O que não fazer quando se tem ansiedade e depressão ?

14 respostas
O que não fazer quando se tem ansiedade e depressão ?
Olá, acho que talvez a coisa mais importante de não se fazer é deixar de dar um lugar de cuidado ao isso que você está sentindo e identificando como ansiedade e depressão. São muitas as possibilidades de manifestação da ansiedade e da depresssão, mas todas elas demandam atenção e cuidado para que se possa encontrar saídas para o sofrimento que ocasionam.

Olá, focar no que não fazer pode te levar a uma certa inibição. É impossível controlar e prever tudo… O que tem te causado ansiedade? Na ansiedade há uma preocupação com o futuro, e ter ansiedade em alguma medida é normal. Não existe uma receita para todos sobre o que não fazer quando se tem ansiedade, é preciso que na sua Psicoterapia você possa falar e buscar a sua forma de lidar com a sua ansiedade. Vamos juntos nesse processo? Fico a disposição. @fala.ser
Acho importante diferenciarmos a ansiedade da depressão, cada quadro tem um prognóstico recomendado.

O que não fazer no caso da ansiedade é reforçar pensamentos ruminativos ou intrusivos ou ignorar suas causas. Vamos ouvir o que ela quer tanto nos dizer e agir (principalmente sair do pensar para o agir) para que possamos desligar esse desconfortável alarme interior.
Enxergo a ansiedade como um descompasso interno em relação ao tempo das coisas, então é importante entendermos e aceitarmos esse ritmo que os processos demandam para se desenvolverem, entendendo que devemos sempre estarmos atentos para "ter a serenidade para aceitar aquilo que não podemos mudar, a coragem para mudar o que for possível e a sabedoria para saber discernir entre ambos".

Já no quadro da depressão, há uma lentificação em relação a esse ritmo da vida, um desânimo generalizado e falta de motivação, baixa autoestima. O que não fazer é se entregar a esse desânimo. Pode parecer contraintuitivo, mas é importante estar em movimento (exercício físico), ter relações saudáveis (não ficar muito sozinha), estar em contato com a natureza, com a água, praticar o contato com a espiritualidade.
A depressão diz sobre uma falta de sentido, então é importante uma auto análise sobre o que faz sentido para você e então buscar ter uma vida mais alinhada aos seus valores, gosto da palavra propósito (algo maior que o si mesmo).

Temos que entender o que nossos sintomas querem nos dizer ao invés de enxergá-los como inconvenientes que devem ser retirados do caminho. Assim podemos existir de uma forma mais consicente e autoimplicada com o nosso desejo. Angústia (quando bem trabalhada, escutada) é potência!

