O que fazer quando um idoso está deprimido, sentindo isolado e deprimido, dizendo sempre que "sua passagem

30 respostas
O que fazer quando um idoso está deprimido, sentindo isolado e deprimido, dizendo sempre que "sua passagem nesta vida já encerrou"?!
O que fazer?
A questão não é o que fazer, mas sim o que este idoso quer fazer e quais as reais possibilidades e condições para realizar aquilo que ele quer fazer. A baixa autoestima produz em qualquer pessoa este mesmo tipo de pensamento, independente da idade.
Se ele pensa que sua passagem nesta vida já se encerrou, significa que ele não tem prazer pelas coisas do mundo. Os pensamentos são os causadores das emoções desagradáveis, logo, percebemos crenças centrais disfuncionais armazenadas na estrutura cognitiva dele. É necessário conhecer o que a vida dele e o que causa prazer nele, dentro das possibilidades e condições do mesmo.
Procure um psicólogo cognitivo comportamental.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia!

É verdade que pode haver uma série de quadros orgânicos que trazem uma "baixa" emocional. No entanto, gostaria de propor uma reflexão por outro lado: quantos anos tem esse idoso? Como é a trajetória de vida dele?

Pergunto isso para tentar diferenciar aqui depressão de tristeza ou mesmo de um processo existencial. Acredito que procurar um psicólogo pode ser muito bom e pode ajudar essa pessoa a compreender melhor o seu momento, o que está sentindo e qual sentido está encontrando no mundo. Mas acredito também que questionamentos como esse são "naturais" na idade avançada e penso que é necessário muito cuidado antes de rotularmos isso como "depressão".
Procure um psiquiatra, medicação pode ser necessária, além da psicoterapia.
Olá, muito bom você demonstrar sua preocupação.. Mas quando você escreve sobre a passagem na vida deste idoso já se encerrou.. Em qual momento é dito isso? Tente ampliar o olhar em volta dele quando isso ocorre.. O que leva ele expressar sentimento? Quem está a sua volta? As vezes o isolamento não vem somente por parte do idoso, é preciso entender e compreender esse cenário melhor.. Ele está expressando algo que lhe falta nesta frase.. Claro que ele pode estar com depressão, pode estar triste, pode ser consequências de remédios, pode muita coisa.. Mas comece conversando com ele, acolhendo, dar carinho, amparo, um abraço, dar seu tempo para ele de presente, uma hora que seja e ouvir.. Qualquer gesto para ele é significativo, afinal todos vamos envelhecer e podemos ajudar.. O melhor é fazer mediação positiva com ele e as pessoas em sua volta.. São sugestões por não saber o que ocorre de fato, psicólogo pode ajudar o idoso e a família se for o caso.. Um forte abraço!!
Olá!

Realmente não é difícil atendermos na clínica o idoso com depressão.E como alguns já disseram acima, é importante um checkp médico, muitas vezes uma consulta com o psiquiatra para medicar além do acompanhamento psicológico. O não sentir-se mais útil, é o grande motivo desse estado depressivo, associado a falta de atenção e muitas vezes de carinho. É importante desperta-lo para algumas atividades que lhe dê prazer e incentiva-lo a conquistar novamente atividade onde sinta-se útil. Ajuda-lo também a fazer parte de algum grupo, seja religioso, de dança, de arte além de alguma atividade física. A psicologia também pode ajuda-lo a buscar o carinho que está sentindo falta, sendo na família, com amigos, com o companheiro, que muitas vezes ele não está recebendo até mesmo porque está buscando de forma errada (ficando doente, exigente, criticando ou mesmo acreditando não ter direito). A depressão,em qualquer idade, pode ter grave consequências. É preciso cuidado. Abraço
Olá!

O tema morte é um tabu na nossa sociedade e sempre que ele aparece nos incomoda.....
No caso dos idosos, este é um assunto que os atormenta, pois de fato é uma realidade que pode acometê-los a qualquer momento.

A família pode apoiar seu idoso no sentido de escutar suas angústias, desejos não realizados, arrependimentos e tudo o mais que ele queira expressar.

Mas há a possibilidade também de realizar um acompanhamento psicológico caso o indivíduo se sinta muito oprimido e precise elaborar aspectos da sua vida que não consegue compartilhar com a família.

