O que o transtorno de ansiedade generalizada pode causar no meu coração a longo prazo? Pode causar

12 respostas
O que o transtorno de ansiedade generalizada pode causar no meu coração a longo prazo? Pode causar uma arritmia , isquemia , infarto ? Sendo que não tenho fatores de risco e a doença começou com meu coração sem problema algum ...
Não gosto de fazer previsões... prefiro usar a estatística. O transtorno de ansiedade está relacionado a uma maior ocorrência de doenças cardiovasculares, a longo prazo. Entretanto isto não ocorre de modo isolado.

Pessoas ansiosas normalmente tem baixa qualidade de sono, comem mal exagerando no sal, fazem poucos esportes e levam vida em constante estresse emocional.

Tudo isto aumenta o risco de doenças cardíacas.

Entretanto todas estas questões são passíveis de modificação, em um tratamento conjunto de psicoterapia e medicação, se necessária.

Acredito que você deva procurar um psicólogo que irá junto com você avaliar se o seu caso é passível de melhoras através de técnicas de controle de ansiedade (como respiração, relaxamento e outras) dentro da terapia ou se é necessário te encaminhar a um psiquiatra para a conjugação da terapia com intervenção medicamentosa.
O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) pode causar a longo prazo diversos problemas no organismo e até desencadear certas doenças porque libera elevadas doses de Cortisol no corpo (pesquise sobre os efeitos da presença crônica do Cortisol no organismo). Além disso, o TAG poderá te prejudicar (se já não o faz) em níveis emocionais, interpessoais, sociais e profissionais; especialmente se você permanecer com esse transtorno por muitos anos. Se você não tem fatores de risco (como mencionou), seu coração provavelmente não será afetado pelo TAG. É mais provável que, antes disso, o TAG desencadeie outros distúrbios, sempre considerando o longo prazo: anos. Procure ajuda com um bom psicólogo(a). Quanto mais cedo melhor.
Olá!

O TAG, traz na sua sintomatologia arritmias e descompassos fisiológicos, por isso, é muito importante que busque tratamento e psicoterapia adequada pra melhorar seu quadro e controlar momentos de instabilidade.
O transtorno de Ansiedade Generalizada pode provocar a descarga constante de adrenalina e c cortisol na corrente sanguínea, com o passar dos anos pode vir a resultar na instalação de uma doença física ou emocional.
Recomendo buscar uma Psicoterapia para autoconhecimento, aliado a isso uma alimentação saudável, exercícios físicos (caminhar, correr, dancar, pedalar... aquilo que lhe der prazer), conheça a Meditação... são dicas que podem lhe asjudar a lidar melhor com esse, que é o maior problema do nosso século.
Abracos
É impossível fazer previsões individuais: as previsões em Medicina são estatísticas e no máximo se pode falar em "riscos". Entretanto, tendo isto em mente, há estudos que indicam a existência de riscos associados à ansiedade generalizada, no sentido de maior incidência de problemas cardiovasculares. Infelizmente, entretanto, ainda não se tem sabe tratamentos para ansiedade ajudam a prevenir estes riscos. Parece contraditório, mas se você imaginar que algum problema do organismo (por exemplo, um fator genético) possa aumentar os riscos para ansiedade E TAMBÉM para problemas cardiovasculares, tratar a ansiedade não necessariamente impediria que estes genes TEORICAMENTE continuassem tendo efeitos cardiovasculares negativos. Atividade física regular, controle de peso, colesterol e pressão arterial e não fumar são mais comprovados.

Referência:
Celano CM, Daunis DJ, Lokko HN, Huffman JC Anxiety disorders and cardiovascular disease Curr Psychiatry Rep 2016 v. 18, p. 1-19
Sua preocupação é coerente e a busca por uma resposta pode reduzir sua ansiedade. Mas ela pode ser mais uma das preocupações que o TAG promove. Caso ainda não faça terapia recomendo que faça para aprender a lidar com a ansiedade, diminuir suas preocupações e ter qualidade de vida. Boa sorte!
Olá! O termo já diz transtorno e não doença. Sendo um transtorno em nada afetará vc fisiologicamente falando. Ao contrário o transtorno mostra que fisiologicamente vc funciona muito bem. Busque por um bom Psicologia cognitiva comportamental e hipnoterapia. Paz e bem!
Primeiro, a ansiedade é uma reação que todo indivíduo experimenta diante de algumas situações do dia a dia.Quando diagnosticada como transtorno de ansiedade generalizada podem surgir alguns sintomas físicos como: tremores, cansaço, sensação de falta de ar, coração acelerado, mãos frias e suadas entre outros. Entretanto é necessário avaliar quais são as possíveis causas das reações corporais, levando em consideração que nem todos os sintomas, necessariamente estão relacionados a possíveis doenças.
Sugiro que você procure um cardiologista para descartar qualquer hipótese e um psicólogo para avaliar quais são as demandas apresentadas por trás dos sintomas apresentados.
Bom, primeiro ponto: transtorno não é doença - no sentido de que há algo de errado com alguma parte do corpo específica. Dito isso, tais sintomas referentes à ansiedade estão dentro do espectro psicossomático, dificilmente havendo alguma questão orgânica envolvida. É importante no entanto buscar um cardiologista para eliminar essa possibilidade.
Descartada qualquer disfunção orgânica, pode ser interessante buscar entender o gatilho que levou ao 'começo da doença' como você diz. Nessa direção, uma escuta psicanalítica tem muito a oferecer caso você deseje experimentar uma mudança nisso que lhe aflige.
Olá! O transtorno de ansiedade generalizada tem como característica a ansiedade e a preocupação excessiva em torno de diversos eventos e atividades; nestes casos o paciente tem grande dificuldade de controlar o seu estado emocional. A preocupação ou os sintomas físicos relatados certamente causam-lhe grande sofrimento e/ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional. Acredito que o acompanhamento de um psicólogo, nesta situação, seria muito importante. E, sendo necessário, após avaliação do profissional, outro especialista possa ser indicado no acompanhamento físico/orgânico- cardiologista e/ou psiquiatra. A psicoterapia propicia aos pacientes o desenvolvimento de estratégias efetivas para lidar com os sintomas de ansiedade e superá-los em busca da melhor qualidade de vida. Acredito que este seria um bom caminho.
Os sintomas de taquicardia e falta de ar são comuns à portadores de transtorno de ansiedade generalizada, mas na maioria das vezes esses sintomas não tem a ver com algo puramente físico, como problemas no coração e infarto, e sim com fatores psicológicos que geram a sensação de que há algo errado acontecendo com o corpo.
Para que você se sinta mais seguro e para checar a sua hipótese, seria interessante procurar um médico cardiologista que irá avaliar a sua parte orgânica. Se estiver tudo ok, você terá esse dado de realidade para te ajudar a trabalhar com esse medo. No entanto, concomitantemente a essa avaliação, é fundamental que você busque acompanhamento psiquiátrico e psicológico para controle e diminuição desses sintomas de ansiedade, a fim de melhorar a sua qualidade de vida.