O que o glutamato tem a ver com esquizofrenia?

6 respostas
O que o glutamato tem a ver com esquizofrenia?
Sim, excesso de glutamato (neurotransmissor excitatório) no Sistema Nervoso Central pode causar psicose.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existem estudos que apontam essa relação sim, principalmente os sintomas de psicose. Um abraço
A esquizofrenia afeta virtualmente todas as partes do cérebro e que, diferentemente da dopamina, que desempenha um papel importante somente em regiões específicas, o glutamato é crucial em todos os locais.
Deixando claro que o glutamato seria do sistema nervoso.

Espero que tenha ajudado.

Forte abraço.
Glutamato é o principal neurotransmissor ramificado no Sistema Nervoso Central,responsável por memória e aprendizado(cognição). A relação que algumas drogas interagem no Sistema Glutamatérgicos que bloqueia o receptor NMDA,proporcionando sintomas iguais os sintomas esquizofrenia. A relação do Glutamato tem haver com Dopamina sendo a primeira regula o Sistema Primário e a segunda regula o Sistema Secundário. Então há necessidades de altas doses para atingir o efeito desejado.
Os aspectos fisiológicos da esquizofrenia talvez um psiquiatra responderia melhor. Sob o ponto de vista psicológico e psicogênico onde não é necessária uma causalidade física para explicar e descrever o fenômeno. Saber sobre o glutamato em nada modifica o processo psíquico da Esquizofrenia. Se você quer saber até que ponto o físico influencia, eu diria que influencia assim como o psíquico provoca o físico. Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? É mais ou menos isso a que se chega. Porém o processo esquizofrênico se mostra como uma divisão de personalidade onde o indivíduo não consegue entrar em contato com conteúdos existenciais que aparecem na forma de alucinações. Se isso intensifica ou não, talvez o mais salutar seria compreender o indivíduo para além das determinações patológicas e a Psicoterapia Junguiana é uma das abordagens que ajuda o indivíduo a personificar afetos e sentimentos que de outro modo ele só encontra escape na alucinação.

Abraços!
Olá, Glutamato é um neurotransmissor do Sistema Nervoso Central, considerado o maior e mais excitatório. Alguns receptores do glutamato, quando em quadro de hipofunção, podem estar relacionados a crises psicóticas em doentes esquizofrênicos. Contudo, existem outros sistemas cerebrais (com o dopaminérgico) que também tem grande influencia nas crises psicóticas.

Vale lembrar que esse glutamato que falamos nada tem a ver com o glutamato monossódico, presente em temperos industriais utilizados na cozinha. Caso seja essa sua pergunta, não existe correlação. Abc!

Especialistas

Felipe Arruda

Felipe Arruda

Psiquiatra

São Paulo

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Leonardo Prado Marques

Leonardo Prado Marques

Generalista

Matina

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.