O que pode causar a Fimose?

4 respostas
O que pode causar a Fimose?
Geralmente os meninos nascem com a fimose. Porém, infecção de repetição, balanopostite de repetição são causas bastante comuns. Boa sorte e sucesso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A fimose na criança, geralmente é de origem congênita. Algumas situações podem ser tratadas clinicamente, sem tratamento cirúrgico, mas para isso é recomendável a avaliação de um especialista.
A fimose primária está presente em cerca de 90% dos recém-nascidos. Grande parte pode se resolver até os 3 anos de idade e é pouco frequente após adolescência.
Várias condições podem estar associadas ao surgimento de fimose (secundária) incluindo balanite xerótica obliterante e retração forçada do prepúcio.
Alguns problemas podem se associar à fimose, entre eles infecções locais, infecção urinária, parafimose (aprisionamento do pênis) e câncer de pênis.
Avaliação correta de cada caso é fundamental.
A fimose geralmente é uma condição presente desde o nascimento, conhecida como fimose congênita. A maioria dos meninos nasce com a pele do prepúcio aderida à glande, e essa condição tende a resolver-se naturalmente até os 3 anos de idade. No entanto, algumas situações podem impedir essa resolução natural, levando à persistência da fimose.

Além da forma congênita, existem outras causas que podem levar ao desenvolvimento de fimose, conhecida como fimose secundária. Entre elas, infecções recorrentes na região genital, como a balanopostite, que é uma inflamação do prepúcio e da glande. Esse tipo de infecção pode causar cicatrizes e estreitamento do prepúcio, dificultando ou impedindo a retração da pele.

Outra causa comum de fimose secundária é a retração forçada do prepúcio em crianças, que pode resultar em lesões e cicatrizes. Além disso, doenças inflamatórias ou condições dermatológicas, como a balanite xerótica obliterante, também podem contribuir para o desenvolvimento de fimose.

A avaliação de um especialista é fundamental para determinar a causa específica da fimose em cada caso e decidir o melhor tratamento. Em muitos casos, o tratamento clínico com cremes à base de corticosteroides pode ser eficaz, mas em situações mais severas, a cirurgia de postectomia (circuncisão) pode ser necessária.

Especialistas

Igor Franklin

Igor Franklin

Urologista

Teresina

Cesar Bombardelli

Cesar Bombardelli

Urologista

Chapecó

Matheus Vieira dos Santos

Matheus Vieira dos Santos

Urologista

São Paulo

Daniel Pinheiro Ferreira

Daniel Pinheiro Ferreira

Urologista

Uberaba

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Donaldy Gustavo da Silva Sampaio

Médico clínico geral

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 841 perguntas sobre Fimose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.