticos, altruístas , dadivosos . Se não , seremos ásperos , defensivos , críticos e antipáticos . Psicoterapia é liberdade , é autoconhecimento . ' - Não se antipatize com minha resposta ." ( risos ) . Afetuoso abraço !
Acredito que todo mundo tem uma noção sobre o que é e, já sentiu pelo menos uma vez na vida, essa tal "antipatia gratuita". De qualquer forma, se for você quem está sentindo isso, pergunte a si mesma: "o que é que está me incomodando no outro, para eu sentir antipatia"?
Se ao contrário, é o outro quem demonstra estar sentindo antipatia por você, e se a pessoa é importante e interessante...um bom e sincero diálogo assertivo, pode ajudar a esclarecer e desfazer qualquer mal entendido. E vale também uma autoanálise para entender por que a aprovação do outro é tão importante para você. Você não vai conseguir agradar todo mundo.
Procure a ajuda de um psicologo para aprofundar esses temas, acredito que o autoconhecimento liberta essas amarras nos relacionamentos.
Quem já não sentiu antipatia gratuita. É um sentimento normal, que não deve causar nenhum transtorno. Mas caso seja um sentimento frequente, que atrapalha seu relacionamento e contato com outras pessoas, será melhor você descobrir porque isso ocorre. Converse com um psicólogo, ela irá lhe ajudar.