O que seria o TP Narcisista Histriônico? Só acho respostas deles separados, mas juntos como são?

7 respostas
O que seria o TP Narcisista Histriônico? Só acho respostas deles separados, mas juntos como são?
Você só acha separados é porque são dois transtornos distintos e até mesmo com características opostas. Se a pessoa recebeu o diagnóstico dos dois, provavelmente está errado e deveria procurar outro psiquiatra para melhor definição do diagnóstico correto e do tipo de psicoterapia mais adequado ao caso.

De fato, como dito pela colega acima, e até onde eu conheço, não existe o transtorno de personalidade narcisista e histriônico ao mesmo tempo. São dois tipos de transtorno da personalidade distintos. Entenda que, personalidade significa um modo de agir, de pensar, sentir e do indivíduo e sua relação com os outros, dentro de uma cultura e um contexto específico.
No primeiro caso, a personalidade narcisista se apresenta como um comportamento de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia.
Enquanto que na personalidade histriônica, o comportamento é de busca de atenção e excessivas expressões de emocionalidade.
Tais comportamentos indicam um modo de funcionar do sujeito, mas serão considerados transtornos se apresentam-se em grau demasiadamente forte a ponto de ser prejudicial ao sujeito e suas relações com o mundo.
Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Como meus colegas disseram, não existe esses dois transtornos de personalidade juntos em um mesmo indivíduo, e são antagônicos.
Gostaria de salientar dois pontos:
1º- Se você recebeu esse tipo de diagnóstico, aconselho procurar outro profissional para fazer novamente uma avaliação.
2º- Se é você que está tentando se auto diagnosticar ou fazer isso para alguma pessoa próxima, recomendo não tentar se enquadrar em algum transtorno , o importante é procurar ajuda de especialistas como o psiquiatra e o psicólogo , para ajudar nas questões que estão te afligindo.
Qualquer coisa , estou a disposição! Espero ter ajudado!
Transtorno da personalidade narcisista diz respeito a um tipo de problemas e histriônico a outro. O primeiro está relacionado a problemas do valor de si mesmo, estabilidade emocional. O transtorno histriônico por sua vez diz respeito a problemas ligados ao corpo, atuações, mas também a certa estabilidade emocional. Os dois são semelhantes, mas diferem na origem do problema. No caso de busca de tratamento, indico a psicoterapia e também caso julgue necessário o psiquiátrico TB.
Concordo com as respostas postadas acima. Cabe procurar um outro profissional para rever esse diagnóstico.
Olá, gostaria de complementar ressaltando que ninguém é uma coisa só, quando uma pessoa recebe um diagnóstico ele é baseado nas características que mais se sobressaem a respeito dela. E através deste diagnóstico, buscaremos a melhor maneira de ajudá-la, mas cada indivíduo é único, e pode apresentar uma variedade de características. De fato, não é comum a pessoa receber um diagnóstico duplo desta maneira, porém entendo que seja possível sim algumas características serem parecidas, e talvez gerar alguma confusão. Em linhas gerais, de maneira bem resumida: O narcisista é aquela pessoa que se sente muito importante, sente que o mundo gira em torno dela e para confirmar isso ela precisa da admiração e da atenção do outro, e em geral tem pouca ou nenhuma empatia pelo outro. O histriônico é aquela pessoa que vai fazer de tudo pra chamar a atenção do outro, pra conseguir ser o centro das atenções, utilizando-se das habilidades que tiver, mas não necessariamente se sente importante, pode inclusive se sentir o oposto disso. Seria necessário verificar quais características se relacionam, e quais mais se sobressaem, para se chegar no diagnóstico mais coerente e a melhor maneira de ajudar a pessoa. Espero poder ter ajudado. Qualquer coisa fico à disposição.
Não se prenda tanto a diagnóstico, procure um bom psiquiatra e um bom psicólogo para que você resolva as suas questões, suas necessidades e objetivos. Invista mais tempo no autoconhecimentoe menos na busca de diagnóstico por si só.
Um abraço