O que pode ser considerado uma doença genética ''familiar''? As pesquisas geralmente vão ate os A

9 respostas
O que pode ser considerado uma doença genética ''familiar''? As pesquisas geralmente vão ate os Avós?
Estudos científicos têm buscado a relação genética da depressão, porém, já se sabe que esse fator não é determinante. É preciso olhar para a depressão com toda a complexidade que ela merece. O que te aconselho é buscar um tratamento psicológico, onde você possa se sentir acolhido e respeitado para falar sobre como é essa questão pra você, bem como, sobre essas relações familiares que podem estar interligadas com a sua depressão. Espero ter ajudado. Estou à disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Normalmente sim. Não descartando históricos progressos a eles. Normalmente aprendemos a partir da nossa herança genética e para tornamos seres individuais precisamos desenvolver nossos próprios modos relacionais. A depressão pode estar diretamente ligada a como reproduzimos nossos comportamentos a partir daqueles que nos ensinaram. Aprender que cada indivíduo tem seu mapa cerebral e cada um reage de um modo diferente é fundamental para nossa saúde.

Abraço!
A disposição!
A depressão é multifatorial.A genética está implicada mas não é só ela que determina o quadro. Este teu raciocínio " mendeliano ", matemático, está ultrapassado atualmente ( sem ofensa, apenas te orientando ).
Como já bem explicado por especialistas acima, a depressão é multifatorial, mas, muito importante que busque por ajuda junto a profissionais da Psicologia para que possa ser devidamente orientada.
A depressão é um sintoma daqueles, não é? A ponto de tentarmos de alguma forma achar um culpado. Não há culpados, é uma forma de viver, que inclui quebra de expectativas, angústia, medos, baixa auto-estima etc. Que tal você procurar ajuda de um profissional psi para falar sobre sua história de vida, sobre esta angústia que não lhe deixa? Não desista de procurar respostas!
Prezada boa tarde!
O nascimento não apenas marca o início da vida individual como também, e principalmente, o início ou a continuação da vida familiar. O estudo das gerações anteriores é uma ferramenta valiosa para entender o lado individual e ajuda muito nop processo terapêutico. As pesquisas podem ir sim até os avòs , mas nada impede de ir além.

Gratidão.
Se formos analisar pela abordagem sistêmica, o fator genético ou transgeracional abrange não só até a terceira geração (avós), mas bem além e incluimos também a família extensa que contempla não só a linha vertical das gerações, mas também a linha horizontal do clã familiar para entender o processo de fatores estressores na famíla que originaram a depressão. Para identificar estes membros é necessário elaborar um genograma e neste poderemos detectar interligações de membros do clã que serão importantes para o diagnóstico e o tratamento do PI depressivo na linhagem atual. Procurar um psicólogo é o melhor caminho para verificar cada caso e lembrar que a depressão é considerada de fundo multifatorial, onde a genografia familiar é uma das mais importantes a serem consideradas.
A predisposição genética é um fator, existe o fator ambiental, somos seres bio-psico-social. Espero ter ajudado!
Olá, no caso da depressão existe uma predisposição genética, mas que não é um fator determinante, podendo ser desencadeada por outras razões também.
Quanto a pesquisas genealogia vão até os avós sim.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.