O que pode causar batimentos cardíacos baixos? Os batimentos baixos é mesma coisa de insuficiência

2 respostas
O que pode causar batimentos cardíacos baixos? Os batimentos baixos é mesma coisa de insuficiência cardíaca?
Primeiro é importante definir o que é Bradicardia. Atualmente define-se como Bradicardia a frequência cardíaca abaixo de 50 batimentos por minuto. Existem diversas causas de bradicardia, desde causas benignas até causas potencialmente fatais. Uma causa relativamente comum de bradicardia é a prática de atividade física regular. Muitos atletas apresentam frequência cardíaca abaixo de 50 bat/min e nem por isso apresentam alguma doença. Outras causa comum é o uso de medicamentos que reduzem a frequência cardíaca. É fundamental conversar com seu médico nesses casos para avaliar se não é decorrente de alguma medicação. Além disso existem as doenças do coração que podem levar a bradicardia como por exemplo: Doença do nó sinusal, Bloqueios do nó atrioventricular. Nesses casos o paciente muitas vezes apresenta sintomas como tontura, mal estar, pré-síncope ou síncope. É fundamental procurar seu cardiologista para orientação

Batimento cardíaco baixo não é a mesma coisa q Insuficiencia cardíaca

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A frequência ventricular abaixo de 50 ciclos por minuto e sem arritmia é definida como bradicardia sinusal e, geralmente, não apresenta gravidade. Pode estar presente em atletas de alto rendimento ou ainda ser provocada por uso de medicações. Em alguns desses casos especiais a bradicardia pode até ser benéfica.
Por outro lado, quando a bradicardia se associa a arritmias ou bloqueios diversos há risco equivalente ao tipo e à extensão do bloqueio.
Quanto à Insuficiência Cardíaca, não relação direta de bradicardia com esse quadro, ainda que eventualmente possam coexistir e a bradicardia possa também produzir quadros de baixo débito com sintomas de tonturas e até desmaio.

De qualquer forma, para identificar que tipo de bradicardia está presente, deve-se procurar o cardiologista. Um simples ECG muitas vezes nos dá o diagnostico e o prognostico inicial do quadro.

Especialistas

Joaquim David Carneiro Neto

Joaquim David Carneiro Neto

Cardiologista

Fortaleza

Franciani Damiani Bellinazzi de Andrade

Franciani Damiani Bellinazzi de Andrade

Cardiologista pediátrico

Vitória

Lucas Henrique Borges Rodrigues

Lucas Henrique Borges Rodrigues

Cardiologista

São Paulo

Verena Kunz Lopes

Verena Kunz Lopes

Cardiologista

Santos

Giovanni Pinto

Giovanni Pinto

Cardiologista

Barueri

Leonardo Celeste Mangili

Leonardo Celeste Mangili

Cardiologista

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 276 perguntas sobre Bradicardia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.