O que siginifica Fígado de dimensões normais e ecotextura homogênea, exceto pela presença de imagem

2 respostas
O que siginifica Fígado de dimensões normais e ecotextura homogênea, exceto pela presença de imagem nodular ecogênica, de contornos
regulares, medindo 16 x 16 mm, podendo corresponder a hemangioma, entre outras possibilidades diagnósticas.
Hepatimetria direita: 147 mm.
Hepatimetria esquerda: 70 mm.
Estou preocupada.
Olá, tudo bem?

As descrições do fígado sugerem a presença de um hemangioma, ou seja, uma formação vascular aumentada na região. Os limites são pequenos e não são preocupantes. Você deve fazer acompanhamento periódico com especialista.

Entendo sua preocupação ao receber um resultado de exame com descrições técnicas e possíveis achados. Vamos esclarecer o que isso significa de uma forma mais acessível e tranquilizadora.

Quando um laudo de ultrassonografia descreve o fígado como "de dimensões normais e ecotextura homogênea", isso significa que o tamanho do fígado está dentro do esperado para a saúde e que a textura do tecido hepático é uniforme, o que é um bom sinal. Essas características indicam que, de modo geral, o fígado parece estar saudável.

A menção de "imagem nodular ecogênica de contornos regulares, medindo 16 x 16 mm", refere-se à presença de um nódulo no fígado. O termo "ecogênica" significa que o nódulo reflete as ondas de ultrassom de maneira que ele aparece mais claro na imagem. "Contornos regulares" sugere que as bordas do nódulo são lisas e bem definidas, o que geralmente é um sinal positivo.

A possibilidade de corresponder a um hemangioma é mencionada. Hemangiomas são os tumores benignos mais comuns do fígado e, na maioria dos casos, não representam risco à saúde. Eles são formações vasculares (relacionadas a vasos sanguíneos) e, geralmente, não necessitam de tratamento, a menos que causem sintomas ou tenham um crescimento significativo.

As medidas de hepatimetria, direita com 147 mm e esquerda com 70 mm, referem-se ao tamanho das porções direita e esquerda do fígado, respectivamente, e estão informando que estas estão dentro de uma faixa considerada normal.

É compreensível que qualquer menção a um nódulo possa causar preocupação, mas é importante lembrar que muitos nódulos hepáticos são benignos e não afetam a função do fígado. No entanto, é crucial seguir as recomendações do seu médico quanto a qualquer acompanhamento ou exame adicional necessário para caracterizar melhor o nódulo e confirmar o diagnóstico. Em alguns casos, pode ser recomendado realizar exames de imagem adicionais, como uma ressonância magnética, ou um acompanhamento periódico para monitorar qualquer mudança no tamanho ou na aparência do nódulo.

A medicina integrativa pode oferecer suporte adicional, focando em aspectos como nutrição, manejo do estresse e outros fatores de estilo de vida que contribuem para a saúde do fígado e o bem-estar geral. Manter um estilo de vida saudável pode ajudar a otimizar a saúde do fígado e do corpo como um todo.

Lembre-se, a chave é manter uma comunicação aberta com seu médico, que pode fornecer orientações específicas baseadas em seu caso e ajudá-la a entender os resultados e os próximos passos.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.