O que pode levar à demência?

6 respostas
O que pode levar à demência?
As demências reversíveis podem ocorrer devido a traumatismos, tumores, deficiência de vitamina B12, alterações do açúcar no sangue, medicações (para colesterol), alcoolismo, drogas, etc. Demências irreversíveis: traumatismo craniano, AIDS, esclerose múltipla, etc.

Depende da demência.

As demências podem ser reversíveis: quando são causadas por problemas orgânicos - deficiência de vitaminas, infecções, tumores, uso de drogas, entre outras) ou irreversíveis: quando não há cura.
A mais conhecida deste último grupo é a doença de alzheimer onde a evolução da idade (envelhecimento) aumenta o risco ter a doença e não há uma causa conhecida atualmente. Viver uma vida saudável (atividades físicas e mentais) parece ser fator de proteção.

Atenciosamente
Dra. Karina Barradas
Sobre os fatores vale ressaltar que aspectos genéticos e ambientais estão intimamente relacionados com o surgimento das demências. Um grupo patológico multifacetado que têm se tornado cada vez mais insidioso.
"O que pode levar à demência:"

Resposta: fator idade, genética (histórico familiar), síndrome de Down, abuso de álcool, tabagismo pesado, colesterol e triglicérides elevados e outros associados à um estilo de vida nocivo.
Existem vários tipos de demência, que podem ser causadas por diversos fatores: hipertensão (pressão alta não controlada), problemas vasculares, acidente vascular cerebral (AVC), isquemia, fatores genéticos, uso abusivo de álcool e drogas, uso de algumas medicações psicotrópicas por longo prazo sem acompanhamento médico, além dos fatores já citados pelos colegas. Contudo, o mais importante é procurar tratamento precoce e adequado.
Acrescento às respostas dadas um olhar no sentido da prevenção das demências. Como respondido pelos profissionais anteriores, a demência é em resumo a disfunção ou funcionamento inadequado de circuitos cerebrais pela mais variadas causas já citadas. As mais recentes pesquisas revelam que o estilo de vida, muitos anos antes do envelhecimento, são decisivos para a prevenção das demências. A práticas de exercícios físicos, os relacionamentos e emoções positivas, as maneiras de enfrentamento de estresse e estilos ativos de atividades mentais como a leitura, têm se mostrado preditivos para demências, principalmente devidas à Doença de Alzheimer