O que se deve tomar em caso de TDAH?

8 respostas
O que se deve tomar em caso de TDAH?
Existem medicamentos que se propõem a tratar o TDAH, porém existem estudos comprovados de que quando existe um trabalho multidisciplinar adequado, quando família, escola e profissionais (como psicólogos, psicopedagogos , fonoaudiologos, terapeutas ocupacionais entre outros) trabalham juntos obtém-se resultados satisfatórios e mais eficazes do que o próprio medicamento que apenas deixa a criança "quieta" . Espero que tenha respondido sua pergunta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Primeiro é preciso fazer uma boa avaliação, incluindo também uma boa investigação / entrevista com a família e anamnese. Fazer a investigaçao através da Escala de TDAH que é encaminhado para os pais e a escola preencher. Depois tentar identificar qual é a modalidade, sendo que, o TDAH é subdividido e, três tipos:
- Transtorno do déficit de atenção com predomínio do sintoma de desatenção;
- Transtorno do déficit de atenção com predomínio do sintoma hiperatividade;
- Transtorno do déficit de atenção combinado, no qual ambos os sintomas se manifestam.

Após a análise do Psicóloga, fazer o encaminhamento para a Psiquiatria especializada na infância. A criança será avaliada pelo especialista onde o mesmo irá verificar se haverá a necessidade de terapia medicamentosa ou não.
Os medicamentos para TDAH, são receitados por neurologistas depois de uma boa avaliação e testes psicológicos, para que se tenha certeza do diagnóstico. Devemos lembrar que o medicamento mais comum usado nesse caso é a Ritalina e tem muitos efeitos colaterais, por isso deve ser muito bem diagnosticado para que se tenha ganhos objetivos.
Primeiro a pessoa deverá ser avaliada por um médico psiquiatra ou neuropsicólogo, e se possível fazer uma bateria de exames neuropsicológicos para que se tenha certeza da necessidade do uso de medicamentos. Além do tratamento medicamentoso, o médico poderá encaminhar para tratamentos específicos para que haja melhora nos sintomas avaliados, como psicólogo e fonoaudiólogo. O trabalho conjunto conforme a necessidade é que determinará o sucesso do tratamento.
Após o diagnostico dado por um medico, ritalina, que pode ou nao ser combinada com antidepressivo e psicoterapia. Porém, deve-se estar atento aos efeitos colaterais e dependencia que a medicacao causa. Existe também, o tratamento com psicoterapia sem a medicação, que faz com que a criança aprenda a lidar com sua forma de ser e explore suas potencialidades latentes.
A avaliação em conjunto de profissional da psicologia e da psiquiatria é o melhor caminho. Contudo, é uma decisão importante que a família tomará, pois apenas o medicamento não modifica o estilo de vida, de outro lado, em alguns casos a psicoterapia, com resultados a médio e longo prazos, é relevante.
Os profissionais para avaliação e prescrição de medicamentos se necessário neste caso é o Psiquiatra e Neurologista, mas uma avaliação neuropsicológica também é importante para avaliar o que está acontecendo e ajudar tanto você quanto outros profissionais a entender o caso e claro a melhora do quadro.
Quem definirá a necessidade do uso de qualquer medicação para o TDAH será o médico psiquiatra.

Além das medicações já citadas corretamente pelos colegas (Ritalina, cujo princípio ativo é o metilfenidato; e Stavigile, cujo princípio ativo é a modafinila), mais recentemente chegou ao Brasil o Venvanse, cujo princípio ativo é a lisdexanfetamina.

Respeitosamente,

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 441 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.