O que pode acontecer, se retirar o amálgama sem o devida precaução?

5 respostas
O que pode acontecer, se retirar o amálgama sem o devida precaução?
Um dentista é a pessoa habilitada para remover o amálgama. Ele vai avaliar a necessidade e riscos, pois dependendo da extensão desse amálgama a parede do seu dente pode ficar enfraquecida necessitando de uma coroa, ou dependendo da profundidade, ao remover, pode ser necessário um tratamento de canal.

Espero ter ajudado!
Dra. Ariane Cristina Miranda

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na remoção de amálgama., o paciente deve ser protegido para não haver aspiração da liga removida , com um sugador de alta potência..óculos pra proteção dos olhos TB...mas a necessidade ou não dá remoção do amálgama antigo deve ser discutida com o dentista antes...
O amálgama é uma liga metálica composta por chumbo, prata, cobre, zinco e mercúrio. Esse último é o que dá a "liga" na restauração de amálgama. Engolir o mercúrio, mesmo que já antigo, não irá fazer bem a sua saúde. Esse foi o motivo pelo qual retirou-se do mercardo este excelente material em resistência, porém pobre em estética. Quanto à precaução: já mencionado o potente sugador (bomba à vácuo) indispensável nos consultórios atualmente.
Hoje em dia não optamos pelo amalgama por diversos fatores, dentre eles a falha na adesão e os componentes. Remover o amálgama, não tem risco, porque os dentistas usam sugadores, e o paciente não irá "engolir" a água com poeira de amálgama.
Deve-se ter a precaução de avaliar a real necessidade na remoção do amálgama, pois trata-se de um excelente material restaurador, que resiste por décadas em condições de boa saúde oral.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 63 perguntas sobre Restauração dental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.