O que posso fazer para diminuir o índice glicemico de um bolo integral sem açúcar

6 respostas
O que posso fazer para diminuir o índice glicemico de um bolo integral sem açúcar
Deixa-lo somente com a fruta, por exemplo: um bolo de banana, você pode utilizar farinha de aveia e uma banana bem madura, facilitando a diminuição do IG

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O que importa é a carga glicêmica da refeição no geral, por isso, para diminuir esse impacto na glicemia você pode adicionar uma fonte de proteína e/ou gordura para acompanhar esse bolo: ovos mexidos, queijo, iogurte com chia, whey protein, café com leite... são várias estratégias que podem ser aplicadas, depende do seu gosto e da sua situação de saúde atual: se tem resistência a insulina, pratica algum exercício físico... são diversas variáveis. Se quiser orientações de forma individualizada, conte comigo.
Tu pode mesclar as farinhas, farinha de aveia + farinha de trigo integral, psyllium + farinha de aveia ou farinha de trigo integral + psyllium. Outras opções são as que as colegas falaram, focando principalmente na questão da proteína! E não esqueça de beber água, alimentos integrais exigem um consumo de água adequado para tu não ter problemas com evacuação. Se precisar de mais ajuda, me chama!
O bolo seria apenas 01 fatia para o lache, isso diante de uma dieta é nada, o que levamos em consideração são mudanças de hábitos e qdo isso acontece tudo muda até a receita do bolo
Para diminuir o índice glicêmico de um bolo integral sem açúcar, você pode começar usando farinhas mais saudáveis, como a de aveia ou amêndoa, que têm um impacto menor no açúcar no sangue do que a farinha de trigo. Incorporar ingredientes ricos em fibras, como aveia em flocos ou sementes de chia, também é uma boa ideia, pois a fibra ajuda a retardar a absorção de açúcares.
Em vez de açúcar, considere utilizar purês de frutas, como banana ou maçã, que não só adoçam naturalmente o bolo, mas também trazem umidade e nutrientes. Se precisar de um pouco mais de doçura, você pode optar por adoçantes naturais com baixo índice glicêmico.
Adicionar nozes e sementes é outra estratégia eficaz, pois além de saborosas, elas também ajudam a diminuir o índice glicêmico e aumentam o valor nutricional do bolo.
Ola, Boa Tarde! Faça esse bolo com alguma fibra como por exemplo farelo ou/e farinha de aveia! Inclusive tenho receita no meu insta de um muito bom! Boa sorte @nutrikarinesales

Especialistas

Poliana Carvalho

Poliana Carvalho

Nutricionista

Uberlândia

Maria Claudia Ribeiro

Maria Claudia Ribeiro

Nutricionista

Brasília

Leonardo Pedrosa

Leonardo Pedrosa

Nutricionista

Recife

Patricia Cunha

Patricia Cunha

Nutricionista

Recife

Luiz Gustavo dos Santos

Luiz Gustavo dos Santos

Nutricionista

Belo Horizonte

Caroline De Toledo

Caroline De Toledo

Endocrinologista pediátrico

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1319 perguntas sobre Diabetes
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.