O que pode ser considerado uma doença genética ''familiar''? As pesquisas geralmente vão ate os A
9
respostas
O que pode ser considerado uma doença genética ''familiar''? As pesquisas geralmente vão ate os Avós?
Estudos científicos têm buscado a relação genética da depressão, porém, já se sabe que esse fator não é determinante. É preciso olhar para a depressão com toda a complexidade que ela merece. O que te aconselho é buscar um tratamento psicológico, onde você possa se sentir acolhido e respeitado para falar sobre como é essa questão pra você, bem como, sobre essas relações familiares que podem estar interligadas com a sua depressão. Espero ter ajudado. Estou à disposição!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Normalmente sim. Não descartando históricos progressos a eles. Normalmente aprendemos a partir da nossa herança genética e para tornamos seres individuais precisamos desenvolver nossos próprios modos relacionais. A depressão pode estar diretamente ligada a como reproduzimos nossos comportamentos a partir daqueles que nos ensinaram. Aprender que cada indivíduo tem seu mapa cerebral e cada um reage de um modo diferente é fundamental para nossa saúde.
Abraço!
A disposição!
Abraço!
A disposição!
A depressão é multifatorial.A genética está implicada mas não é só ela que determina o quadro. Este teu raciocínio " mendeliano ", matemático, está ultrapassado atualmente ( sem ofensa, apenas te orientando ).
Como já bem explicado por especialistas acima, a depressão é multifatorial, mas, muito importante que busque por ajuda junto a profissionais da Psicologia para que possa ser devidamente orientada.
A depressão é um sintoma daqueles, não é? A ponto de tentarmos de alguma forma achar um culpado. Não há culpados, é uma forma de viver, que inclui quebra de expectativas, angústia, medos, baixa auto-estima etc. Que tal você procurar ajuda de um profissional psi para falar sobre sua história de vida, sobre esta angústia que não lhe deixa? Não desista de procurar respostas!
Prezada boa tarde!
O nascimento não apenas marca o início da vida individual como também, e principalmente, o início ou a continuação da vida familiar. O estudo das gerações anteriores é uma ferramenta valiosa para entender o lado individual e ajuda muito nop processo terapêutico. As pesquisas podem ir sim até os avòs , mas nada impede de ir além.
Gratidão.
O nascimento não apenas marca o início da vida individual como também, e principalmente, o início ou a continuação da vida familiar. O estudo das gerações anteriores é uma ferramenta valiosa para entender o lado individual e ajuda muito nop processo terapêutico. As pesquisas podem ir sim até os avòs , mas nada impede de ir além.
Gratidão.
Se formos analisar pela abordagem sistêmica, o fator genético ou transgeracional abrange não só até a terceira geração (avós), mas bem além e incluimos também a família extensa que contempla não só a linha vertical das gerações, mas também a linha horizontal do clã familiar para entender o processo de fatores estressores na famíla que originaram a depressão. Para identificar estes membros é necessário elaborar um genograma e neste poderemos detectar interligações de membros do clã que serão importantes para o diagnóstico e o tratamento do PI depressivo na linhagem atual. Procurar um psicólogo é o melhor caminho para verificar cada caso e lembrar que a depressão é considerada de fundo multifatorial, onde a genografia familiar é uma das mais importantes a serem consideradas.
A predisposição genética é um fator, existe o fator ambiental, somos seres bio-psico-social. Espero ter ajudado!
Olá, no caso da depressão existe uma predisposição genética, mas que não é um fator determinante, podendo ser desencadeada por outras razões também.
Quanto a pesquisas genealogia vão até os avós sim.
Quanto a pesquisas genealogia vão até os avós sim.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como a depressão pós parto pode contribuir para a queda de cabelo?
- É verdade que é fluoxetina tira o libido do homem , e qual remédio pode subistituir ele sem tirar o libido ?
- Bom dia! Estou tomando velija 30 mg há 3 dias, durante o dia fiquei muito sonolenta, mas a noite não consigo dormir, fico acordando a noite toda. Gostaria de saber se isso vai melhorar com o uso...
- Já fis vários exames do coração holter eletrocardiograma ecocardiograma e ñ deu nda mais continuo sentindo uma pausa no coração uma atrás da outra, eu so ansiosa tenho muinto medo de morrer a qualquer momento, eu estou tomando cetralina e torest, me ajudem o que eu faço?
- O lítio é um inibidor seletivo (ISRS/IRSN) ou da classe dos tricíclicos?
- Fui diagnosticada com depressão com sintomas psicóticos. O antipsicótico é tomado direto para a vida toda?
- estou tomando zetron 300mg e voextor 10mg todo dia após o almoço, porém sinto um sono absurdo durante o dia e uma indisposição também, é normal?
- Já está fechando um mês que estou tomando 40mg de paroxetina e até agora não melhorei, tenho depressão e ansiedade, será que devo procurar meu psiquiatra para aumentar a dose?
- Estava a 15 dias sem tomar desvenlafaxina, senti os sintomas de retirada todos. Agora consegui renovar minha receita, posso voltar a tomando a mesma dose que estava tomando anteriormente?
- Já faz algumas semanas que tenho problemas para dormir, meu sono só vem às 4 horas da manhã e acabo acordando às 13 horas da tarde. Mesmo dormindo por 9 horas, me sinto cansada e exausta o tempo todo. Eu já conversei com um psicólogo e ele percebeu que é possível que eu tenha depressão. Qual especialista…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.