Abraços, boa sorte.
@psibeatrizsarah
Olá, a primeira atitude que você pode tomar é procura ajuda com um psicólogo, para entender o porque da sua depressão e ansiedade. Autocuidado é muito importante para o seu bem estar e qualidade de vida. Juntos podemos investigar quais os comportamentos e pensamentos que estão levando vc para este lugar.
Olá! O que não fazer quando se tem depressão é ansiedade? Bom talvez não deixar de ter um diagnóstico feito por um psicólogo ou psiquiatra. E se tiver não deixar de fazer psicoterapia com um psicólogo comportamental cognitivo. Espero ter ajudado. Abraço.
Quando se tem ansiedade e depressão, é importante evitar algumas atitudes que podem agravar os sintomas. Guardar os sentimentos para si, sem compartilhar com alguém de confiança ou um profissional, tende a aumentar o peso emocional. Além disso, o isolamento social, embora tentador, pode piorar o quadro, já que manter-se conectado ajuda no bem-estar. Outro ponto importante é não exagerar ou catastrofizar os problemas, o que só aumenta a ansiedade. Pensar de forma mais equilibrada e realista é essencial para reduzir o impacto desses pensamentos. Também é fundamental não negligenciar o autocuidado, pois hábitos como uma boa alimentação, sono adequado e atividade física regular ajudam na recuperação. Recorrer a substâncias como álcool ou drogas na tentativa de aliviar o sofrimento pode piorar os sintomas e criar novos problemas. Além disso, ser extremamente autocrítico, se culpando por se sentir assim, tende a intensificar o sofrimento, enquanto a autocompaixão promove uma recuperação mais saudável. Por fim, procrastinar e adiar tarefas pode dar um alívio momentâneo, mas costuma aumentar a ansiedade a longo prazo. Pequenos passos no dia a dia são mais eficazes para lidar com esses desafios. Buscar ajuda profissional, como na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), é fundamental para trabalhar essas questões de maneira mais eficaz.
Olá! Considero mais importante do que focar no que não fazer nesse momento, é descobrir o que pode ser feito a partir das individualidades do caso e para isso é necessário buscar um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível, acolhimento e investigação, possibilitando assim, avaliar e tratar as causas desses sintomas. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Olá! Quando se trata de ansiedade e depressão, é comum que as pessoas tentem evitar certos comportamentos ou pensamentos. No entanto, na psicanálise, acredita-se que tentar "não fazer" algo pode ser tão importante quanto entender o porquê dessas emoções estarem presentes. O que esses sentimentos estão tentando comunicar sobre a experiência interna? Muitas vezes, o caminho não está em evitar, mas em compreender.
Quando se tem ansiedade e depressão, o primeiro passo é procurar um psicólogo. A partir daí, você receberá o tratamento adequado e a orientação específica para o que está sentindo. Evitar buscar ajuda profissional pode agravar os sintomas, por isso é fundamental contar com o apoio de um especialista que vai te guiar nesse processo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Olá obrigado por sua pergunta. O que você pode observar, se você fica muito sozinho(a) pode piorar os sintomas. Tente manter contato com amigos e familiares. Evite álcool e drogas, essas substâncias podem intensificar a ansiedade e a depressão e Ignorar sintomas. Não tente "aguentar firme". Buscar ajuda é crucial. O que você deve fazer é procurar terapia e a terapia cognitivo- comportamental é altamente eficaz. Atividade física regular pode melhorar o humor e reduzir a ansiedade. Técnicas de relaxamento ajudam a acalmar a mente. E medicamentos que em alguns casos, podem ser necessários. Sempre com orientação médica. Cuidar da sua saúde mental é tão importante quanto cuidar da física. Se precisar de mais informações, estou aqui!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Antes de te responder, receba meu abraço e meus parabéns pela sua pergunta! Perguntar o "que não fazer quando se tem ansiedade e depressão", para mim, denota interesse de conhecer o que te faz mal e isso precisa ser valorizado para início de conversa.

Agora, vou te trazer 3 sugestões bem práticas sobre o que você não deve fazer quando estiver ansioso(a) e depressivo(a), blz?!

1º- Não se isole! Evitar contato social pode piorar a sua sensação de solidão e de tristeza. Embora seja difícil, quando você se mantém conectado com amigos ou familiares que te amam , essa ação simples ajuda a combater a ansiedade e a depressão.

2º- Ficar sem fazer exercícios físicos. Embora a depressão possa reduzir a sua vontade de se exercitar, saiba que a atividade física regular é um dos melhores meios de aliviar os sintomas da ansiedade e da depressão. Mesmo pequenas caminhadas podem ajudar.

3- Desconsiderar ajuda profissional! Evitar buscar terapia e acompanhamento médico pode impedir a sua recuperação. Psicoterapia e, em alguns casos, medicação, são essenciais para o tratamento adequado.

Lembre-se de que buscar ajuda é fundamental e que é possível encontrar maneiras de lidar com a ansiedade e a depressão de forma saudável. Se você não tem conseguido lidar sozinha não hesite em procurar um profissional.

Espero ter ajudado e se precisar de mais alguma informação, fico à disposição!
Na verdade o ideal é pensar no que pode se fazer.
Porque a ansiedade e/ou depressão muitas vezes geram a evitação de situações e isso agrava os seus sintomas.
Buscar ajuda de um profissional qualificado, técnicas de respiração, meditação, analisar os pensamentos e entrentá-los (com a ajuda de um profissional de preferência), pois os nossos pensamentos regem as nossas emoções e comportamentos.
Buscar fazer atividade física, práticas que gerem o bem estar.
Ter uma rede de apoio se possível, familiares, amigos etc.
Além disso existem diversas outras estratégias que podem ser utilizadas.
Diante das experiências de ansiedade e depressão o que não podemos fazer é não considerarmos essas experiências como condições de saúde. Quando damos lugar a ansiedade e depressão como condições de saúde, podemos nos orientar e proporcionar os devidos cuidados que cada situação pede, bem como evitar a manutenção de certos estigmas e preconceitos que uma pessoa ansiosa ou depressiva pode receber. A partir desse primeiro passo, outras atitudes que uma pessoa não deve fazer quando está deprimida ou ansiosa vão se clareando, pois a perspectiva de cuidado trás também uma compreensão da subjetividade de cada pessoa e ajuda a identificar limites que podem ser importantes. Espero ter ajudado e me encontro a disposição para mais dúvidas.