O que gera o transtorno de ansiedade generalizada?

3 respostas
O que gera o transtorno de ansiedade generalizada?
Existem fatores genéticos e neurológicos que podem influenciar o surgimento ansiedade. No entanto, os fatores ambientais (criação dos pais, relacionamentos, escola, trabalho etc) é que vão definir a maior ou menor intensidade a gravidade dos sintomas. É bem possível que durante o processo de desenvolvimento infantil a pessoa que hoje possui este diagnostico, já tenha apresentado indícios de ansiedade um pouco maior que a maioria das outras crianças e, por desconhecimento ou mesmo por impossibilidade de dar um tratamento adequado, os pais tenham deixado passar este tipo de problema que vai se agravando com o tempo. Daí com uma estrutura emocional mais fragilizado o transtorno venha a se generalizar.
Espero que eu tenha ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, não se tem uma única explicação para explicar a TAG Transtorno de Ansiedade Generalizada . Há estudos e, algumas evidências, de que fatores genéticos ( numa mesma família há mais de uma pessoa com o Transtorno ) , neuroquímicos ( deficiência no neurotransmissor GABA ) e ambientais ( situação do ambiente que serve como gatilho para o desenvolvimento do transtorno ) estão envolvidos na etiologia da TAG. Em geral quando surge nunca esta só , ou seja , aparece em comorbidade com algum outro transtorno como depressão, estresse vivido por longo tempo.
É importante, sim , a pessoa procurar ajuda de uma psicoterapia e se necessário ajuda psiquiátrica .
A ansiedade é uma reação normal do ser humano diante situações novas, de medo ou mediante expectativas. No entanto, quando persiste por longos períodos de tempo e passa a interferir e a prejudicar as atividades do seu dia a dia, ela deixa de ser “normal” e passa a ser um problema. O TAG (Transtorno de ansiedade generalizada), assim como muitas outras doenças de saúde mental, não se sabe ao certo qual a sua causa. Pesquisas mostram fatores relacionados aos neurotransmissores, como a serotonina e dopamina, fatores genéticos, doenças físicas e fatores externos, como o ambiente, situações traumáticas/ estressores, qualidade de vida e o modelo de pensamento, ou seja, o modo como o indivíduo estrutura seus pensamentos e consequentemente lida com as situações no seu dia a dia.

Especialistas

Ana Paula Cantarani

Ana Paula Cantarani

Psicanalista

Ribeirão Preto

Teca Leite

Teca Leite

Psicanalista

Salvador

Geovana Souza Lima

Geovana Souza Lima

Psicólogo

São Paulo

João Soares

João Soares

Psicanalista

São Paulo

Tatiana Nicz

Tatiana Nicz

Psicólogo

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 299 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.