Em qualquer dos casos, o importante é lembrar que o idoso tem também sentimentos, emoções e gosta de ser ouvido!
É muito comum em estados depressivos em idosos ocorrer pensamentos relacionados a morte. Tratamento deve ser multidisciplinar (psicólogo e psiquiatria). Com o tratamento, idoso retornará seus pensamentos para o tempo presente. Também a solidão e a falta de atenção pode levar o que é chamado de ganho secundário, ou seja, o idoso reclama ou fala sobre a morte para ter ou despertar a atenção dos entes que o cercam. Em ambos casos, o idoso merece carinho, atenção e respeito para ter uma melhora completa. Boa sorte e abraço!
Reflexões como esta que você mencionou são muito comuns em idosos e isso deve ser entendido como um processo natural, pois nesta etapa da vida, onde o fim está mais próximo, faz com que o indivíduo questione muito acerca do que antes nem cogitava. Assim, sintomas depressivos possivelmente podem ocorrer e a atenção deve ser redobrada. A escuta atenciosa e acolhedora deve estar presente por parte dos familiares, bem como auxiliá-lo a enfrentar as dificuldades destas reflexões. Um acompanhamento psicológico pode ser uma boa alternativa também.
olá, nessa fase do desenvolvimento e necessário acompanhamento com geriatra para verificar toda a parte biológica, hormonal, diabetes, pressão. Mas também podemos ouvir essa falar uma tristeza, um vazio que esta angustiado que ele pode estar vendo na morte como uma saída para essa angustia que ele nao esta sabendo lidar, atividades físicas alem de fazerem bem para o corpo biológico também ajudam no laço social que ele vai estabelecer com outras pessoas, o apoio da família e importante, um apoio psicológico ajudam muito para que eles possam fazer nova elaborações da vida, encontrar novas possibilidades diante nessa nova fase do desenvolvimento que ele esta, como lidar com as dificuldades que aparecem nesse momento da vida, como lidar com a impotência diante de algumas vontades, lidar com a doenças que aparecem e seus tratamentos, aposentadorias, enfim são muitas questões que costuma aparece que provocam muitas angustia nesse momento da vida.
espero ter ajudado,
abraços
Em todas as idades a depressão é uma doença difícil e que necessita de tratamento médico. Porém, no idoso, é necessário que ele seja submetido a avaliação psicológica ou neuropsicológica pois pode ser indícios de outros problemas psiquiátricos. A atenção da família é fundamental para auxiliar o idoso a sair da doença, mas, não é o suficiente, sendo indicado tratamento psiquiátrico e psicológico. O profissional poderá ajudar a família realizando orientações para que sejam trabalhadas no contexto familiar. Vale ressaltar que o indivíduo que está com depressão e desiste de viver não é um bom prognóstico sendo necessário a supervisão familiar em período integral.
O acompanhamento médico é muito importante e através dele você saberá também sobre o encaminhamento para outros profissionais tais como; psicólogo, psiquiatra, terapia ocupacional e outros.

Quando se chega até a velhice muita coisa foi perdida tais como amigos, trabalho e etc., porém o inconsciente não envelhece. Ele precisa ter autonomia. Caso exista algo em tenha total limitação ele precisará de ajuda, mas não poderá se sentir inútil.

Espero ter ajudado.
Um forte abraço!
Olá,

A falta de vontade de ter uma vida mais ativa pode sim ter fatores orgânicos, mas há muitos fatores psicológicos que podem influenciar.

