O que fazer quando uma criança (5 anos) anda agressiva, arrancando os cabelos das bonecas e com medo

9 respostas
O que fazer quando uma criança (5 anos) anda agressiva, arrancando os cabelos das bonecas e com medo de adultos, principalmente homens?
Olá!
Seria interessante que esta criança fosse acompanhada por um profissional para entender qual a função deste comportamento.
Existe a possibilidade de ser apenas uma forma que a criança achou de chamar a atenção mas existe também a possibilidade de ser algo mais complexo e,se assim for, é fundamental que seja trabalhado o quanto antes.
Procure a terapia. Desejo Sorte.

Bom dia,
Eu acredito que você deva procurar um psicólogo psicanalista que atenda crianças. No entanto, seria interessante pensar há quanto tempo ele começou a fazer isso? Quais são suas hipóteses?Levando em comsideração suas hipóteses, o que você já tentou fazer? Já perguntou para ele? Acredito que essa intervenção seja útil, mas pela forma que você relatou a procura de um profissional é indispensável.
Abc
Danilo
Olá!
Pelo que você relata, aconteceu alguma coisa com esta criança que ela está expressando desta forma. A melhor coisa a fazer é procurar um psicólogo que poderá investigar o que pode ter acontecido, esclarecer vocês e trabalhar com a criança.

Abç!
Olá, quando comportamentos assim se manifestam na criança, pode ser um indicativo de que algo não está bem. A criança não sabe expressar -se conversando e não consegue organizar- se emocionalmente para lidar com problemas, frustrações, portanto podem manifestar comportamentos que chamam atenção e quando se comporta com"agressividade" está liberando então esta emoção desorganizada. A ludoterapia é um espaço que permite a criança manifestar, elaborar as emoções auxiliando a lidar com os conflitos, os pais ou quem faz a educaçao dessa criança, devem ser igualmente ouvidos e orientados. Por fim antes de procurar ajuda profissional, tente analisar o contexto social da criança, conversar realizando uma atividade que ela goste e se já estiver na escola, colher informações com os profissionais envolvidos na rotina dela. Não espere para tomar providências.

Á disposição
Certamente esta agressividade tem alguma causa que não esteja sendo vista nitidamente e que precisa ser investigada. É comum as crianças manifestarem o que estão sentindo em seus brinquedos, na forma de brincar. E pelo que você conta, existe uma correlação desta agressividade ao medo, especialmente de adultos homens, pelo seu relato. Já refletiu sobre essa correlação? Que outros contextos emocionais essa criança está vivenciando, dentro do núcleo familiar? É bem provável que ela esteja querendo comunicar algo através destes comportamentos. Esteja atenta!
Normalmente, a criança reflete nas brincadeiras e nos brinquedos aquilo que se passa no mundo dela, e que, por vezes, ela não consegue assimilar ou expressar seu incômodo com o que se passa.
Pode ser que esta criança esteja tentando passar alguma mensagem com este comportamento.
Quanto ao medo de adultos, não ficou claro se é um medo de qualquer adulto, ou alguns em especial, ou ainda, somente de adultos estranhos ao ambiente familiar.
O ideal seria consultar um psicólogo especializado em comportamento infantil. Talvez uma consulta a um pediatra antes, para certificar que não se trata de nenhum problema fisiológico. Tal profissional poderá fazer o encaminhamento apropriado, inclusive ao psicólogo.
Sempre às ordens! Desejo sucesso na busca pelo tratamento!
É fundamental fazer um psicodiagnóstico da criança,ouvir as pessoas envolvidas no dia a dia dela,familiares e não familiares percebendo o que de errado está acontecendo ,alguma relação de violência doméstica ou até mesmo de abuso,os fatores podem ser psico-sociais e ela está muitas vezes pedindo socorro...
O comportamento agressivo, juntamente com o medo nos faz pensar na hipótese de que ela está tentando se defender de alguma coisa que a tem amedrontado. Eu recomendo procurar um psicólogo da linha psicanalítica para identificar a causa desse comportamento já que parece que tem lhe causado sofrimento.

Espero ter ajudado!
Acredito que a melhor forma de resolver isso é com um Psicólogo. Ele poderá não só avaliar como orientá-los quanto aos procedimentos cabiveis.
Abraços, Rejane