O que são antidepressivos tricíclicos e tetracíclicos?

8 respostas
O que são antidepressivos tricíclicos e tetracíclicos?
Olá, também concordo com tudo explicado acima. Lembrando que o melhor profissional para fazer o diagnóstico e medicalização é o psiquiatra, sempre acompanhado de uma psicoterapia com um psicólogo porque os antidepressivos aliviam alguns sintomas mas não colocam nossa vida em ordem.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Concordo com as explicações dos colegas acima, mas é muito importante saber exatamente o diagnóstico para ter um tratamento adequado, tanto com medicação para com a terapia. Fico a disposição.
Os antidepressivos são classificados de acordo com sua estrutura química ou com suas propriedades farmacológicas.Tanto os antidepressivos tricíclicos quanto os antidepressivos tetracíclicos são classificados como antidepressivos heterocíclico, ou seja, possui uma estrutura cíclica ( anéis benzênicos).
Os tricíclicos atuam no sistema límbico aumentando a noradrenalina e\ou serotonina, possuem baixo custo mas causam mais efeitos colaterais do que os tetracíclicos.
Os tetracíclicos são considerados uma evolução dos antidepressivos tricíclicos, apresentam menos efeitos colaterais e agem sobre diversos neurotransmissores.
Tanto um quanto o outro não são usados somente para o tratamento da depressão, podem ser usados para vários tipos de transtornos.
O objetivo do antidepressivo é a remissão dos sintomas mas não podemos esquecer que para uma melhora da qualidade de vida precisamos trabalhar as causas que o levaram ao uso da medicação,para isso procure ajuda de um psicoterapeuta.
Foram os primeiros antidepressivos lançados no mercado. O nome tricíclico vem de sua estrutura molecular. Eles se catacterizam por se ligarem à todas as monoaminas (serotonina, dopamina e noradrenalina). São antidepressivos altamente eficazes, mas são menos toleráveis pros pacientes comparados com s de nova geração. Geralmente dão ganho de peso, disfunção sexual, boca seca, hipotensão postural e interagem com outras medicações.
O antidepressivos tricíclicos são mais antigos pertencem a primeira geração de medicamentos desenvolvidos para tratar a depressão. Os tetracíclicos são mais leves e geralmente escolhidos após a primeira avaliação do psiquiatra que vai adequando um medicamento mais específico que atue apenas nos receptores-problema. Atualmente os tricíclicos são utilizados para tratar transtorno obsessivo compulsivo (TOC), transtorno de déficit de atenção, transtornos de pânico e fobia. Os tetracíclicos são utilizados para os outros transtornos com sintomas mais especifico.
Psiquiatra trata os sintomas a psicoterapia trata os sentimentos, sempre importante lembrar que é interessante estar acompanhado da terapia nesse momento.
Att.
Eduardo
Essa classe de antidepressivos aumenta o efeito da serotonina, mas não são seletivos, tem diversas outras ações, que em geral causam mais efeitos colaterais, como ganho de peso, sonolência, boca seca e prejudicar bastante o hábito intestinal. Cabe colocar que, no tratamento de depressão, além da medicação é essencial o acompanhamento por psicóloga(o). Abraço.
Ampliando a discussão e olhando para o alvo dos antidepressivos, ou seja, a própria depressão, é necessário, antes de mais nada, consultar um profissional capaz de fazer um bom diagnóstico. A pessoa pode buscar tanto um psiquiatra, quanto um psicólogo para isso. Diagnosticada a depressão, pesa-se a importância dos medicamentos na vida do indivíduo. Receitados ou não, a psicoterapia se faz imprescindível para que se retome uma vida cheia de significado e que vale a pena ser vivida.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Imbituba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1144 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.