o que pode ocasionar a baixa da vitamina b12 no organismo

5 respostas
o que pode ocasionar a baixa da vitamina b12 no organismo
Olá!
A baixa de vitamina b12 pode ser ocasionada pelo baixo consumo de alimentos fonte, principalmente de origem animal como: Carnes (boi, peixe, frango, suínos), ovos, leites e derivados. Por isso, acaba sendo comum em práticas alimentares como vegetarianismo e veganismo.
A queda desta vitamina pode, também, ser ocasionada por lesões gástricas (úlceras gástricas) ou procedimentos cirúrgicos estomacais (bariátrica), devido à queda na produção do "fator intrínseco", responsável pelo transporte da b12 até sua absorção no final do intestino delgado.
Cirurgias no final no intestino delgado como ressecções no íleo, ou síndromes intestinais como: síndrome do intestino irritado, doença de chron ou quadros agudos de disbiose também podem ocasionar uma queda na absorção da b12, assim como de outras vitaminas e minerais.
Espero ter esclarecido algumas causas. Estou à disposição para auxiliá-lo(a) caso precise. @gabrielgsilva.nutri
Te convidamos para uma consulta: Consulta de nutrição - R$ 180

Olá, como vai?
A vit B12 está sendo muito falada hoje em dia por estar relacionada a saúde mental e o bom funcionamento do sistema imune. A falta de vit B12 causa fadiga, dores no corpo, falta de memória, problemas de figado e baixa imunidade.
A suplementação se faz necessária em muitos casos, e sempre oriento manipular com seu perfil e com compostos ativos naturais.
Será um prazer atender você, agende comigo!!
A deficiência de vitamina B12 pode levar a várias consequências graves, afetando diferentes sistemas do corpo. Aqui estão algumas das principais:

1. Anemia Megaloblástica
Sintomas: Fadiga, fraqueza, palidez, falta de ar, tontura.
Causa: A vitamina B12 é essencial para a produção de glóbulos vermelhos. Sua deficiência leva à produção de glóbulos vermelhos grandes e imaturos (megaloblastos), que não funcionam adequadamente.
2. Problemas Neurológicos
Sintomas: Formigamento nas mãos e pés, dificuldades de equilíbrio, perda de memória, confusão, demência.
Causa: A vitamina B12 é crucial para a manutenção da bainha de mielina que envolve e protege os nervos. Sem essa proteção, os nervos podem ser danificados, levando a problemas neurológicos.
3. Transtornos Psiquiátricos
Sintomas: Depressão, irritabilidade, psicose.
Causa: A deficiência de vitamina B12 pode afetar a função cerebral e a saúde mental.
4. Problemas Gastrointestinais
Sintomas: Perda de apetite, perda de peso, constipação, diarreia.
Causa: A vitamina B12 desempenha um papel na função digestiva, e sua falta pode causar problemas no trato gastrointestinal.
5. Complicações Cardiovasculares
Sintomas: Níveis elevados de homocisteína no sangue, que podem aumentar o risco de doenças cardíacas.
Causa: A deficiência de vitamina B12 pode levar ao aumento dos níveis de homocisteína, um aminoácido associado a um risco maior de doenças cardiovasculares.
6. Problemas na Gravidez
Consequências: Defeitos no tubo neural, baixo peso ao nascer, atraso no desenvolvimento.
Causa: A deficiência de vitamina B12 durante a gravidez pode afetar o desenvolvimento do feto, aumentando o risco de complicações.
7. Sistema Imunológico Comprometido
Sintomas: Maior susceptibilidade a infecções.
Causa: A vitamina B12 é necessária para a produção adequada de glóbulos brancos, essenciais para o sistema imunológico.
Boa tarde. Tudo bem?
Podemos pensar em algumas causas para deficiência de vitamina B12, entre elas:
- É uma vitamina encontrada apenas em alimentos de origem animal. Então, dependendo do seu padrão alimentar, como no vegetarianismo, por exemplo, o seu consumo pode ser reduzido;
- A absorção da B12 ocorre no intestino, mas ela depende de um fator que é produzido no estômago. Então, questões intestinais e de estômago, como cirurgia bariátrica ou uso constante de antiácidos, podem comprometer a absorção dessa vitamina e;
- Estocamos B12 em nosso organismo, principalmente no fígado e, sem a reposição adequada, podemos ir utilizando e reduzindo esse estoque gradativamente.
A vitamina B12 é fundamental para o organismo. Com isso, a sua deficiência de B12 pode gerar sintomas dos mais brandos ou mais graves como anemia, fraqueza, confusão mental, tristeza, irritabilidade, problemas de memória, entre outros.
Ideal sempre consultar um especialista para avaliar os seus exames, junto com o seu padrão alimentar e estilo de vida, para planejar uma suplementação e alimentação adequada para as suas necessidades e objetivos. Pode contar comigo para te auxiliar caso precise.
Olá! Então, produtos lácteos (leite, iogurte e queijos), carnes, fígado, peixes e ovos são as únicas fontes naturais de B12, pois adquirem a vitamina de forma indireta das bactérias. Fontes vegetais de B12 nós temos as algas (como a nori), mas o quanto podemos absorver dessa fonte ainda é discutido.

A causa da deficiência dela pode ser dividida em três categorias: 1) redução da capacidade de absorção - ocasionada por exemplo por quem toma inibidores da bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol); 2) aumento das necessidades e 3) consumo insuficiente.

A deficiência dessa vitamina pode levar o indivíduo a sentir um cansaço extremo, formigamento nas mãos e pés, fraqueza muscular, e tem sido estudado a relação da falta de B12 com depressão, redução na capacidade do cérebro de pensar, doença de Alzheimer e outras.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!