O que significa quando o psicólogo diz que vai fazer uma "INTERVENÇÃO"?

16 respostas
O que significa quando o psicólogo diz que vai fazer uma "INTERVENÇÃO"?
A intervenção psicológica visa a alteração de comportamentos, pensamentos e emoções, de forma a proporcionar uma melhor saúde e qualidade de vida. A intervenção acontece durante o atendimento de psicoterapia, no momento onde o psicólogo julga necessário, podendo causar angústia (ou não) ou ser direcionada como forma de acolhimento por exemplo. As consequências da intervenção é proposital e pré-direcionada pelo profissional, pois o resultado que apresentar (seja naquela sessão ou na próxima), fará parte do processo terapêutico, da evolução do paciente. Claro que, tudo depende da relação terapêutica, vínculo, relação de confiança, e etc. Com cada paciente, é abordado de uma maneira singular a interveção.

São pontuações pertinentes baseadas no seu discurso. São toques sutis que o psicólogo pode dar para que vc veja alguma coisa que não está vendo. São apontamentos que te levam a outras perspectivas sobre as questões que está levando para as sessões.
Olá! Vou responder a sua pergunta com uma metáfora da ACT (terapia da aceitação e compromisso). Muitas pessoas vem para a terapia acreditando que o terapeuta é alguma espécie de ser iluminado, que ele resolveu todos os seus problemas, tem tudo ajustado mas, na verdade, não é assim. Parece-se mais com você escalando uma montanha lá adiante e eu escalando minha montanha aqui. E daqui onde estou, consigo ver coisas em sua montanha que você não consegue ver como, por exemplo, que há uma avalanche prestes a acontecer, ou que existe um caminho alternativo que você poderia tomar, ou que você não está usando sua picareta de forma efetiva.
Mas não pense que eu cheguei no topo de minha montanha, que estou recostado, descansando. Na verdade, eu ainda continuo a escalar, ainda continuo cometendo erros, e ainda estou aprendendo com eles. Basicamente, somos todos iguais. Estamos todos escalando nossa montanha até o dia em que morremos.
Mas aqui está a psicoterapia: você pode ficar cada vez melhor em escalar e também cada vez melhor em apreciar a jornada. E é disso que se tratam as intervenções, auxiliar o paciente a escalar sua montanha da melhor maneira possível. Se tiveres dúvida sobre a metáfora, estou a disposição.
Isso quer dizer que o psicólogo vai usar técnicas e recursos de sua abordagem terapêutica para possibilitar que o paciente entre em contato com aquilo que lhe deixa mal e possa ir para um novo lugar que é o lugar de melhora de sua queixa inicial.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Olá, vou responder essa pergunta tomando como partida a abordagem que trabalho, a Análise do Comportamento. A intervenção, são as técnicas e recursos utilizados para trabalhar em sessão os comportamentos definidos como problemas, as técnicas são voltadas para oportunizar mudanças comportamentais. E podem variar bastante, desde o modo como o psicólogo conduz verbalmente a sessão, até técnicas mais sistemáticas. Toda a intervenção terapêutica é baseada em técnicas cientificamente respaldadas.
Intervenção é o termo técnico dado as ferramentas que o profissional utiliza segundo sua abordagem teórica, para ajudar o paciente a trabalhar as queixas que o trouxeram para a terapia. Pode ser desde pequenas pontuações verbais durante o próprio atendimento, até exercícios para realizar pós sessão. Em todos os casos, são propositais, com embasamento e visam a melhora do comportamento. As intervenções utilizadas variam para cada paciente e para cada demanda.
A intervenção terapêutica é uma ferramenta utilizada pelo psicólogo e tem o objetivo de encontrar o verdadeiro problema que está oculto por trás das queixas conscientes. Ela é realizada durante as sessões por meio de palavras, questionamentos que levam o paciente a refletir sobre a demanda, seus sofrimentos, comportamentos, etc e mudar em relação a eles.
Geralmente o significado da palavra intervenção está relacionada a uma abordagem mais direta e pontual referente ao problema (queixa) que o paciente apresenta. Exemplo: Psicólogo: "__ Irei agendar uma entrevista com sua mãe, se você consentir, afim de saber mais detalhes sobre sua infância." Não considero que o "feedback" oferecido pelo psicoterapeuta durante as sessões seja uma intervenção em si, mas sim ações comuns decorrentes do processo da terapia. Já a intervenção visa mobilizar no paciente um impacto maior e, provavelmente, mudanças mais contundentes referente a evolução do caso. A atuação do profissional na intervenção tende a ser mais incisiva. Muitas vezes quando o psicólogo utiliza a palavra "intervenção" significa que irá agir de forma mais veemente diante do problema do paciente. A intervenção surge porque as ações "mais comuns" da psicoterapia podem não estar sendo suficiente em relação aos resultados obtidos até o momento. Espero ter contribuído.
Olá! A intervenção tem um papel crucial para o processo terapêutico. Pode ser definida como toda ação por parte do profissional que tem o objetivo de influenciar o comportamento do cliente. É a aplicação de um método, baseado no referencial teórico que conduz a prática do profissional, para trabalhar as queixas e promover qualidade de vida. Cuide-se bem!
Intervenção é um nome técnico para as atividades que o psicólogo vai fazer no seu tratamento.
A intervenção terapêutica tem como objetivo encontrar o que está oculto, a "raiz" dos problemas e trabalhar para aliviar as dores e problemas. É a forma que o psicoterapeuta aborda as questões, com interrogações, especificação, confrontação, explicação.
Olá! A intervenção psicológica é uma ação que o psicólogo irá utilizar, baseado em sua abordagem teórica, que visa agir em cima das questões trazidas pelo paciente.
Olá, tudo bem? Uma das partes do processo psicoterápico é a realização da intervenção, ou intervenções, por parte do psicólogo. Não entenda intervenção como algo pejorativo ou altamente complexo e detalhado como algo cirúrgico, sim é algo fundamentado e parte de algo científico, porém podem ser pontuações sobre seus relatos nas sessões, comentários em relação há algum comportamento que tenha apresentado em sessão, discussão junto do cliente sobre ideias e atitudes que o mesmo relate. É algo que visa beneficiar o cliente e desenvolver alguma mudança de comportamento ou pensamento, que seja favorável para melhora das queixas ou problemas que o levaram a psicoterapia. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá! Quando um psicólogo menciona que vai fazer uma "intervenção", ele está se referindo a uma ação específica que será realizada durante uma sessão de terapia para ajudar o paciente a lidar com um problema ou desafio. Essas intervenções independente da abordagem visam promover o autoconhecimento e a resolução de conflitos. Espero ter contribuído.
Bom dia! Quando um psicólogo fala em "intervenção", ele se refere a uma ação planejada para ajudar a resolver um problema específico que você enfrenta. O objetivo é oferecer um tratamento, ferramentas e estratégias para melhorar seu bem-estar, sempre respeitando seu ritmo e limites. Espero ter ajudado, fique bem.
Olá, como tem passado?
A menos que seja algo bem específico de alguma forma de abordagem teórica nova ou recente, a "INTERVENÇÃO" é uma ferramenta que pode ser usada de diversas formas. Ela pode ser uma sugestão, um questionamento, um apontamento, um pensamento, um silêncio, uma conversa, uma fala, uma resposta, uma intervenção é intervir no discurso do paciente com alguma suposta finalidade, vir a saber, construir o saber do paciente.
Espero ter ajudado em algo, até a próxima.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!