O que se caracteriza um episódio psicótico agudo? É recomendável o uso de risperidona para tratar

4 respostas
O que se caracteriza um episódio psicótico agudo? É recomendável o uso de risperidona para tratar das crises?
Um episódio psicótico agudo é caracterizado por uma quebra no juízo de realidade, com a possível ocorrência de delírios e alucinações, numa duração inferior a um mês. Risperidona é uma das medicações utilizadas para o controle dos sintomas, porém é indispensável uma avaliação psiquiátrica para se tomar a conduta mais apropriada para o caso.

Cordialmente,
Dr. Daniel A. Cavalcante

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Um episódio psicótico agudo pode se apresentar de várias maneiras. A característica comum a qualquer forma de apresentação é ruptura do paciente com a realidade. Essa ruptura é decorrente de alterações no juízo crítico, por alguma patologia psiquiátrica ou por doenças orgânicas extra-cerebrais.. É comum ocorrerem sintomas como desorganização do pensamento, alterações na percepção( alucinações e/ou ilusões), no comportamento( agressividade, erraticidade), alterações no humor, no afeto, na coerência e na interação do paciente consigo mesmo e com o ambiente. É uma emergência psiquiátrica, demanda abordagem imediata com medicamentos( entre eles está a risperidona) e internação hospitalar, quando há riscos de auto ou heteroagressividade.
Olá,
O transtorno psicótico agudo é uma experiência vivida pelo sujeito acometido por uma "crise", devido à causas variadas, levando à sintomas agudos como desorganização mental, comportamentos de risco, tanto para a pessoa em crise como para as pessoas à sua volta, agitação psicomotora, delírios, alucinações, entre outros, de acordo com cada pessoa. A intervenção medicamentosa é utilizada em quase todos os casos, inclusive por se tratar de uma emergência. Um diferencial no acolhimento à essas situações, é o vínculo que o paciente pode ter estabelecido com um profissional antes que ocorra este surto (no caso de reincidência da crise). Uma escuta profissional qualificada e prolongada pode proporcionar ao paciente uma maneira menos sofrida de passar pela experiência da crise psiquiátrica. Procure uma equipe multiprofissional!
Abraços
A ocorrência de um episódio psicótico agudo é caracterizada pela predominância da cisão do psiquismo do paciente, ou seja, fantasia e realidade acabam por serem fusionadas e, por conseguinte, o indivíduo não consegue discernir os limites dessas duas instâncias.
Torna-se imprescindível a avaliação psiquiátrica, pois o tratamento medicamentoso visa justamente atuar diretamente nos sintomas predominantes, sendo estes a confusão mental/desorganização do pensamento; mudanças abruptas no que se refere ao comportamento e apreensão do mundo que o cerca; inclusive há surgimento de alucinações e delírios, dentre outros sintomas possíveis.
Em função do surto psicótico, o paciente precisa ser atendido prontamente, inclusive há serviços de emergência especializados, de cunho psiquiátrico.
Como Psicanalista e Psicóloga reconheço a extrema importância da medicação visando o bem-estar físico e emocional do paciente, mas, a longo prazo, torna-se imprescindível que o paciente se engaje em análise.

Especialistas

Felipe Arruda

Felipe Arruda

Psiquiatra

São Paulo

Claudia Domingues

Claudia Domingues

Psicólogo, Psicanalista, Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Zelia Carmo

Zelia Carmo

Psicanalista

Rio de Janeiro

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Lucas Palma Nunes

Lucas Palma Nunes

Psiquiatra

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 89 perguntas sobre Transtornos Psicóticos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.