O que são disturbios oculo-motores?
14
respostas
O que são disturbios oculo-motores?
Trabalho com fisioterapia ocular e fico muito feliz em receber perguntas relacionadas a fisio oftálmica. Muito bem, vamos la! Distúrbio oculo motor é qualquer alteração no movimento (normal) dos olhos: nossos olhos possuem 6 pares de músculos, que os levam pra cima, pra baixo e para os lados de forma coordenada e igual em ambos os lados. Quando um ou mais destes pares de músculos perdem força ou se tornam desiguais, ocorre um distúrbio oculo motor. A fisioterapia vem para reeducar os movimentos dos olhos. O mais comum dos distúrbios oculomotores é o estrabismo por exemplo, que tem uma grande melhora com a fisioterapia na maioria dos casos.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Parabéns Dra Kellen pelo esclarecimento. Outros distúrbios oculo motores podem ser causados por alteração na função vestibular, oriunda de problemas no sistema nervoso central ou no labirinto. Há avaliações específicas para cada tipo de problema, inclusive os problemas oculomotores de origem vestibular, como a Vídeo Oculoscopia, a Vídeo Oculografia e a Vídeonistagmografia.
Tenho especialidade nesta área mas tudo o que eu ia falar os colegas acima, a doutora Kellen Baggio e o doutor Lázaro Juliano Teixeira, disseram. Esclareceram tudo com propriedade.
São distúrbios relacionados ao movimento dos olhos, e que geralmente estão associados a algum comprometimento dos nervos crânianos. Já se sabe que para casos de Hipoconvergência a Osteopatia ajuda bastante alem de exercícios regulares.
Os colegas foram esclarecedores nas respostas! Parabéns! É uma alteração na movimentação normal dos olhos! Procure um profissional da sua confiança para reabilitação!
Sem mais a acrescentar! Os colegas foram esclarecedores!
Boa tarde! Procure um Fisioterapeuta que trabalhe com Ortóptica.
Parabéns as respostas acima dos colegas fisioterapeutas, apenas para complementar o que disseram, os distúrbios oculomotores são muito mais comuns do que pensamos, pois as vezes passa despercebido durante a avaliação dos fisios que não trabalham com especialidade. Muitos pacientes se queixam de cefaleias noturnas, cervicalgias, tonturas, sono intenso ao começar a ler e muitos outros sintomas relacionados com este desequilíbrio e fraqueza dos músculos extraoculares responsáveis por nossa visão binocular, a fusão das imagens oculares e perseguição e foco do nosso alvo visual. Super recomendo uma avaliação com conhecedor desta especialidade.
Como disse a colega, muito bom ver interesse na fisio ocular. Os distúrbios oculomotores são mais frequentes do que pensamos e não tem uma idade específica para começar. Em crianças podem ser confundidas com hiperatividade ou déficit de atenção por esse um “estrabismo” não comum como quando estamos acostumados ao ouvir esse nome. Em adultos, podem dar dores de cabeça no final do dia (por estresse muscular), dupla imagem em alguns casos... quanto a função vestibular, os olhos são as portas para diagnostico, sendo muito importante a avaliação em pacientes com alterações vestibulares. A nível postural, tem testes específicos para saber se olho é causa ou consequência (por uma alteração da boca). Não é tão simples quanto pensamento e não só tratamos estrabismos. Espero ter ajudado.
Aos 2 primeiros especialistas foram brilhantes qt a abordagem. Fico com o problema vir do sistema nervoso central. Mas vc vai ter a solução...
Apenas complemento, para o tratamento dos distúrbios oculomotores, existem possibilidades com exercícios oculares, terapia com prisma, terapia manual oculomotora, e em casos de lesões encefálicas (e também após ser constatado que não há influência do sistema vestibular), a neuromodulação não invasiva e a integração visuomotora podem auxiliar no reequilíbrio da musculatura extraocular e no controle postural.
Trabalho com a posturologia, o captor ocular é um dos principais causadores de alterações posturais, principalmente a anteriorização cervical. Quando encontramos disfunção nesse captor utilizamos exercícios específicos para estimular a musculatura ocular. Excelentes todas as respostas anteriores, colegas estudiosos aqui.
São patologias oculares, mais da musculatura dos olhos tais como: estrabismo, nistagmo.
Parabéns aos colegas! Acredito também que possa ocorrer uma paralisia do 3º nervo craniano que pode prejudicar os movimentos dos olhos, a resposta das pupilas à luz, ou ambos.( Essas paralisias podem ocorrer quando a pressão é colocada sobre o nervo ou o nervo não é irrigado com sangue suficientemente.)
Especialistas
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Reabilitação dos distúrbios oculomotores
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.