o que significa acidose? e quais suas principais complicações?
1
respostas
o que significa acidose? e quais suas principais complicações?
Acidose é a redução do pH do sangue abaixo do limite considerado normal (7,35 a 7,45). O mais importante é determinar se a acidose é aguda ou crônica, e qual o mecanismo que a está causando. A acidose respiratória é causada pela diminuição da eliminação de CO2 pela respiração, enquanto a metabólica é causada por insuficiência da excreção de ácidos pelos rins. Situações de aumento da produção de ácidos também podem ocorrer, como no coma diabético. Ou, o excesso de ácido pode ser resultado de intoxicação exógena, como por exemplo, na intoxicação por salicilato. O pH do sangue é determinante para o bom funcionamento de praticamente todos os sistemas do corpo, e a acidose, se muito acentuada e de desenvolvimento rápido, pode caracterizar uma situação de emergência, com risco de morte. Nessas situações, o tratamento indicado é a hemodiálise.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas
Hellen Caroline de Oliveira Pereira
Nefrologista, Internista, Médico clínico geral
Cacoal
Agendar uma visitaPerguntas relacionadas
- Estou tendo falta de ar,vem de repente dura as vezes umas duas horas e vai melhorando. Tô c dificuldade p comer.....li sobre acidez no sangue....pode ser? Não tenho problemas cardíacos...tenho 47 anos e tenho 67 kg. Estou piorando.O que faço?
- O que é acidose tubular renal e qual é a sua relação com a formação de cálculos urinários?
- Olá, gostaria de saber porque a cetoacidose é manifestada em pacientes com infecção grave, porque?
- O que é a acidose?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Acidose
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.