O que significa "estar estabilizado" no transtorno bipolar?

3 respostas
O que significa "estar estabilizado" no transtorno bipolar?
Significa não ter mais crises nem de mania nem de depressão. Oscilações normais do humor (tristeza e alegria) poderão ocorrer, dependendo das circunstâncias, como podem ocorrer em todas as pessoas. Porém, as oscilações intensas do transtorno bipolar não mais ocorreerão.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os transtornos depressivo e bipolar tendem à ciclicidade, ou seja, os episódios podem ser desencadeados ou estabilizados de acordo com o quadro clínico, tratamento ou as circunstâncias, como estressores ou fatores emocionais.

Alguns pacientes exibem um curso crônico de alternância de sintomas hipomaníacos e de sintomas depressivos mas em geral, há uma propensão grande dos episódios variarem com relação ao curso clínico. Uma análise do histórico de cada curso feito um profissional pode indicar a fase ativa, estabilidade ou a remissão do quadro.

Os estabilizadores do humor e combinação terapêutica são a base de prevenção da doença bipolar. Ao parar com os tratamentos, mesmo depois de anos sem crise, há o risco de recaída. A decisão de interromper ou não a medicação e o tratamento terapêutico cabem ao médico e ao psicólogo!

Espero ter ajudado!
Olá! Quando falamos em bipolaridade, estar "estabilizado" significa que a pessoa está lidando com o transtorno de forma funcional. Os episódios de mania e depressão ficam menos intensos ou desaparecem por um tempo. Isso pode apontar que o tratamento realizado, medicamentoso e terapêutico, está sendo efetivo. Para finalizar, é importante destacar que "estar estabilizado" não significa que o cliente em tratamento ficará o tempo todo feliz. Ele continuará a sentir as emoções ( tristeza, alegria, raiva, amor) como todos os demais, só que dessa fez, de forma mais adequada.

Especialistas

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Záira Rodrigues

Záira Rodrigues

Terapeuta ocupacional

Florianópolis

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.