O que pode ser feito nutricionalmente, para apoiar tratamentos convencionais de câncer de próstata

3 respostas
O que pode ser feito nutricionalmente, para apoiar tratamentos convencionais de câncer de próstata?
Hábitos de vida saudáveis, alimentação equilibrada, nunca fumar, não beber em excesso, dormir bem, exercício físico regular! Att

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É sabido que pacientes com sobrepeso ou obesidade, com dieta rica em gordura animal costumam apresentar formas mais agressivas da doença.
Alterações dietéticas em um paciente que já está em tratamento não iria interferir diretamente na sua eficácia mas com certeza pacientes com peso dentro da faixa de normalidade, sem hipertensão, sem dislipidemias, sem alterações metabólicas outras, não sedentário apresenta maiores chances de ter uma sobre vida maior e com mais qualidade de vida.
Alguns tratamentos como a hormonioterapia aumenta o risco de eventos cardiovasculares como o infarto agudo do miocárdio e hábitos alimentares saudáveis podem proteger o paciente destes eventos adversos.
Após diagnóstico de cáncer de próstata, medidas dietéticas podem ser úteis na perda de peso, redução do risco para eventos cardiovasculares e diminuição do risco de fraturas.
Há evidências de que a incidência de tumores mais agressivos e a chance de recidiva do câncer seja maior em pacientes obesos. Uma dieta mais saudável permite melhor recuperação após tratamento cirúrgico, menor risco de infecção, eventos tromboembólicos e cardiovasculares.
Embora alguns dados sugiram o papel protetor da ingestão de café, de dieta rica em licopeno e derivados de soja quanto ao risco de câncer avançado, ainda são necessários melhores estudos.
Suplementação de zinco, cálcio, vitamina D, selênio e vitamina E tem resultados controversos, e estudos até apontam uma associação com o aumento do risco de câncer de próstata para alguns desses suplementos.
Manter uma dieta saudável com baixo teor de gordura e redução do peso podem ser úteis como auxiliares no tratamento.

Especialistas

Gustavo Gianotto Oliveira

Gustavo Gianotto Oliveira

Urologista

Jales

Bruno Molina

Bruno Molina

Urologista

Nova Mutum

Letícia Quinane

Letícia Quinane

Oncologista

Rio de Janeiro

André Corrêa

André Corrêa

Urologista

Belo Horizonte

Eduardo Bischoff

Eduardo Bischoff

Oncologista

Porto Alegre

Agendar uma visita
Andre Bertelli

Andre Bertelli

Urologista

Uberlândia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 513 perguntas sobre Câncer de próstata
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.