O que se define como personalidade borderline?

5 respostas
O que se define como personalidade borderline?
Diversos autores usam o termo borderline. Em 1967 Grinker e outros descreveram a sindrome borderline com as principais características: sentimento de raiva como afeto único ou essencial; tendência para se apoiar afetivamente, moralmente e de maneira exclusiva numa ou em diversas pessoas; instabilidade - ausência de auto-identidade consistente; depressão sem sentimentos de culpa, sem auto-acusação e remorso.
Outro autor, Gunderson, explora 5 áreas na avaliação do transtorno bordeline: 1ª - A adaptação social (aparentemente sem problemas); 2ª - Impulsos e ações (atitudes impulsivas, drogadição, álcool, auto-agressão, promiscuidade, bulimia); 3ª - Afetividade (depressão, raiva, ansiedade e desprezo); 4ª - Eventuais surtos psicóticos (normalmente breves, reativos e pouco severos); 5ª - Relações interpessoais (não suportam o abandono e a solidão, necessitam do outro em tempo integral, são francamente dependentes, masoquistas e manipuladoras).
Abçs, Betânia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Complementando o que foi, corretamente, dito pelo Max Santinelli, devemos lembrar que os transtornos de personalidade são maneiras com que a pessoa constitui sua personalidade, o seu "jeitão" como as pessoas dizem. O transtorno de Personalidade Borderline é considerado dentro dos transtornos do Cluster B, que incluem outros 3 transtornos. Em relação ao transtorno Borderline, existem nos critérios diagnósticos do DSM IV (estes critérios foram atualizados em maio deste ano para o DSM V, mas ainda existem algumas discussões à respeito) a:
instabilidade do afeto
raiva ou ira inapropriados
sentimentos de vazio interior crônicos
tentativas de suicidio recorrentes ou automutilação
relacionamentos interpessoais instáveis (uma hora ama outra hora odeia)
impulsividade
tentativa de evitar o abandono das outras pessoas (mesmo que imaginário)
instabilidade no jeito de se identificar com o mundo
possibilidade de sintomas paranoides passageiros (desconfianças exageradas por exemplo)
O Transtorno da personalidade Borderline ( Limítrofe) faz parte dos transtornos de personalidade.
Tem como caracteristicas na maioria dos casos um padrões de relacionamentos intensos, confusos e desorganizados.
São muito comuns as variações de humor.
O comportamento impulsivo geralmente é auto-destrutivo e dificuldades com a auto-imagem costumam a ser frequentes.
segundo o CID 10 (Código internacional de doenças), o borderline está incluído nos transtornos de personalidade com instabilidade emocional . Além das características deste transtorno como imprevisibilidade, acessos de cólera, irritabilidade e impulsividade. o borderline também apresenta perturbações da auto-imagem, sempre muito referente ao outro e a sua opinião, dificuldade de estabelecer projetos mantendo sensação de vacuidade, relações interpessoais intensas e instáveis com comportamentos auto destrutivos e por vezes suicidas (ou com gestos suicidas). É um quadro bastante florido que pode não apresentar todas essas características, mas, com o amadurecimento e com trabalho analítico possui bom prognóstico.
Todos nós apresentamos momento de explosões de raiva,tristeza, impulsividade, teimosia, instabilidade de humor, ciúmes intensos, apego afetivo, desespero, descontrole emocional, medo de rejeição, insatisfação pessoal e quase sempre isso gera transtornos e prejuízos para nos mesmos e para pessoas ao nosso redor. Porém quando esse comportamento se apresentam de forma freqüente, intensa e persistente eles acabam por produzir um padrão existencial marcados por dificuldades de adaptação do indivíduo ao seu meio social. Quando isso ocorre podemos estar diante do transtorno de personalidade borderline. Os Borders apresentam hiperatividade emociona, ou seja, é muito sentimento, muita emoção sempre. E costumam lidar muito mal com qualquer tipo de adversidade especialmente as que envolvem rejeição, desaprovação ou abandono. Quando se decepcionam com uma dessas situações desencadeiam uma reação de estresse muito mais intensa e abrangente do que o esperado.

Especialistas

Jeane Godoy

Jeane Godoy

Psicólogo

Cuiabá

Natália Nuernberg

Natália Nuernberg

Psicólogo

Florianópolis

Geraldo Paulino

Geraldo Paulino

Psicólogo

João Pessoa

Juliana Xavier

Juliana Xavier

Psicólogo

Rio de Janeiro

Ana Carolina Assis

Ana Carolina Assis

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 261 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.