A terceira idade é uma fase em que a pessoa depois de se acostumar a estudar, trabalhar, conquistar, tem uma baixa hormonal grande. As atividades cognitivas ficam mais lentas.
O mercado de trabalho, muitas vezes exclui essas pessoas.
É novamente uma nova fase. O ideal é buscar proporcionar ao idoso possibilidades de atividades que ele consiga desenvolver que lhe proporcionem prazer.
Ele está vivo e pode ser útil em muitas coisas. Além disso, a terceira idade pode ser também uma oportunidade de fazer as atividades que tanto queremos, mas acabamos deixando passar pelas necessidades do dia a dia: trabalhar, cuidar da família, buscar uma posição melhor profissionalmente.
Sabemos que o idoso tem uma série de cuidados na saúde, antes de mais nada, verificar o estado físico, um check-up geral para verificar se nada esta influenciando no seu estado emocional, de qualquer forma nesta fase é comum o idoso se sentir sem utilidade, sem importância na vida das pessoas, e por isso tem a tendência de ter depressão, é importante este idoso se sentir útil, ter uma atividade diária e também se sentir importante dentro do contexto familiar. Uma psicoterapia lhe ajudaria a enfrentar esta fase da vida, como as dificuldades, doenças, algumas situações de impotência, e melhoraria seu bem estar emocional.
Olá, a pessoa idosa precisa de ajuda e companhia, neste sentido procure ajuda dos médicos que cuidam deste idoso e compartilhem com ele esse quadro, a palavra do médico para o idoso tem um peso importante; depois, precisará que haja uma avaliação das pessoas que cuidam deste idoso, a qual precisam tomar uma nova conduta e um novo olhar para esta pessoa, é um novo cuidado que o idoso precisa e merece, por isso quando o idoso está com estes sintomas o que ele está solicitando e querendo é a presença constante de um pessoa ao seu lado, ter uma companhia é fundamental e necessária nesta fase, e que difere de uma visita, ou fazer uma comemoração, na realidade é ter pessoas ao lado do idoso constantemente, uma rotina do dia a dia e que fará o idoso não sentir tão só, é um processo difícil mas não impossível.
Não há um contexto do histórico desse idoso na sua pergunta, o que torna temerário qualquer diagnóstico. Em um primeiro momento, parece tratar-se de um quadro depressivo. Em todo caso, faz-se necessário uma avaliação mais elaborada, multidisciplinar, para verificar todas as interrelações físicas, psíquicas e ambientais que podem estar propiciando este tipo de fala e comportamento por parte deste sujeito.
Recomendo consulta com geriatra, para que este possa fazer tais avaliações e os encaminhamentos necessários.
Desejo sucesso! Sempre às ordens!
É bem importante que este idoso seja avaliado, para que o profissional possa apontar se ele está na fase do ciclo viltal em que já teve muitas perdas, onde o corpo e a mente não respondem mais como na juventude e isso lhe causa um certo entristecimento, um cansaço em relação à jornada percorrida. Diferente da depressão onde há uma perda acentuada e constante por interesses da vida, com ou sem ideação suicida.

Muitas vezes, a família trata o idoso como criança e isto afeta sua autoestima. Respeitar o seu papel no cenário familiar, ao invés de fomentar o isolamento, é um bom modo de empoderar o idoso.
Um idoso está em um momento de bastante inatividade física e de intensa atividade mental. Nesse processo é comum que a pessoa que foi cobrada a vida inteira para produzir, se sinta assim, como se nada mais tivesse a fazer no mundo, percebendo a correria a sua volta, com todos com seus afazeres e ele ali sem nada a fazer. É importante que o idoso seja observado, valorizado, que tenha reafirmada a sua importância no presente, enquanto pessoa que tem experiência e sabe viver. É necessário conversar com ele todos os dias, procurar uma atividade em que ele possa interagir com crianças e os demais membros da casa, levar a passeios, etc.

