O que pode ajudar a reduzir a ansiedade extrema?

8 respostas
O que pode ajudar a reduzir a ansiedade extrema?
Primeiramente, devemos entender que ansiedade não é um defeito e sim uma característica intrínseca ao ser humano. Por vezes, ela acaba sendo extrema, principalmente quando associamos algum pensamento negativo em relação às situações vivenciadas. O papel da terapia cognitivo comportamental no transtorno de ansiedade generalizada, assim como no transtorno de pânico, é o de melhorar a interação do paciente com o seu meio ambiente, auxiliando-o a identificar e modificar pensamentos distorcidos ou avaliações errôneas das situações e enfrentá-las. Dessa forma, você conseguirá entender melhor sua forma de reagir e lidar de forma mais adequada com seus sentimentos e emoções e às situações temidas, permitindo-lhe que desconfirme as previsões negativas que acabou fazendo de forma automática.

Vou direto ao foco de sua pergunta: "o que pode ajudar a reduzir a ansiedade extrema?"
AUTOCONHECIMENTO.
Explico: Quando conseguimos discriminar quais são as variáveis que nos fazem sentir assim ansiosas, seja por não ter aprendido a lidar com a situação, por ser um ambiente aversivo, por sentir uma apreensão de que algo vai dar errado, que não vou dar conta, etc. Após identificar e analisar quais fatores colaboram para eu me sentir assim, vem a segunda etapa.
Aprender a administrar a ansiedade, desenvolvendo um rol de novas habilidades que possa ajudar vc ater mais qualidade de vida de forma serena.
A psicoterapia pode ajudar você!
Na sociedade em que vivemos é muito comum as pessoas se sentirem ansiosas, inseguras em relação ao porvir, ao seu futuro. Vários estudos científicos apontam a Terapia Cognitivo-comportamental como excelente método de psicoterapia que ajuda muito a reduzir e até mesmo a eliminar os sintomas de ansiedade extrema. Assim, minha sugestão é que procure um Psicólogo com esta especialidade em sua cidade. Caso seja necessário acompanhamento Psiquiátrico, este mesmo profissional lhe fará a indicação. Espero ter ajudado.
A Ansiedade muitas vezes é o medo eminente de algo que ainda não ocorreu, pode ou não ocorrer. Quando traz prejuízos, normalmente é o medo de que algo dê errado. Muitas vezes a espera de um resultado um sentimento ruim em relação a alguém ou algo, medo de perder algo, enfim, muitas coisas. A questão é que para diminuir a ansiedade e como a colega acima já disse autoconhecimento. Mas entenda, ansiar algo e sofrer prejuízos com esta espera (e muitas vezes nem sabemos o que é e enquanto esperamos tentamos fazer coisas para preencher a espera, por exemplo, comer em excesso. beber, uso de drogas, compulsão por compras e etc.). A questão base da ansiedade é: Não podemos controlar tudo! E por meio da psicoterapia e o autoconhecimento quem vem com ela é capaz de você entender o que que causa tamanha ansiedade e entender que se vai acontecer algo, ou não, há um limite que podemos controlar. Alguns pacientes quando entendem isso me relatam sentir leveza ao entenderem ! "Ok, não posso controlar e tudo bem!" O psicólogo é capaz de avaliar se no momento atual é necessária a ajuda do uso de um psicotrópico mas cada caso é um caso, pois cada ser humano é único, singular! Estimo melhoras e respire fundo!
Abraços,
Psicóloga Daiane Viana CRP 08/25827
Boa noite, os meus colegas já foram amplos na informação, só desejo acrescentar um pequeno detalhe, você fala de ansiedade estrema e como tudo o que for estremo quebra; Portanto não corra um risco pior, se deixe ajudar de um profissional de psicologia para entrar num equilíbrio que esteja dentro de parâmetros normais e conseguir controlar sua ansiedade. Procure um psicoterapeuta.

Olá! Ansiedade faz parte da condição humana. O grau de ansiedade varia de pessoa para pessoa. A condição de vida da pessoa influência muito.
Sugeria que procurasse um psicólogo(a), pois ajudaria muito uma terapia. A terapia irá ajudar a descobrir a causa da sua ansiedade. Há casos que irá necessitar de algum ansiolítico, que já seria com o psiquiatra, pois este profissional ajudará nos sintomas.

Atividade física faz muito bem!
Estou à disposição!
Olá, vc pode fazer um exercício de respiração, respiração diafragmática, consiste em vc inspirar o ar pelo nariz enchendo sua barriga (diafragma) de ar, segurar o ar por certa de 5 segundos e soltar o ar bem lentamente pela boca, faça isso 4 vezes quando estiver com uma crise de ansiedade. Pense em fazer terapia para poder manejar seu comportamento ansioso. Espero ter ajudado.
Olá. São várias coisas que podem lhe ajudar na redução da ansiedade extrema, como ajuda de um profissional de Psicologia, exercícios físicos, manutenção de uma boa rede social. Espero ter ajudado!