Em caso de suspeita de depressão buscar um psicólogo de idosos.
boa sorte
Sejamos francos, sinceros e objetivos. A depressão é uma doença Psicofisiológica e portanto deve ser tratada por um especialista Porem, diagnósticos feitos por suposições não indicam o desconforto emocional. Procure um Psicoterapeuta para fazer uma consulta de avaliação e assim, diagnosticar o desconforto e obter uma indicação de tratamento.
Este é um comportamento bastante comum em idosos que se tornam inativos e sem condições de continuar com suas atividades, como faziam antes. Ter sentimentos desta natureza é fruto deste momento de inatividade onde a vida deixa de ter o mesmo sentido. Sugiro que procure envolve-lo mais nas questões familiares, para que ele continue se sentindo útil e com prazer de acompanhar o desenvolvimento dos demais, converse bastante e ouça suas histórias, com certeza ele deve ter muita experiência para partilhar. Seja Feliz!
Esta reação do idoso é coerente com o tipo de atenção que ele recebe? Este comportamento dele sugere que há falta de significado no dia a dia. Há muitas coisas por fazer nesta situação. Avaliação com Geriatra é importante. Avaliação psicológica é importante também para apurar o atual contexto de vida. Quem será neste momento o cuidador deste idoso? Idoso tem muitas histórias para contar. Você sabe que em São Paulo existe o Museu da Pessoa? Você sabe sobre o trabalho Contadores de Histórias?
Olá!
Questões importantes podem ser pensadas: como estão os exames clínicos deste idoso? Estão todos em dia e dentro da normalidade? Neste período sabemos que muitas alterações clínicas podem influenciar o humor de idosos.
Como anda a rotina dessa pessoa? Ela está engajada em atividades físicas? em atividades sociais, como encontrar amigos, participar de eventos sociais?
O importante é poder verificar como anda a qualidade de vida deste idoso, geralmente estes acabam com um rotina empobrecida, o que acaba deixando-os mais deprimidos.
Procure um médico geriatra para realizar um check-up completo dessa pessoa, bem como verifique com o médico quais atividades físicas estão liberadas. Além disso, é importante incluir o idoso na rotina da família, atribuindo à ele funções e responsabilidades, assim como buscar atividades de lazer e de encontro com amigos, para estimular a qualidade de vida.
Caso estas atividades já sejam feitas, procure também um psicólogo para orientações!
Bom Dia!!
É muito importante que esse idoso, não perca a autonomia que sempre teve em sua vida. Deixe ele fazer as atividades que gosta, nao impeça-o.
Muitas vezes nessa idade eles sentem-se inúteis.
É necessário ficar atento, essa frase que ele disse que sua passagem ja se encerrou é um dos comportamentes indiretos que leva ao suicídio, e a depressão é a primeira e mais alta doença, que leva a pessoa suicidar-se. Portanto fique atento sempre a esse idoso e deixe fazer suas atividades como antes, leve tambem em seus medicos para aumentar a qualidade de vida dele.
Procure também um Psicólogo para melhor orientaçao.

Sou Psicóloga, caso queiram maiores informações podem entrar em contato comigo, fico à disposição.

Espero ter ajudado!!
Abraços !!
Bom dia!

O ideal é acolher esse senhor, mostrar que se preocupa com ele, fazendo com que ele veja que é importante para as pessoas. É essencial estimular a prática de atividades físicas, na medida do possível, fazer coisas que ele sente prazer, para que ele se sinta útil e melhore sua qualidade de vida.
Boa tarde. Infelizmente vivemos em um ambiente que os idosos não são preparados para deixar de trabalhar, de se locomover sozinhos, esse novo estado pode causar depressão. E além disso é uma fase onde começa a perde algumas pessoas a sua volta. Fazer tratamento com um geriatra ajuda a identificar qual o medicamento ideal.E Uma terapia com psicologo centrada no idoso vai ajudar muito a melhorar o quadro.
Olá, bom dia
É muito comum pessoas mais velhas apresentarem sintomas depressivos. Que bom que você está buscando ajudar! Neste momento vai ser importante que você busque um psicólogo e talvez um psiquiatra. Assim, essa sensação vai melhorar, espero ter ajudado!
Atenção e carinho sempre ajudam, mas o idoso pode se beneficiar muito de um tratamento psicológico com um psicólogo. E em alguns casos, medicação pode ajudar nesses sentimentos de angústia.
Perguntar se ele quer ajuda.
Realmente não é difícil atendermos na clínica o idoso com depressão.E como alguns já disseram acima, é importante um checkup médico, muitas vezes uma consulta com o psiquiatra para medicar além do acompanhamento psicológico.
Olá,
Primeiro deve-se buscar ajuda de um psiquiatra e psicólogo. É muito comum nessa fase o idoso apresentar depressão. E esses sintomas já deviam existir de forma mais amena. A terapia tem excelentes resultados nos casos de depressão.
Mas ele tem que querer.
Prezado paciente,
Sugiro que você passe por uma consulta com um geriatra para uma avaliação geriátrica ampla, a fim de identificar fatores que estejam alterando o seu humor e trazendo descontentamento com a vida.
Esse tipo de sentimento não é normal, e existe tratamento para isso.
Dê o primeiro passo, o de procurar ajuda médica especializada.
Boa noite.

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.